Notícias
Delegação do Senegal visita Estação Experimental de São João do Cariri
Uma equipe senegalesa, representando a Agência de Reflorestamento e a Grande Muralha Verde, chegou ao Brasil em 26 de abril, com o objetivo de aprender sobre experiências e tecnologias brasileiras que possam ser adaptadas para uso na região senegalesa da Grande Muralha Verde. Este projeto ambicioso busca criar uma barreira de árvores no continente africano como meio de combater a crescente desertificação da região, resultante das mudanças climáticas e da atividade humana.
Em 1º de maio, a delegação iniciou a segunda fase de sua missão na Paraíba, após visitar a Embrapa Agrossilvipastoril no Mato Grosso na semana anterior, onde foram apresentados a boas práticas brasileiras relacionadas aos temas de interesse do grupo.
Durante seu primeiro dia de visitas na área de Campina Grande, a equipe teve contato com uma experiência de produção sustentável de alimentos e foi apresentada ao Programa Nexus Caatinga, desenvolvido pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Este programa abrange princípios científicos para apoiar uma agricultura sustentável na região mais árida do Brasil. A delegação visitou a Estação Experimental de São João do Cariri, pertencente ao CCA, onde pôde ver experimentos de reflorestamento com culturas de sequeiro e irrigadas.
A equipe senegalesa também visitou pequenas propriedades familiares que empregam tecnologias de irrigação e cultivam hortaliças, maracujá, milho, feijão e batata-doce. Eles observaram estruturas de confinamento para pequenos ruminantes, tanques de tilápia, captação de água da chuva, silos de trincheira, plantações de palma e silagem.
A missão acontecerá até 7 de maio e a visita técnica faz parte de uma iniciativa de cooperação internacional entre Brasil e Senegal, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Embrapa. A visita técnica também será realizada em Pernambuco.
(Fotos: Prof. Manoel Bandeira)