Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB assina acordo de cooperação com a Universidad de los Lagos (Chile)

UFPB assina acordo de cooperação com a Universidad de los Lagos (Chile)

A parceria tem validade de 5 anos
publicado: 29/06/2022 08h07, última modificação: 29/06/2022 08h19
Colaboradores: Larissa Guedes

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Diretoria de Relações Interinstitucionais da ACI-UFPB, e a Universidad de los Lagos (ULagos), do Chile, assinaram acordo de cooperação para o estabelecimento de relações acadêmicas em ensino, pesquisa e extensão, em qualquer área do conhecimento que seja de interesse mútuo entre ambas as partes.

Foi assinado um acordo geral de cooperação entre as instituições. O convênio prevê a possibilidade da assinatura de acordos específicos para intercâmbio de estudantes e professores, o desenvolvimento conjunto de atividades de pesquisa, a realização de programas de dupla titulação, entre outras atividades de cooperação entre as instituições. A parceria, inicialmente firmada por um período de 5 anos, poderá ser renovada em comum acordo entre as instituições.

A assinatura foi iniciativa de Allan Yu Iwama, professor visitante no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema-CCEN) da UFPB, e do professor da ULagos Francisco Araos Leiva, pesquisador do Centro de Estudios del Desarrollo Regional y de Políticas Públicas (CEDER) e coordenador do Laboratorio de Ciencia Ciudadana (LabC). O professor chileno visitou a UFPB em fevereiro, quando foram iniciadas as negociações para a assinatura do convênio. Ambos os professores se tornaram os coordenadores do acordo nas suas respectivas instituições.

Como ação decorrente do acordo, o Prof. Allan Yu tem ministrado aulas na UFPB com o tema sobre diversidade cultural, identidade e território e ciência cidadã, participação e conhecimento comum, nos cursos de graduação em Antropologia e de pós-graduação em Ciências Sociais em Estudos Territoriais da ULagos. Neste segundo semestre, o Prodema-UFPB também prevê a oferta de um curso sobre “Ciência Cidadã para sustentabilidade”, com convidados do Laboratorio de Ciencia Ciudadana, do  Laboratório de Ciência Aberta e Inovação Cidadã (CindaLab) e do programa Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-Educação).

----------

Texto e edição: Larissa Guedes, com informações do Prof. Allan Yu, coordenador do acordo na UFPB