Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Amanda Vasconcelos, estudante de Jornalismo da UFPB, realiza intercâmbio na Universidade de Coimbra, Portugal
conteúdo

Notícias

Amanda Vasconcelos, estudante de Jornalismo da UFPB, realiza intercâmbio na Universidade de Coimbra, Portugal

Amanda foi selecionada no PROMOBI 2024
publicado: 18/11/2024 13h15, última modificação: 18/11/2024 13h15

Amanda Vasconcelos, estudante do sétimo período de Jornalismo na UFPB, foi selecionada no Programa de Mobilidade Internacional - PROMOBI para passar 6 meses na Universidade de Coimbra, em Portugal. Nessa entrevista, Amanda nos conta como está sendo a sua adaptação em um novo país e em uma nova universidade, além de destacar a importância do intercâmbio para ela. 

Acompanhe o relato de Amanda abaixo.

A quanto tempo está no país estrangeiro e como está sendo a sua adaptação?

"Estou a alguns dias em Portugal e a adaptação está sendo maravilhosa. Academicamente falando me adaptei bem às aulas, principalmente pela questão da língua ser a mesma, apesar das diferenças no sotaque. A estrutura da universidade de Coimbra e os professores são muito comprometidos, o que facilita bastante minha adaptação. Em relação a cidade, ando me adaptando ao novo clima e a cultura."

Como é sua rotina na instituição estrangeira e quais são as diferenças com o ensino do Brasil?

"Minha rotina consiste em ter aulas de terça a sexta principalmente à tarde. Tenho bastante textos para ler para o aprofundamento das aulas e também tenho exercícios práticos para realizar tanto em classe quanto em casa. Creio que as diferenças com o ensino no Brasil são majoritariamente relacionadas a infraestrutura e a metodologia de ensino. Sinto que na Universidade de Coimbra, há um foco maior na interatividade das aulas e na realização de provas escritas."

Quais dificuldades você está enfrentando no intercâmbio?

 "Às dificuldades que mais enfrento são relacionadas à adaptação no modelo de avaliação , sendo aqui comum haver provas escritas. Algo que não havia no meu curso no Brasil. Também sinto dificuldade em enfrentar a saudade daqueles que eu amo e que ficaram no Brasil ,da  cultura que me é familiar e do clima."

Teve algum choque cultural ou alguma história engraçada para compartilhar?

"Tive bastante choques até agora, mas creio que todos foram positivos. Um choque que tive foi o fato de que as horas de trabalho aqui são mais curtas. Então os serviços fecham bastante cedo e não funcionam no fim de semana."

Qual a importância do intercâmbio para você e o que você tem a dizer a estudantes que almejam realizar um intercâmbio?

"O intercâmbio é sem dúvidas uma das fases mais desafiadoras e gratificantes da minha vida, diria que tem uma importância gigantesca. No intercâmbio, você aprende a ser mais independente, a respeitar e ser imerso em novas culturas e  entender diferentes visões de mundo, o que acaba ajudando a formar a sua própria visão de mundo. Estudar fora é um grande privilégio  e conquista, sou grata a UFPB pela oportunidade.  Para os que desejam fazer um intercâmbio, aconselho não ter medo do desconhecido e se inscrever, pois é uma oportunidade que vai abrir portas futuras no mercado de trabalho, além de garantir várias experiências acadêmicas e culturais inesquecíveis. Aproveite a oportunidade, pois o mundo é para aqueles que têm coragem de mergulhar no que é desconhecido e posteriormente colher os frutos dele."

 

------------

Edição: Allecya Oliveira (estagiária 2024.1)