Assessoria de Suporte e Informática/LINJUR
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS – CCJ
ASSESSORIA DE SUPORTE E INFORMÁTICA – LINJUR
CATÁLOGO DE SERVIÇOS OFERECIDOS
Este documento contém os serviços oferecidos, diretamente, pela Assessoria de Suporte e Informática/LINJUR/CCJ/UFPB à comunidade acadêmica que compõe ao CCJ/UFPB. Para fins de registro de solicitação de serviços junto ao LINJUR, estão aptos os servidores com vínculo funcional com a UFPB. A comunidade acadêmica do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) dispõe de assistência para o seu atendimento, vide a Direção de Centro, Secretaria, Gestão de Pessoas, Gestão Administrativa, Departamentos do CCJ, as coordenações de curso: Graduação e Pós-Graduação, as bibliotecas setoriais, Almoxarifado todos os centros do CCJ (Campus I, Centro e Unidade Santa Rita).
1. Histórico
Durante os anos de 2013 a 2021, sob demanda desta Assessoria de Suporte e Informática do LINJUR, apresentamos relatórios semestrais com base na catalogação dos chamados abertos e fechados, referentes ao exercício 2013.
2. Publicação
Este documento deve ser publicado na página Web do CCJ e deve ser utilizado pela Gerência de Central Atendimento ao Usuário (http://otrs.ccj.ufpb.br/suporte/), email eletrônico: linjursuporteccj@gmail.com, Cadastro de Usuário para uso do Laboratório (discentes e docentes) para catalogação das demandas de serviços recebidos e encaminhamento para a respectiva fila de atendimento do sistema de registro e controle de chamados (OTRS e outros sistemas).
3. Objetivo
Identificar os serviços prestados, por esta Assessoria de Suporte e Informática/LINJUR do CCJ para a comunidade universitária, formada pelos docentes, funcionários técnico-administrativos e estagiários, do quadro da UFPB. Os serviços aqui descritos devem ser atribuídos às respectivas filas de serviço do registro e controle de chamados, que é o mecanismo de atendimento às chamadas de suporte abertas pelos usuários. Os tempos estimados para atendimento se referem ao tempo total, desde a abertura do chamado pelo usuário, até a finalização pelo setor responsável, incluídos aí os seguintes tempos:
- verificação das informações;
- análise da requisição;
- aguardando a espera em fila.
- encaminhamento da solicitação para o setor responsável;
- execução da solicitação;
4. Atividades Administrativas
Documentos eletrônicos (ofícios, memorandos, relatórios) e aquisição de equipamentos eletrônicos Centro de Ciências Jurídicas.
5. Prestação dos serviços oferecidos pela ASSESSORIA DE SUPORTE E INFORMÁTICA/LINJUR
Os serviços encontram-se descritos abaixo, segmentados por setor/área de atendimento do Suporte e Informática/LINJUR:
5.1- Serviços em Assistência aos equipamentos Eletrônicos:
Consertos de equipamentos eletrônicos, aquisições de equipamentos eletrônicos: (notebooks e computadores), backups, instalações de software (Windows original e outros programas específicos determinados pelo setor) e Hardware (memória, fonte, processador drives CD ROM, placa mãe), confeccionar cabos de rede categoria RJ45/Cat6 sobre medida;
Montagem de rack com switch e cabeamento;
Instalação de switch path painel, para identificar as salas, posteriormente com os números para identificação dos setores e salas de aula.
5.2 Serviços de segurança
Segurança no Laboratório de Informática Jurídica (LINUR) instalação de software: sistemas Linux nos computadores, com o uso do sistema de identificação temos mais segurança ao usá-lo;
Assistência em serviços de internet, suporte aos equipamentos: instalações dos equipamentos nos ambientes com segurança;
Suporte em segurança no atendimento dos equipamentos eletrônicos: hardware, softwares, backups, formatações, instalações de softwares;
5.3 Serviços no Atendimento e acompanhamento em suporte dos equipamentos eletrônicos
Suporte aos setores: Laboratório de Informática Jurídica, Direção, Secretaria, Gestão Administrativa, Gestão Pessoal, Departamentos, Núcleo de Prática Jurídica, Biblioteca setorial, Coordenação da Graduação e Pós-Graduação, almoxarifado, Portaria, enfim, todos os setores que comportam equipamentos eletrônicos.
5.4 – Serviços Manutenção
Manutenção, correção, instalação software, hardware, verificação de memória, instalação de equipamentos eletrônicos, (switch, nobreaks, impressoras, data show), preparação do auditório e da sala de multimídia: microfone, computador, saída de som para eventos, seminários, defesa de mestrado e doutorado em videoconferência.
5.5 – Serviços de Instalação
Instalação de computadores ou notebooks e configuração para vídeo conferência nas salas de aula e multimídias e auditório, Multimídia: webcam e microfone específico para vídeo conferência na sala de multimídia;
Auditório: Instalação de computadores para eventos e palestras, datashow, microfone, som, webcam.
Instalação de computadores na sala de estudos da Pós-Graduação.
5.5. - Serviços oferecidos por Design Web
Preparar sites do CCJ:
Realizar atualizações e melhorias nos sites do CCJ;
Realizar suporte e apoio aos usuários de sites do CCJ.
Publicações de editais, notícias, divulgações de eventos entre outras divulgações.
5.6 – Serviços em Gerenciamento dos Sites:
http://www.ccj.ufpb.br/ccj/pos
http://www.ccj.ufpb.br/ccj/cdjp
http://www.ccj.ufpb.br/ccj/esael
http://www.ccj.ufpb.br/ccj/direito70anos
5.7 Serviços no Atendimento
Atendimentos aos setores administrativos do CCJ (Direção de Centro, Secretaria, Gestão de Pessoas, Gestão Administrativa, Departamentos, Coordenações de Graduação e Pós-Graduação e os demais setores deste Centro);
Cadastro de Alunos para uso do Laboratório;
Assistência aos docentes e discentes em orientação do cadastro;
Auxílio aos usuários para alterações de senhas;
Atendimento à comunidade Acadêmica para uso ao LINJUR;
5.8 Serviços ao atendimento ao Laboratório de Informática Jurídica – LINJUR
Fornecer orientações e informações aos usuários no uso do ambiente para fins de pesquisa acadêmica;
Quanto à prestação dos serviços
Os serviços estão descritos na forma como podem ser solicitados pelos usuários permitindo a fácil identificação do tipo de serviço que deve ser prestado.
Contatos
Todos os chamados para prestação de atendimento devem ser solicitados por meio do endereço eletrônico: http://otrs.ccj.ufpb.br/suporte/. Nos casos em que o usuário estiver impossibilitado de abrir o chamado por meio do link, estes poderão ser abertos por e-mail eletrônico: linjursuporteccj@gmail.com seguindo o mesmo procedimento de abertura de chamado através do endereço eletrônico supracitado.
Dos Prazos
Prazos de atendimento ao suporte nas demandas internas, que são geradas através do sistema OTRS: o prazo mínimo, a contar da realização de solicitação, através do Sistema que consta no Site do CCJ, é de 24h úteis, podendo se estender por igual período ou maior a depender da complexidade do suporte. Podendo se estender devido a sequencia de várias demandas no sistema OTRS.
Prazos de atendimento ao suporte nas demandas externas, que são geradas através do sistema OTRS: o prazo mínimo, a contar da realização de solicitação, através do Sistema que consta no Site do CCJ, é de 72h úteis, podendo se estender por igual período ou maior a depender da complexidade do suporte, dependemos de autorização do veículo para para deslocamento do servidor até o respectivo centro.
6. Gestão de diligência
A gestão de diligência dos serviços prestados deve ser realizada periodicamente por meio de observação do número de chamados atendidos por cada setor e do ajuste de tempo estimado para a realização do serviço, uma vez que temos apenas 01 servidor na assistência técnica em suporte para os 03 centros e 01 servidor técnico transferido recentemente. A periodicidade de acompanhamento do desempenho é diária, consolidada semanalmente.
7. Deveres e responsabilidades do usuário
Os usuários (servidores com vínculo funcional com o CCJ) podem solicitar qualquer um dos serviços disponíveis neste Catálogo e que se referem às atividades específicas de Suporte e Informática, a serem prestadas para, e no âmbito, do CCJ. Os clientes devem solicitar os serviços da Assessoria em Suporte e Informática deste Centro por meio do Formulário de Central de Atendimento ao Usuário e e-mail eletrônico. É dos usuários (servidores, docentes e discentes) a responsabilidade pelo preenchimento correto de todas as informações necessárias para o adequado encaminhamento do chamado de suporte.
Prestação de serviços a toda comunidade acadêmica e ao público no geral, com informações nos sites que são desenvolvidos por este setor.