Notícias
Seminário de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho da UFPB
O Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ) realiza Seminário de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho da UFPB
Evento inscreve trabalhos acadêmicos até 30 de setembro de 2023
O Seminário de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho da UFPB: 80 Anos da Consolidação das Leis do Trabalho promovido pelo Departamento de Ciências Jurídicas, Centro de Ciências Jurídicas - UFPB acontece no dia 30 de setembro de 2023.
As palestras serão realizaras no CCHLA, Auditório 411, e os grupos temáticos em salas de aula do CCJ, campus da UFPB em João Pessoa.
O evento tratará de temas como precarização e uberização do trabalho, trabalho análogo ao de escravo, reforma trabalhista, saúde mental no trabalho, relações de trabalho e gênero.
Encontram-se abertas as inscrições para submissão de trabalhos até 30 de setembro de 2023, cujas normas são transcritas abaixo.
NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHO
REGRAS GERAIS:
1. O resultado da avaliação dos trabalhos completos submetidos ao Seminário de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da UFPB serão enviados pelo Comitê Científico com Carta de Aceite, via e-mail, para o/a autor/a do artigo, que deverá comunicar aos coautores.
2. Os textos enviados, quando aprovados pelo Comitê Científico, implicarão na cessão dos direitos autorais para publicação nos Anais Eletrônicos do evento. Os autores assumem total responsabilidade pelas ideias e informações contidas no artigo, bem como pelo respeito às normas da língua portuguesa e da ABNT.
3. Cada participante poderá submeter até dois trabalhos (entre autoria e coautoria). Cada trabalho terá, no máximo, três participantes sendo um autor e dois coautores. O nome do/a orientador/a poderá constar em nota de rodapé ou ser coautor/a.
3. No dia da apresentação, pelo menos o autor ou um dos coautores deverá estar presente, sob pena de não terem direito a certificados.
4. Não será aceita inscrição com apresentação apenas de resumo.
5. Os artigos submetidos ao Evento deverão ser inéditos.
REGRAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
6. No momento da submissão do trabalho, o autor indicará um dos Grupos de Trabalho (GTs), dentre os abaixo indicados, a que estará vinculado, sendo de sua inteira responsabilidade o encaminhamento ao GT correto.
GT 1 – 80 ANOS DA CLT – email: gt1dcj@gmail.com
GT 2 – CAMINHOS E DESCAMINHOS DO DIREITO COLETIVO DO
TRABALHO – email: gt2dcj@gmail.com
GT 3 – A INFLUÊNCIA DA REFORMA TRABALHISTA NO DIREITO DO
TRABALHO – email: gt3dcj@gmail.com
GT 4 – REFLEXOS DA REFORMA TRABALHISTA NO PROCESSO DO
TRABALHO – email: gt4dcj@gmail.com
GT 5 – RELAÇÕES DE TRABALHO E GÊNERO – email: gtvdcj@gmail.com
7. Serão aceitos trabalhos de alunos e de professores de graduação e de pós-graduação
área jurídica e áreas afins, além de profissionais dessas áreas.
8. Serão admitidos artigos com, no máximo, três autores(as).
9. Cada participante poderá submeter até dois trabalhos (entre autoria e coautoria),
sendo um como autor e outro como coautor. O(a) participante que exceder o limite de
artigos submetidos terá os excedentes des considerados, levando-se em conta, para tal
fim, a ordem cronológica de submissão.
10. Os artigos completos, escritos em português, deverão utilizar as NBRs da ABNT.
Não serão admitidos aqueles que estiverem em desacordo com essas normas.
11. Os artigos serão submetidos à avaliação do Comitê Avaliador do Evento.
12. Os artigos deverão ser enviados de acordo com o cronograma do Evento. A
organização do Evento não se responsabilizará por possíveis falhas tecnológicas.
13. Os artigos aprovados serão publicados em e-book. As cartas de aceite serão
enviadas exclusivamente ao(a) autor(a) responsável pela submissão do artigo, após a
divulgação on-line, cabendo a ele(a) comunicar aos coautores sobre a aprovação.
14. Para a apresentação dos trabalhos aprovados conceder-se-á o tempo máximo de dez minutos.
15. Os artigos devem ser enviados em formato DOC, sendo vedado o envio em outros formatos e deverão obedecer à NBR 6022 da ABNT. Também deverão se adequar aos seguintes requisitos:
a) Grupo Temático (indicar o número e título)
b) Tamanho: mínimo de 10 e máximo de 15 laudas completas (título, resumo, palavras- chave, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências), em papel formato A4, com margens esquerda e superior de 03 cm e direita e inferior de 2 cm.
c) Estrutura: Título centralizado, no idioma do artigo, em caixa alta, letra tamanho 16. Resumo no idioma do artigo, com 200 (duzentas) a 400 (quatrocentas) palavras, devendo ressaltar os objetivos (a metodologia, os resultados e as conclusões. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de tratamento que cada item recebe no
artigo original. Palavras-chave no idioma do artigo, de 3 (três) a 5 (cinco), separadas por ponto e vírgula e um ponto no final, seguindo as regras do resumo e das palavras- chave das normas da ABNT NBR 6028: 2021. Conclusão e Referências não devem vir numeradas. Conforme a NBR 6024 da ABNT, os títulos, seção e subseções devem ser
alinhados à esquerda e conter um texto a eles relacionado, bem como constar numeração progressiva.
d) Formatação: Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, sem separação de sílabas, com espaçamento entrelinhas de 1,5 cm e entre parágrafos de 0 pt, com recuo de parágrafo de 1,25 cm da margem esquerda na primeira linha.
e) Citações (NBR 10520 da ABNT): Seguir o formato autor-data (AUTOR, ano, p.
xx) ou, se o autor vier nominado no texto, então a citação será: De acordo com Autor (ano, p. xx). As notas de rodapé serão apenas destinadas às notas explicativas. As citações diretas: no texto, de até três linhas, elas devem estar contidas entre aspas duplas (“xxxxx”). As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da
citação. Citações longas: As citações que ultrapassarem quatro linhas deverão vir recuadas a 4 cm da margem esquerda, sem aspas, em espaçamento simples, tamanho da letra de 10 p.
f) Realce: Usar o negrito em detrimento de sublinhado ou itálico. O itálico deverá ser apenas utilizado quando se tratar de passagem em língua estrangeita, diferente da original do artigo, a qual não precisa ser traduzida para o vernáculo pátrio em nota de rodapé.
g) Referências (NBR 6023 da ABNT): Ao final, em ordem alfabética, elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda, utilizando do negrito para destacar nome dos livros, nomes de revistas e portais, número de processos, nome de casos etc.
No caso de se tratar de material disponível on-line, indicar o link sem o uso de <. >, assim como a data de acesso no formato dia, mês e ano (ex.: 24 jul. 2023). As referências devem estar de acordo com a ABNT.
16. O prazo máximo para submissão de trabalhos sará até 29 de setembro de 2023
17. Os trabalhos submetidos podem ser aprovados integralmente, aprovados com
restrições ou reprovados. Os trabalhos aprovados com restrições serão devolvidos aos
autores para serem reformulados de acordo com as orientações do Comitê Científico.
18. Os casos omissos serão submetidos à comissão científica.