Notícias
17º Fest Aruanda inscreve longas e curtas até esta quarta-feira (27)
Estão abertas até esta quarta-feira (27 de julho) as inscrições para o 17º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, consagrado como o maior e mais tradicional festival de cinema da Paraíba. Realizado em parceria com o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), acontecerá na rede Cinépolis (Manaíra Shopping), entre os dias 1º e 07 de dezembro deste ano. O evento contará com premiações, além de homenagear renomados cineastas paraibanos.
As inscrições são gratuitas e ocorrem por meio da página oficial do festival. As inscrições são válidas para longas e curtas-metragens de todo o Brasil, podendo ainda ser para outras duas categorias paralelas:
- TV Universitária, que reúne documentários, programas de TV, interprograma e reportagem;
- Produção Universitária, sendo esta última restrita apenas à Paraíba, abrangendo curtas de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), filme publicitário e videoclipe.
Consagrado como o maior e mais tradicional festival de cinema da Paraíba, o Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro chega à 16º edição reunindo estudantes, professores, pesquisadores, produtores, diretores e grandes nomes do cinema nacional.
Para realizadores de longas e curtas que desejem inscrever gratuitamente filmes para concorrerem à premiação do Fest Aruanda, as inscrições poderão ser realizadas até 20 de agosto, na página oficial do festival (https://www.festaruanda.com.br/inscricao).
No ano passado, o festival atingiu mais de 600 inscritos. “Assim como no ano passado, quando batemos o recorde de inscrições, esperamos superar este número novamente. Queremos destacar também a diversidade temática, geográfica e estética dos filmes que recebemos nos últimos anos, que atestam a qualidade e criatividade dos seus realizadores”, disse Amilton Pinheiro, curador e diretor artístico do evento. Este ano, o festival acontecerá de 9 a 15 de dezembro.
Categorias
Os participantes podem se inscrever nas categorias longas nacionais, curtas nacionais e ‘Sob o Céu Nordestino’ (curtas paraibanos e longas da região). Também estão disponíveis para premiação videoclipe, TCC (em formato audiovisual) e Peça Publicitária – restritas às produções paraibanas – além de documentários, programas de TV, interprogramas e reportagens produzidas por TVs universitárias em âmbito nacional.