Perguntas Frequentes - FAQ
O que faz a Auditoria Interna?
A Auditoria Interna da Universidade Federal da Paraíba (Audin) é o órgão técnico vinculado ao Conselho Universitário que realiza atividade independente e objetiva de avaliação, de modo a adicionar valor e melhorar os processos de trabalho da Instituição. A Audin também auxilia na realização de objetivos institucionais, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, gestão de riscos e controles internos.
A Auditoria Interna recebe denúncias?
Via de regra, a Auditoria Interna não é o órgão competente para o recebimento de denúncias formuladas pelo público externo, papel este que é desempenhado pela Ouvidoria. No entanto, algumas denúncias oriundas da Alta Administração da Instituição ou de órgãos de controle (a exemplo do Ministério Público e da Controladoria-Geral da União) podem, em caráter excepcional, vir a se tornar objeto de trabalhos realizados pela Auditoria, através de procedimentos conhecidos como Auditorias Especiais.
A Auditoria Interna é responsável pela Gestão de Riscos da Universidade?
A gestão de riscos compreende um conjunto de ações que visa à identificação, avaliação e controle de potenciais ameaças, riscos e incertezas que venham a comprometer o adequado funcionamento de uma organização, impactando negativamente na consecução dos objetivos estabelecidos pelo Poder Público.
Tomando por base o gerenciamento dos riscos, os gestores dos órgãos e entidades públicas devem implementar, manter, monitorar e revisar os controles internos da gestão, de modo a mitigar a probabilidade de ocorrência dos riscos ou o seu impacto.
À Auditoria Interna, por sua vez, incumbe apenas a avaliação da operacionalização e das práticas de supervisão dos controles internos adotadas pelos gestores, visando a aprimorá-los para que tais controles possam tornar-se cada vez mais eficientes e eficazes no combate aos riscos.
O que é uma Solicitação de Auditoria?
A Solicitação de Auditoria é o documento emitido pela equipe de auditores aos gestores visando à apresentação de esclarecimentos, informações e documentos acerca de questões relevantes compreendidas nos trabalhos de auditoria.
Como responder a uma Solicitação de Auditoria?
As unidades auditadas deverão atender às Solicitações de Auditoria no prazo proposto, oferecendo respostas aos questionamentos formulados e documentos pertinentes à comprovação dos fatos explicitados. Quanto mais detalhados forem os esclarecimentos apresentados em resposta às Solicitações, mais acuradas serão as análises e recomendações expedidas pela Auditoria Interna.
O que são os Relatórios Preliminares de Auditoria?
Os Relatórios Preliminares de Auditoria são documentos formais e de caráter técnico que apresentam os resultados obtidos a partir da realização de trabalhos de auditoria, e possuem a finalidade de oportunizar aos gestores tempestividade para a tomada de decisões.
O que são os Relatórios Definitivos de Auditoria?
Os Relatórios Definitivos de Auditoria consistem nas versões finais dos Relatórios de Auditoria e possuem objetivo precípuo de informar aos gestores públicos as constatações observadas pela equipe de auditoria no curso da realização dos trabalhos, bem como apontar recomendações que podem ser implementadas para a melhoria da eficácia dos processos de governança, gestão de riscos e controles internos.
Após a sua conclusão, os Relatórios Definitivos de Auditoria são encaminhados às unidades auditadas, ao Gabinete do Reitor e publicados na página da Auditoria Internet na internet. Ainda, todo o trabalho realizado é formalmente comunicado à Controladoria-Geral da União (CGU), para ciência do órgão.
O que é o Relatório de Monitoramento?
O Relatório de Monitoramento é um documento técnico elaborado no início de cada exercício e que tem por finalidade acompanhar a evolução do atendimento às recomendações emitidas pela Auditoria Interna e pelos órgãos de controle em exercícios anteriores.
Durante o curso da atividade de monitoramento, cada recomendação formulada é avaliada de forma individualizada e recebe, ao fim, o status de "não atendida", "parcialmente atendida" ou "atendida", a depender do progresso obtido pelos gestores na implementação das medidas.
O que é o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna - PAINT?
O Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT) é o instrumento elaborado pela Auditoria Interna com o fim de delinear os macroprocessos e temas que serão explorados nos trabalhos de auditoria previstos para o exercício seguinte; estabelecer o acompanhamento das diligências e monitoramento das recomendações e determinações da Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU); e elucidar questões administrativas e de gestão relativas à própria Auditoria, inclusive no que tange à particiação de seus membros em capacitações.
Após a sua conclusão, o PAINT é remetido à Controladoria-Geral da União e ao Conselho Universitário da UFPB para apreciação e aprovação.
O que é o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna - RAINT?
O Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT) é o documento formal que apresenta o relato e os resultados dos trabalhos de auditoria executados ao longo do exercício.
Após concluso, o RAINT é remetido à Controladoria-Geral da União e ao Conselho Universitário da UFPB para apreciação.