Notícias
Defesas de TCC do Curso de Letras-Português – 2024.1
publicado:
30/09/2024 12h58,
última modificação:
07/10/2024 07h11
Abaixo, a escala de defesas dos TCCs de Letras 2024.1. As orientações sobre os procedimentos relacionados à documentação serão enviadas via SIGAA.
Observem que os títulos dos trabalhos revelam uma grande diversidade de interesses. Vale a pena assistir ao maior número de defesas possível!
Estudante | Orientador | Título | Data | Horário | Local |
Adler Rodrigues Dias | Tiago de Aguiar Rodrigues | A gramática tradicional além dos aparelhos ideológicos de estado | 07/10/24 | 14:00:00 | Sala 407 / CCHLA |
Alexsandro Cavalcante da Silva | Oriana de Nadai Fulaneti | Literatura e semiótica: uma análise do conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector. | 11/10/24 | 16:00:00 | Ambiente 66 / CCHLA |
Amanda Maranhão de Souza | Luciana Eleonora de Freitas Calado Deplagne | “Ainda há cor”: Uma proposta artístico-pedagógica para a emancipação e construção identitária de mulheres idosas | 09/10/24 | 14:00:00 | Sala 405 / CCHLA |
Ana Beatriz Bastos Souto Maior | Carolina Coelho Aragon | A representatividade indígena em materiais didáticos de língua portuguesa | 29/10/24 | 16:30:00 | Multimídia C / CCHLA |
Ana Beatriz de Souza Padilha | Franciane Conceição da Silva | O (re)nascimento do corpo negro e o reencontro com a ancestralidade em religiões de matriz africana: uma análise de narrativas das escritoras Miriam Alves e Cristiane Sobral | 18/10/24 | 10:00:00 | A definir |
Ana Clara Laurentino da Rocha | Alyere Silva Farias | Retratos poéticos: novos modos de ver, ouvir e sentir com a videopoesia em sala de aula | 10/10/24 | 16:00:00 | CAD 102 |
Ana Karoline Gomes de Brito Melo | Fernanda Rosário de Mello | Crenças e atitudes linguísticas sobre o ensino de Português nas críticas dirigidas ao“Livro do MEC” | 11/10/24 | 14:30:00 | Sala de reuniões / VALPB |
ANA MOEMA TARGINO FIUZA | Henrique Miguel de Lima Silva | Inteligência Artificial e Literatura: emulando Augusto dos Anjos e Ariano Suassuna través do CHATGPT-3.5 | 11/10/24 | 14:30:00 | Ambiente 41 / CCHLA |
ANA PAULA RODRIGUES LIMA DE AGUIAR | Rinah de Araújo Souto | "Menina-moça", de Trudruá Dorrico: reflexões sobre juventudes e formação do leitor multicultural. | 08/10/24 | 14:00:00 | Sala de reuniões / CCHLA |
Ana Paula Taigy do Amaral | Tiago de Aguiar Rodrigues | Análise sintático-semântica de mensagens golpistas de 2022: uma discussão cognitivo-funcional | 11/10/24 | 10:00:00 | Sala de reuniões / VALPB |
Anna Beatriz Oliveira Tavares | Leonardo Gueiros | O conhecimento sociolinguístico na coleção de livros didáticos Veredas da Palavra (2017) | 09/10/24 | 15:00:00 | Sala de reunião do VALPB |
Antônio Felipe Costa da Silva | Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa | Ensino de português para hispanofalantes: um estudo contrastivo entre a fonologia da língua portuguesa e da língua espanhola | 10/10/24 | 14:00:00 | Sala de reuniões / VALPB |
Athirson de Carvalho Lima Cândido | Pedro Farias Francelino | Movimentos de subjetividade em produções escritas de alunos em séries finais do ensino fundamental II | 11/10/24 | 19:00:00 | A definir |
Caline Wanessa Dias de Lima Fernandes | Maria Aparecida Cruz de Oliveira | A representação da velhice em Clarice Lispector | 10/10/24 | 19:00:00 | Auditório 412 / CCHLA |
Esther Fernanda Pereira de Lima Lucena | Josete Marinho de Lucena | Literatura em movimento: uma proposta de sequência didática para a formação de leitores através de metodologias ativas | 11/10/24 | 09:00:00 | Ambiente 3 / CCHLA |
Jennifer Kelly Nascimento Freire dos Santos | Maria Aparecida Cruz de Oliveira | Insubmissas lágrimas de mulheres: reivindicação e afirmação da subjetividade negra feminina | 09/10/24 | 19:30:00 | Auditório 412 / CCHLA |
Kayandree Zacarias Gomes de Araújo | Maria Leonor Maia dos Santos | Perspectivas de estudo da polidez linguística | 10/10/24 | 19:30:00 | Ambiente 34 / CCHLA |
Lais Melo do Nascimento | Socorro Cláudia Tavares de Sousa | A revisão textual nas licenciaturas em Letras/Português: uma análise documental em Projetos Pedagógicos | 11/10/24 | 09:00:00 | Ambiente 3 / CCHLA |
Luan Lopes Cabral | Carolina Coelho Aragon | Naru namina: relatos de experiências no ensino de português como língua de acolhimento para mulheres Warao | 29/10/24 | 10:00:00 | Multimídia C / CCHLA |
Lucas Batista Guimarães | José Wellisten Abreu de Souza | Uma análise do impacto da formação em PLE na prática de ensino de PLM: relato de experiência em serviço | 07/10/24 | 15:00:00 | Sala Multimídia C - CCHLA |
Luciano Galdino da Silva Júnior | Franciane Conceição da Silva | Infâncias negras em afroperspectiva: novos modos de (re)existências em “Menina de Fogo”, de Taylane Cruz | 18/10/24 | 17:00:00 | A definir |
Marcela Ellen Penna Fernandes | Franciane Conceição da Silva | "Meu corpo-raiz": o insólito contemporâneo e as cosmopercepções afro-brasileiras em contos de Clarissa Moura | 18/10/24 | 14:30:00 | A definir |
Maria Victória Vieira Torres | Márcio Martins Leitão | Análise da eficiência da técnica de Maze Task no estudo da penalidade do nome repetido | 10/10/24 | 09:00:00 | Sala 402 CCHLA |
Mariane de Barros Teixeira | Maria Leonor Maia dos Santos | Implícitos em tirinhas de um livro didático | 09/10/24 | 16:00:00 | Ambiente 34 / CCHLA |
Mateus da Luz Macieira | Ana Cristina Marinho Lúcio | Leitura literária e remição de pena no Presídio Padrão de Santa Rita-PB: uma análise da conjuntura atual e propostas de melhorias para projetos artístico literários | 10/10/24 | 14:00:00 | CAD 102 |
Matheus Cantalice de Lima | Amanda Ramalho de Freitas Brito | O sentido, o sublime e o sofrimento humano em “Capitães da areia” | 11/10/24 | 09:00:00 | A definir |
Matheus Henrique Vieira | Arturo Gouveia de Araújo | Dá-me um coração de carne: uma análise do arrependimento de Augusto Matraga | 11/10/24 | 09:30:00 | Sala de reuniões / CE |
Maxwel Lopes Martins | Fernanda Rosário de Mello | Livro didático na EJA: análise sob a perspectiva da Sociolinguística Educacional | 09/10/23 | 14:00:00 | Ambiente 34 / CCHLA |
Mércia Barbosa de Paiva | Franciane Conceição da Silva | Metamorfoseando narrativas: protagonismo e representatividade negra positiva na obra “A cor da ternura”, de Geni Guimarães | 17/10/24 | 17:00:00 | A definir |
Nathan D'Almeida Alves de Oliveira | Arturo Gouveia de Araújo | O pior dos pecadores: uma comparação entre o Apóstolo Paulo e Augusto Matraga | 11/10/24 | 11:00:00 | Sala de reuniões / CE |
Pâmela Andressa Gonçalves Ferreira | Alyere Silva Farias | O booktok e a aproximação entre usuários e livros: uma análise das estratégias de Bia Glion e Theago Neiva no incentivo à leitura literária no tiktok | 09/10/24 | 16:00:00 | CAD 102 |
Pauliana da Silva Queiroz Campos | Maria Aparecida Cruz de Oliveira | Literatura infantil indígena e afro-brasileira: perspectivas de letramentos | 11/10/24 | 19:00:00 | Auditório 412 / CCHLA |
Ruth Ellen Bispo da Silva | Maria Leonor Maia dos Santos | Estratégias de polidez e preservação da face no mesacast PodDelas: um estudo de caso | 10/10/24 | 08:30:00 | Ambiente 36 / CCHLA |
Safira Santana Clemente da Silva | Tiago de Aguiar Rodrigues | A gamificação como instrumento facilitador nas aulas de português: o jogo ''TransitivaMente'' para o ensino de transitividade verbal | 11/10/24 | 08:00:00 | Sala de reuniões / VALPB |
Sarally Gabriel da Silva | Fabiana Carneiro da Silva | Itan e encantamentos: oralidade e performance pelos ventos de Iansã | 07/10/24 | 14:00:00 | Sala de reuniões / CCHLA |
Sérgio Mercês do Nascimento Júnior | Hermano de França Rodrigues | O erotismo e o retrato do corpo feminino na obra "Miss Algrave" de Clarice Lispector | 08/10/23 | 17:00:00 | Multimídia C / CCHLA |
Stefany De Barros Ferreira Freitas | Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante | A influência da pandemia da covid-19 no desenvolvimento do letramento linguístico dos alunos do Fundamental II e Médio oriundos da rede pública municipal de Bayeux | 11/10/24 | 18:00:00 | Sala NEALIM / Bloco E |
Thainá Camilly de Souza Andrade. | Evangelina Maria Brito de Faria | Entre a prática na formação inicial e na formação continuada: relatos de vivência | 11/10/24 | 17:00:00 | LAFE |
Vânia Maria Souza de Oliveira | Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante | A leitura literária como prática social na educação infantil: formando leitores | 11/10/24 | 19:00:00 | Sala NEALIM / Bloco E |
Weslley Barbosa Rosendo | Franciane Conceição da Silva | Sob as águas ancestrais do Atlântico: branquitude e a cor do privilégio em "Maréia" (2019), de Miriam Alves | 07/10/24 | 16:30:00 | Sala de reuniões / CCHLA |