Notícias
Professores do CCAE lançam livro sobre Práticas Docentes e Currículo na Educação Básica
O Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anuncia o lançamento do livro digital "O Processo Formativo e as Propostas Curriculares nas Práticas Docentes na Educação Básica", organizado por professores do Departamento de Educação do Campus IV.
A obra reúne estudos e práticas pedagógicas com enfoque multicultural e inclusivo, refletindo o compromisso da UFPB em promover uma educação básica adaptada à diversidade cultural e social do Brasil.
Organizado pelos docentes Aline Cleide Batista, Francymara Antonino Nunes de Assis, Joel Araújo Queiroz, Francisca Terezinha Oliveira Alves e Sônia Maria Cândido da Silva, o e-book explora temas essenciais, como o desenvolvimento de competências socioemocionais, a educação ambiental, a educação indígena e estratégias para o ensino de Libras. Cada capítulo oferece uma análise prática e contextualizada, fornecendo aos educadores e gestores ferramentas essenciais para aprimorar suas práticas pedagógicas.
“O livro é um marco para o Departamento de Educação, ao trazer à tona questões essenciais que promovem a valorização da diversidade cultural e a inclusão”, destaca a equipe organizadora. Além de teorias, a obra apresenta experiências práticas que podem ser diretamente aplicadas nas salas de aula, contribuindo para uma educação que acolhe e enriquece as múltiplas identidades dos alunos.
Baixe o livro gratuitamente
A comunidade acadêmica e os profissionais da educação podem ter acesso à obra "O Processo Formativo e as Propostas Curriculares nas Práticas Docentes na Educação Básica" clicando aqui.
Texto e arte: Ascom/CCAE com informações dos organizadores