Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB assina novo acordo com a Université Perpignan, da França
conteúdo

Notícias

UFPB assina novo acordo com a Université Perpignan, da França

O acordo tem duração de 5 anos
publicado: 05/04/2024 11h07, última modificação: 05/04/2024 11h07

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Université de Perpignan Via Domitia, da França, anunciaram um novo acordo de cooperação. 

O acordo, destinado ao Programa de Pós-graduação em Letras da UFPB, foi estabelecido em 2023 entre o Grupo de pesquisa Feminismos e decolonialidades (CNPQ), vinculado à linha de pesquisa Estudos Decoloniais e Feministas do PPGL e o Groupe de Recherche et d’Études sur l’Amérique Latine (GRENAL)/-Axe Langages et Identités, CRESEM, dirigido pelo Prof. Dr. Victorien Lavou Zoungbo, da Université de Perpignan. 

A responsável da UFPB pelo acordo foi a Profª. Dra Luciana Calado Deplagne, coordenadora do grupo Feminismos e decolonialidades, que durante o seu estágio pós-doutoral na França, no período de 2022 e 2023, buscou as parcerias acadêmicas.  

Dessa parceria, já foi realizado o Seminário de pesquisa “Féminisme et décolonialité : Améfrica Ladina et Afrique”, em março de 2023, que contou com a participação de pesquisadoras e pesquisadores de várias instituições e países, como França, Brasil, Colômbia, Porto Rico, Gana e Camarões. Além disso, foi realizada a publicação de um dossiê na revista Ártemis, com os textos apresentados no Seminário, em dezembro de 2023. Cabe destacar também, a participação da Profª. Dra Luciana Calado Deplagne em bancas de defesa de doutorado na Université de Perpignan, em dezembro de 2023 e em julho de 2024. 

O acordo, que tem duração de 5 anos, visa contribuir para o fortalecimento da internacionalização na Universidade Federal da Paraíba, estabelecendo vínculos nas áreas de pesquisa, ensino e extensão e envolvendo docentes e discentes das duas universidades, promovendo, principalmente, debates críticos acerca dos estudos decoloniais e feministas em ambos os países.

 

 

------------

Texto: Allecya Oliveira (estagiária 2023.2)