Notícias
Aula inaugural do curso de Antropologia período 2024.1
Aula Inaugural período 2024.1
A Coordenação do Curso de Antropologia (DCS/UFPB), com apoio do Programa de pós-graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH/UFPB), no intuito de acolher e compartilhar saberes, promover trocas e experiências acadêmicas, de pesquisa e extensão junto aos estudantes ingressantes e veteranos do curso de Antropologia e demais interessada/os, tem o prazer de convidá-la/os para a I MESA-REDONDA DE ACOLHIMENTO DO CURSO DE ANTROPOLOGIA – CCAE/CAMPUS IV - "Antropologia como campo científico, e de debates de Diretos Humanos, em múltiplas realidades", com a participação da/os palestrantes Profª/Drª Juliana Gonçalves Melo (UFRN); MBA Ricardo Alecsander (PPGDH/UFPB) e o antropólogo Jefferson Luiz Leôncio Ventura, da etnia Potiguara, egresso do curso de Antropologia do DCS/CCAE – Campus IV. Abertura do evento com o mini-doc “A Correnteza das Memórias” (2024), com duração de 5’, de Maria Carolina Araújo Silva (graduanda de Antropologia).
O evento ocorrerá no dia 19 de agosto, as 19 horas, no hall da central de aulas da unidade de Rio Tinto.
Palestrantes:
Profª/Drª Juliana Gonçalves Melo do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa CIRS- Cultura, Identidade e Representações Simbólicas, onde fomenta a Linha de Pesquisa: “Cidade, violência e direitos”. Com trajetória inicial no campo da etnologia indígena, atualmente desenvolve pesquisas vinculadas às temáticas da antropologia do direito e do crime, com ênfase no sistema prisional, em processos de expansão e violações de direitos humanos. Têm desenvolvido ações de extensão diversas junto aos presos e às famílias de pessoas privadas de liberdade. Atualmente faz parte do INCT Violência, poder e segurança pública e do comitê da Aba Cidadania, violência e gestão estatal.
Ricardo Alecsander, psicólogo clínico e social (CRP 13/9391), possui MBA em Gestão estratégica de pessoas, realiza mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas, com estudos sobre transidentidades e Políticas Públicas de saúde integral para a população LGBTQIAPNb+. Atualmente integra o Conselho Municipal LGBT de João Pessoa/PB e compõe a diretoria executiva do Movimento Espírito Lilás (MEL), entidades nas quais vem pautando políticas públicas e coordenando projetos em prol da dignidade da população LGBTQIAPNb+.
Jefferson Luiz Leôncio Ventura, antropólogo da etnia Potiguara, egresso do curso de Antropologia do DCS/CCAE – Campus IV, integrante do Projeto Águas Potiguara, trabalhando com campanhas de conscientização e preservação de áreas em estado de conservação, na TI Potiguara. Entre as ações coletivas, executa também a arte do artesanato tradicional, do azeite, pescaria e agricultura. É professor e integrante da OPIP (organização dos professores indígenas Potiguara).
Maria Carolina Araújo Silva, graduanda em Antropologia (UFPB), com habilitação em Antropologia Visual. Mini-doc “A Correnteza das Memórias” aprovado no Edital Lei Paulo Gustavo de 2024, de Rio Tinto/PB. Equipe de Produção. Roteirista e Diretora: Maria Carolina Araújo Silva; Montagem: Maria Carolina Araújo Silva, José Muniz Falcão; Edição de som: José Muniz Falcão; Produtora: Maria Carolina Araújo Silva; Diretor de Fotografia: Maria Carolina Silva; Captação de Imagens: Maria Carolina Araújo Silva, Bernardo Américo, Camila Magalhães; Técnico de som: Maikon Douglas; Assistente de Narrativa e Roteiro: Maikon Douglas; Compositor da Trilha Sonora: Alisson Fernandes; Local de filmagem: Rio Tinto/PB; Idioma e legenda: Português (BR).