Notícias
Guia Famílias Brincantes: uma ferramenta para o brincar em casa
O terceiro encontro do curso “Contextos para o Brincar: brinquedoteca, meios virtuais e espaços exteriores” ocorreu no dia 28 de abril e, foi mediado pela prof.ª Dr.ª Maria Teresa Barros Falcão Coelho, que abordou o tema: “Brinquedoteca em tempos de pandemia: Guia Famílias Brincantes como ferramenta para o brincar”
A discussão foi pautada no capítulo 6 do e-book “Entre Pares: construindo contextos para promover o brincar e a formação docente”, abordando os seguintes pontos: características e tipos de brinquedoteca; brinquedoteca universitária (público e objetivo); Brinquedoteca do CE e as atividades remotas; impacto da pandemia nas crianças e no brincar; importância e repercussões do Guia Famílias Brincantes; análise das trocas entre as famílias e a equipe da Brinquedoteca, a partir da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner. Além de tudo isso, para agregar ainda mais aos assuntos trabalhados, houve uma troca de experiências entre os participantes sobre como manter a ludicidade no cotidiano pandêmico.
Afinal, “Que o brincar não seja deixado de lado, nem tratado como supérfluo. Que adultos e crianças possam sempre brincar, embalados no tempo e no espaço que houver”. (Coelho, Medeiros & Souza, 2021)
Referência
COELHO, M. T. B. F.; MEDEIROS, B. C. D.; SOUZA, T. O. Entre pares: construindo contextos para promover o brincar e a formação docente. João Pessoa: Editora UFPB, 2021.