O Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou relatório de atividades, relativo a 2016, na plataforma ISSUU. O objetivo é prestar contas, à sociedade, dos resultados alcançados pelo centro em ações de ensino, pesquisa e extensão no ano passado.
No documento, os gestores Zaqueu Ernesto da Silva e Euler Cássio Tavares de Macêdo informam que foi um ano de consolidação do CEAR, com ampliação da comunidade atendida, e também de expansão das parcerias acadêmicas em nível nacional e internacional, inclusive com o setor privado. O Centro oferece formação nas áreas de engenharia elétrica e de energias renováveis, e encerrou o exercício com 57 docentes, 648 discentes de graduação e 74 de pós-graduação.
O relatório apresenta, entre outros dados, informações relativas aos seus 126 projetos de pesquisa, 42 de extensão e 12 de pesquisa e desenvolvimento, além de eventos realizados e prêmios recebidos no período. Aponta, ainda, 25 publicações em periódicos e 118 em congressos em 2016. Entre as realizações, destacam-se o lançamento da revista Focusolar, para popularização da ciência; e os projetos apoiados pela Fiat Chrysler - a oferta do curso de especialização em eficiência energética automotiva e o desenvolvimento do primeiro veículo elétrico do Norte-Nordeste para competição na Fórmula SAE.