Notícias
Pedro Soares, estudante de Serviço Social da UFPB, realiza intercâmbio na Universidad de Extremadura, Espanha
Pedro Soares, estudante de Serviço Social na UFPB, foi selecionado no Programa de Mobilidade Internacional - PROMOBI para passar 1 ano na Universidad de Extremadura, na Espanha. Nessa entrevista, Pedro nos conta sua rotina na nova instituição, suas dificuldades enfrentadas durante a adaptação, algumas curiosidades sobre a cultura, além de destacar a importância do intercâmbio para ela.
Acompanhe o relato de Pedro abaixo.
A quanto tempo está no país estrangeiro e como está sendo a sua adaptação?
"Estou na Espanha há um mês já e considero que a minha adaptação tem sido boa. Fui muito bem recebido na universidade; os professores e colegas de classe têm sido muito solícitos comigo. Fora da universidade, eu estou dividindo um apartamento com um aluno espanhol que tem facilitado minha adaptação, ajudando-me a praticar o idioma, a conhecer a cidade, a cultura e os costumes locais. Tenho me esforçado para estar aberto a todas as novas experiências, a fim de aproveitar ao máximo a oportunidade de intercâmbio."
Como é sua rotina na instituição estrangeira e quais são as diferenças com o ensino do Brasil?
"Eu tenho aulas de segunda a quinta-feira, nos períodos das 16h às 20h. Durante as manhãs e início das tardes, aproveito para estudar e ler na biblioteca, o que me ajuda a organizar os estudos das disciplinas. Uma das maiores diferenças que notei até agora está relacionada à disposição das disciplinas. Na organização do curso, as sextas-feiras são dedicadas exclusivamente às disciplinas optativas. Outro aspecto interessante é a disposição das cadeiras e mesas, que são colocadas muito próximas umas das outras, favorecendo a aproximação entre os alunos na sala de aula. Fora isso, até o momento, as experiências têm sido bastante similares."
Quais dificuldades você está enfrentando no intercâmbio?
"A principal dificuldade que estou enfrentando é a saudade. Quando você pensa em se inscrever para o intercâmbio, você se preparada, estuda a língua para fazer a prova de seleção e, após a aprovação, começa a estudar mais sobre o país, a cultura, e os conteúdos que serão abordados na universidade. No entanto, nenhum preparo parece suficiente para o momento em que a saudade de casa se faz sentir. A barreira do idioma torna-se um desafio menor comparado a falta de casa. Contudo, é essencial aprender a conviver com essa saudade, pois, estou realizando um sonho."
Teve algum choque cultural ou alguma história engraçada para compartilhar?
Os primeiros dias aqui foram muito diferentes, devido a particularidade dos horários do nascer e do pôr do sol. O sol só ia ser pôr depois das 21h, dando a impressão de que o dia era interminável, pois o sol também nascia muito cedo. Quanto à comunicação, a forma como os espanhóis falam, sua entonação, pode parecer ríspida, na maioria das vezes. Essa característica pode levar a equívocos iniciais, fazendo com que uma conversa normal seja confundida com uma discussão acalorada, quando, na realidade, estão apenas compartilhando as experiências diárias.
Qual a importância do intercâmbio para você e o que você tem a dizer a estudantes que almejam realizar um intercâmbio?
"A realização desse intercâmbio tem sido de extrema importância para mim, pois é a realização de um sonho que é, antes de tudo, pessoal e, depois acadêmica. Considero que é um grande passo na minha carreira, pois me proporciona a chance de observar o desenvolvimento e a prática do Serviço Social em outro contexto. Pretendo aplicar as boas práticas aprendidas ao longo do intercâmbio, na minha futura atuação profissional. Além disso, o intercâmbio oferece a oportunidade de aprender um novo idioma por meio de uma imersão na língua e na cultura, pois você irá ler, ouvir, falar e até pensar em espanhol.
Se eu pudesse aconselhar os alunos que sonham com a experiência de um intercâmbio, eu diria: não deixem que o medo os impeça de tentar. Inscrevam-se e participem do processo seletivo. Dar um passo em direção à realização de um sonho é sempre um ato de coragem, independente do resultado. A busca de um objetivo é tão importante quanto alcançá-lo, e cada tentativa é um aprendizado que nos prepara para um futuro melhor."
------------
Edição: Allecya Oliveira (estagiária 2024.1)