Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor participou da Expo Dubai e da COP26 e discutiu parcerias para a UFPB
conteúdo

Notícias

Reitor participou da Expo Dubai e da COP26 e discutiu parcerias para a UFPB

Eventos aconteceram no fim de 2021
publicado: 20/04/2022 09h10, última modificação: 20/04/2022 09h10
Colaboradores: Larissa Guedes, ASCOM-UFPB

Em novembro de 2021 o Reitor da UFPB, o Prof. Valdiney Gouveia, integrou a comitiva brasileira que participou da Expo 2020 Dubai, nos Emirados Árabes Unidos foi uma das autoridades brasileiras que realizou pronunciamento na conferência. Além disso, participou dos trabalhos da COP26, a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Glasgow, na Escócia.

 

A Expo 2020 Dubai é uma exposição universal que tem como objetivo apresentar as principais inovações mundiais e possibilitar uma oportunidade única para o posicionamento internacional da imagem dos países. Em seu pronunciamento no evento, o Prof. Valdiney lembrou que o Brasil é uma referência no bloco BRICS e enfocou o potencial da Universidade Federal da Paraíba, apresentando sua estrutura e as oportunidades de cooperações nacionais e internacionais, incluindo com empresas públicas e privadas.

Na Escócia, o reitor da UFPB participou da Semana 2 da Conferência das Partes da COP26 e encontrou-se com o Reitor Prof. Peter Mathieson, da Universidade de Edimburgo (University of Edinburgh). O objetivo do encontro foi ampliar a parceria com aquela universidade. Na ocasião, o Reitor também manteve várias reuniões com docentes de engenharia e química e com a Diretoria de Internacionalização da Universidade de Edimburgo. Entre os assuntos tratados durante a visita, estavam mobilidade acadêmica e outras parcerias. O Prof. Valdidey Gouveia também discutiu assuntos como inovação da indústria, de que forma melhorar o clico de vida dos materiais cemenciais e suas tecnologias, priorizando o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis; energia limpa, com foco em engenharia de energia renovável; cidades e comunidades sustentáveis, visando melhorar as cidades e infraestrutura regional; além assuntos relativos à saúde, como telemedicina, que já é uma prática no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Na área da saúde, a UFPB também é forte nas ciências ômicas aplicadas à prevenção da resistência antimicrobiana na interface homem-animal-ambiente. 

----------

Notícia compilada dos textos da ASCOM-UFPB sobre a Expo Dubai e a COP26
Fotos: Divulgação