Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Depto. de Geociências Promove Curso 2024 sobre Treinamento para a Pesquisa Perfil do Ciclista | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 11/06/2024 08h55, última modificação: 11/06/2024 08h57

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Geociências, divulga o curso sobre treinamento para a pesquisa perfil do ciclista, na modalidade virtual e presencial em vários pontos da cidade.

As inscrições serão realizadas via SIGAA no período de 10/06 a 28/06/2024. O público-alvo são estudantes de graduação e pós-graduação em arquitetura, geografia, gestão pública, educação física e interessados no debate da mobilidade por bicicleta. O objetivo do curso é qualificar indivíduos interessados em entender o perfil do ciclista na cidade a partir de uma pesquisa e trabalho de campo colaborativo com a Transporte Ativo e o Observatório das Metrópoles. Os dados obtidos serão essenciais no processo de elaboração e implementação de políticas públicas voltadas ao transporte cicloviário na cidade.

A bicicleta já é um meio de transporte consolidado em diversas cidades e é considerada como parte fundamental entre as soluções da mobilidade urbana e da qualidade de vida nas cidades. Apesar do reconhecido avanço na produção de estatísticas públicas no Brasil, com pesquisas cada vez mais periódicas e abrangentes, tanto do ponto de vista temático quanto territorial, ainda é escassa a produção de informação e conhecimento sobre mobilidade urbana, em especial sobre a bicicleta e demais meios ativos no Brasil. Esforços de muitas organizações da sociedade civil e da realização de três Pesquisas Perfil Ciclista (PPC) pela Transporte Ativo, em anos anteriores ( 2015, 2018 e 2021)  ainda há pouca informação, especialmente, para João Pessoa, que não participou até hoje de nenhuma edição das pesquisas unificadas sobre o perfil de ciclistas no Brasil.

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251