Notícias
Projeto Atlas do Pernambuco Indígena conquista Prêmio Nacional em Divulgação Científica
Imagem: Layout do blog premiado, disponível em https://www.atlasindigena.org
Na última semana, o projeto Atlas do Pernambuco Indígena recebeu um importante reconhecimento nacional ao ser premiado na categoria Blogs e Sites pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA). A premiação ocorreu durante a 34ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada de 23 a 26 de julho de 2024, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
O projeto é coordenado pelo professor Estêvão Martins Palitot, do Curso de Antropologia do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e por Lara Erendira Andrade (NEPE/UFPE, pós-doutoranda na Réseau DIALOG/INRS/Canadá). A equipe também conta com a colaboração de Juliana Ferreira (designer e doutoranda em Antropologia pela UFPE), Jamerson Lucena (doutorando em Antropologia pela UFPB), Polyana Medeiros (historiadora e mestra em Direitos Humanos pela UFPB) e Clarice Hoffman (produtora cultural).
O Atlas do Pernambuco Indígena oferece um rico acervo de informações e recursos interativos sobre a história e a cultura das populações indígenas da região Nordeste, promovendo um diálogo contínuo sobre suas realidades e desafios. Tem como finalidade principal promover a divulgação científica e educacional nas áreas de História, Antropologia e Políticas Públicas.
O projeto contou com financiamento do Governo do Estado de Pernambuco através de edital público do Funcultura e da Fundarpe. Foi executado durante os anos de 2020 a 2022 e lançado em janeiro de 2023 no Museu do Estado de Pernambuco. A execução do projeto é uma parceria entre os grupos de pesquisa Laboratório de Antropologia, Política e Comunicação - LAPA/UFPB e Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Etnicidade - NEPE/UFPE, representados, respectivamente, pelos pesquisadores Estêvão Palitot e Lara Erendira Andrade.
O blog premiado está disponível para o público em geral e pode ser acessado através do endereço https://www.atlasindigena.org. Este reconhecimento reafirma a importância da pesquisa e da comunicação científica para o fortalecimento dos direitos e da visibilidade dos povos indígenas no Brasil.
Texto: Ascom/CCAE, com informações da coordenação do projeto