Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Aula Magna do PPGS celebra 45 anos do programa

Aula Magna do PPGS celebra 45 anos do programa

publicado: 08/08/2024 15h53, última modificação: 08/08/2024 15h58

Em celebração ao seu 45º aniversário, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS-UFPB) convida a própria comunidade do PPGS, o Departamento de Ciências Sociais, os cursos de Graduação em Ciências Sociais, a comunidade do CCHLA, bem como as demais áreas de humanidades da UFPB, assim como o público em geral, para a AULA-MAGNA de 2024, “As Ciências Sociais e o seu tempo”, ministrada pelo professor Renato Ortiz (Unicamp) no dia 13/08/2024, terça-feira, às 10h da manhã no auditório 412 do CCHLA.

Para continuar a conversa com o autor sobre o conjunto de sua obra, o PPGS também preparou uma Mesa-Redonda aberta que ocorrerá no dia 14/08/2024 às 10h da manhã na sala 504 do CCHLA. Além do professor Ortiz, a mesa será constituída por Miqueli Michetti e Marcelo Burgos, docentes do DCS e do PPGS, e por Anna Kristyna Barbosa, doutoranda do PPGS, que começarão a conversa. A comunidade acadêmica está igualmente convidada a participar ativamente.

Sobre o professor

O professor Renato Ortiz cursou a graduação em Sociologia na França nos anos 1970, onde fez seu também o mestrado sob orientação de Edgar Morin e o doutorado com Roger Bastide. Ao retornar da França após um período como professor na Bélgica, trabalhou um ano como professor na própria UFPB, antes de atuar na UFMG e, depois, se estabelecer em São Paulo, inicialmente na PUC e na sequência, no Departamento de Sociologia da Unicamp, onde trabalhou por várias décadas, tendo obtido aí sua livre-docência e tornando-se professor titular. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp e realizou diversos pós-doutoramentos e períodos como professor e pesquisador visitante em prestigiosas universidades internacionais.

Ortiz tem uma extensa, original e relevante obra, composta por mais de uma centena de artigos e por mais de vinte livros, muitos dos quais traduzidos para o espanhol e largamente lidos também na América Latina, uma excepcionalidade na sociologia brasileira, constituindo-se como uma referência central da sociologia feita no Brasil.

Para mais detalhes sobre o trabalho intelectual de Ortiz, convidamos à sua bionota da página da Sociedade Brasileira de Sociologia e ao seu Currículo Lattes. Sugerimos ainda a leitura de seus livros, como, por exemplo:

· A morte branca do feiticeiro negro
· Cultura Brasileira e Identidade Nacional
· A Moderna Tradição Brasileira
· Cultura e Modernidade
· Ciências sociais e trabalho intelectual
· A Sociologia de Pierre Bourdieu
· Mundialização e Cultura
· Mundialização: saberes e crenças
· Diversidade dos Sotaques: o inglês e as ciências sociai
· Universalismo e Diversidade
· O Universo do Luxo
· Sobre o Trabalho Intelectual
· Fortuna Crítica
· Distinção e Globalização.

ASCOM/CCHLA/UFPB