Notícias
UFPB recebe prêmio em Conferência Mundial da Língua Chinesa
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu medalha de ouro na Conferência Mundial da Língua Chinesa (世界中文大会) no último dia 8 de dezembro pela parceira com a Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian (DUFL-China).
A UFPB foi uma das duas únicas universidades no mundo a ser contemplada com a premiação, que foi recebida pela Profª Ana Berenice Martorelli, Diretora de Relações Interinstitucionais da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI-UFPB) e Coordenadora de Estudos Asiáticos do Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais da UFPB (InELC), durante sessão especial da Conferência. A sessão abordava os casos de excelência nas parcerias linguísticas entre instituições chinesas e outras instituições internacionais. A outra universidade a receber o prêmio foi a Universidade do Egeu (Grécia).
Profª Ana Berenice Martorelli, com a placa da premiação, ao lado da Profª Cheng Cuicui, Diretora do Instituto de Línguas Europeias da DUFL |
Na ocasião, a professora também realizou uma exposição sobre o andamento e os resultados advindos da parceria com a DUFL, citando o Curso online de Mandarim, que é ofertado gratuitamente pela UFPB, através da ACI e do InELC, a toda comunidade há 4 semestres. No último edital foram ofertadas 270 vagas, distribuídas em 9 turmas e 4 níveis. Ana Berenice, que além de coordenar as ações do curso no Brasil, é também aluna do curso e iniciou a sua apresentação em Pequim falando em Mandarim, o que foi muito apreciado e elogiado pelo público presente, especialmente os chineses.
A professora também falou sobre o sucesso do I Festival Cultural da China no Nordeste do Brasil, realizado pela UFPB, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba e o Consulado-geral da China em Recife. “O estudo do Mandarim na UFPB vai além das aulas de língua, ele aborda diversos aspectos da cultura chinesa, incluindo a arte, artesanato, literatura, festividades e gastronomia”, ressaltou Ana Berenice. O Festival aconteceu em fevereiro de 2023 e teve um público de mais de 3 mil visitantes em 3 dias de evento, com uma rica programação de atividades acadêmicas e culturais. A professora destacou a parceria e o total apoio da Universidade de Dalian para a realização do Festival e que a ACI-UFPB já está trabalhando na organização da segunda edição, que deverá acontecer nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2024, no Espaço Cultural José Lins do Rego.
Profª Ana Berenice Martorelli realizando sua exposição na Conferência Mundial da Língua Chinesa |
Em sua fala, Ana Berenice também citou os estudos linguísticos que estão sendo elaboradas, em conjunto com outros pesquisadores da língua chinesa no mundo. “Estamos desenvolvendo pesquisas para otimizar o aprendizado do mandarim para os nossos alunos brasileiros”, destacou. O primeiro destes estudos publicados foi um capítulo intitulado “O Ensino-aprendizado do mandarim: desafios para os falantes de português”, com coautoria de Larissa Guedes, também servidora da ACI-UFPB.
O prêmio é um reconhecimento do árduo trabalho que a Agência UFPB de Cooperação Internacional está empregando nesta parceria, que já rendeu diversos frutos, como o evento Harmonia Ecológica e as bolsas para 6 estudantes do Curso online de Mandarim participarem de um Curso de Verão na China em agosto passado.
A China é um dos principais membros do BRICS, líder em tecnologias disruptivas, além de ser um dos principais parceiros comerciais do Brasil e ter grande importância e influência no cenário internacional. Por isso, é um dos focos de atuação da ACI-UFPB e esta premiação é um incentivo a cada vez mais a UFPB incentivar a comunidade acadêmica ao interesse por línguas e estudos além do eixo América-Europa.
----------
Texto e edição: Larissa Guedes // Fotos: acervo de Ana Berenice // Arte: Larissa Guedes