Notícias
Projeto do CCA ganha destaque na mídia regional
Na Edição do dia 04 de junho, o Jornal "A União" traz matéria sobre a Agropecuária sustentável no Cariri, na qual dá destaque a Projeto do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Fapesq e outras instituições e que ajuda a desenvolver a agricultura na região. A matéria pode ser acessada neste link e a sua versão em PDF pode ser vista aqui.
A matéria informa que, em parceria com o CCA, outras instituições de ensino e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesp), pesquisadores estão implementando práticas sustentáveis de agricultura na região. O projeto, chamado de "Nexus Caatinga", tem como objetivo promover o desenvolvimento agropecuário sustentável e altamente produtivo.
Liderado pelo biólogo Helder Farias Pereira de Araújo, professor do Departamento de Biociências (DB/CCA/UFPB), o projeto está sendo desenvolvido nos municípios de Cabaceiras, São João do Cariri e São José dos Cordeiros. Além das atividades de campo, os pesquisadores também estão realizando mapeamentos e avaliações utilizando imagens de satélite em todos os municípios do Cariri paraibano.
O projeto utiliza a abordagem "Nexus", que busca garantir a segurança hídrica, energética e alimentar, além de promover o uso sustentável dos recursos naturais. Através do conceito de "Paisagens Agrícolas Sustentáveis", o projeto tem aumentado a produtividade agrícola, protegendo a biodiversidade e mantendo os serviços ecossistêmicos.
Diversas culturas estão sendo cultivadas na região, incluindo feijão, sorgo, gergelim, goiaba, pitaya e maracujá. O modelo implementado demonstrou um aumento produtivo superior a 20 vezes em comparação ao cenário atual das propriedades rurais do Cariri paraibano.
Além disso, o projeto despertou o interesse de uma equipe do Senegal, que veio ao Brasil para conhecer experiências e tecnologias na produção sustentável de alimentos no Semiárido. Essa visita servirá como base para um projeto de cooperação técnica bilateral nas áreas agroflorestal, pecuária e de unidades agroecológicas.
A Fapesq tem investido mais de R$ 160 mil no projeto "Nexus Caatinga" e em outros projetos relacionados ao Semiárido. A fundação destaca a importância de preservar a Caatinga e promover o desenvolvimento sustentável na região.
O projeto tem trazido benefícios significativos para a população e o meio ambiente, mudando a percepção da região como pobre e seca. Com práticas sustentáveis, como otimização do uso da água das chuvas e ampliação da diversidade de culturas, a agricultura no Cariri paraibano tem apresentado resultados positivos.
Projeto ‘Paisagens Agrícolas Sustentáveis’ gera maior retenção de água e fertilidade no solo e culturas de diversas fruta como a pitaya. - Foto: Divulgação