Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promoverá primeiro Festival Cultural da China na região Nordeste
conteúdo

Notícias

UFPB promoverá primeiro Festival Cultural da China na região Nordeste

Evento acontecerá entre os dias 3 e 5 de fevereiro e reunirá oficinas artísticas, palestras, exposições, gastronomia e muito mais
publicado: 04/01/2023 10h20, última modificação: 04/01/2023 10h39
Colaboradores: Larissa Guedes

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), promoverá o I Festival Cultural da China entre os dias 3 e 5 de fevereiro, na Usina Energisa, em João Pessoa-PB.

Este será o primeiro festival desta temática na região nordeste do Brasil e tem o objetivo de mostrar um pouco da cultura chinesa e dos resultados concretos já advindos da parceria entre a Universidade Federal da Paraíba e instituições chinesas, que vem se estreitando ao longo dos últimos anos.

A Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI) está à frente da organização do Festival, com o apoio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)da Universidade de Dalian de Línguas Estrangeiras (DUFL-China). Além disso, o evento também conta com a colaboração da Embaixada da China em Brasília, do Consulado Geral da China em Recife, do Setor de Relações Internacionais (SRI) da UFRN, do Governo do Estado da Paraíba, e da Associação Chinesa Paraibana do Brasil.

Na noite do dia 3 ocorrerá a abertura oficial do evento apenas para convidados e com a presença de representantes governamentais do Brasil e da China e apresentações culturais. Já nos dias 4 e 5 a Usina estará aberta ao público gratuitamente com uma rica programação, que inclui atividades para todas as idades. Os visitantes poderão participar de palestras, degustação de culinária chinesa, exposição de filmes chineses, contação de histórias temáticas, pintura de rosto para as crianças, oficinas de caligrafia chinesa, artesanato, Tai Chi Chuan e Kung Fu, entre outras atividades.

O Festival também será palco da primeira apresentação do Coral Flor de Mandacaru, formado pelos estudantes do Curso online de Mandarim, ofertado pela UFPB em parceria com a DUFL-China e regido por Nan Qi, professora adjunta da Escola de Música da UFRN.

A data foi escolhida para representar o Festival da Primavera comemorado anualmente na China e no qual é comemorado o ano novo chinês, já que eles seguem o calendário lunar, diferente do ocidente que segue o calendário solar.

O Festival Cultural da China terá entrada gratuita e a programação completa será divulgada nos próximos dias. Acompanhe todas as informações no perfil do Instagram do Festival.

 

 ----------

Texto e edição: Larissa Guedes