Notícias
Comunicado - Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa
Brasília, 24 de novembro de 2023
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por intermédio da Direção-Geral do Arquivo Nacional, comunica que, em decorrência do aumento significativo do número de inscrições, o resultado preliminar do julgamento do concurso na 17ª Edição do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa será publicado no Diário Oficial da União em 9 de abril de 2024.
Comunica, ainda, que devem ser desconsideradas as datas do subitem 3.3 do edital de abertura e do subitem 4.4 do Anexo I – Regulamento do mesmo edital.
A decisão foi tomada considerando a demanda apresentada pela Comissão Julgadora, fundamentada na necessidade de manutenção dos procedimentos de avaliação, os quais, nos termos apresentados no Edital 01/2023, preveem que todos os trabalhos inscritos sejam analisados pela totalidade da comissão.
Nesta edição, foram recebidas 64 inscrições, das quais 49 foram homologadas. Essa quantidade representa um aumento de 156% do número máximo de inscrições recebidas em 32 anos de existência do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa. Cabe registrar que o material recebido corresponde a textos monográficos de 300 páginas em média.
Após reunião com a Direção-Geral, a Diretoria de Processamento Técnico, Preservação e Acesso ao Acervo e a Comissão Julgadora em 21 de novembro de 2023, chegou-se a um consenso a respeito da demanda e estabeleceu-se o seguinte cronograma:
29 de março de 2024: Entrega dos resultados pela Comissão Julgadora
9 de abril de 2024: Divulgação do Resultado Preliminar no Diário Oficial da União (DOU) e portal do Arquivo Nacional
16 de abril de 2024: Prazo final para interposição de recursos
26 de abril de 2024: Prazo final para julgamento dos recursos
7 de maio de 2024: Prazo final para envio de documentação, habilitação e assinatura dos termos de licenciamento
15 de maio de 2024: Homologação do resultado final pela Direção-Geral do Arquivo Nacional
20 de maio de 2024: Divulgação do Resultado Final no Diário Oficial da União (DOU) e no portal do Arquivo Nacional
O Arquivo Nacional agradece novamente a adesão recorde de pesquisadoras e pesquisadores e reafirma o seu compromisso com o respeito ao trabalho da Comissão Avaliadora.