Autoavaliação
O processo avaliativo institucional na UFPB, é desenvolvido pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), que possui as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – INEP e designada pela Portaria R/GR nº 806, de 19 de abril de 2013, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. A Comissão aplica anualmente pelo SIGAA, SIPAC E SIGRH um instrumento abordando um dos eixos. Este instrumento é respondido pelos três segmentos da UFPB (discentes, docentes e técnicos administrativos). A CPA disponibiliza ainda um questionário de forma permanente no seu site (https://www.ufpb.br/cpa) para os cursos que queiram aplicar no seu processo de autoavaliação; e ainda relatórios de autoavaliações realizadas.
O Projeto Pedagógico do Curso de Design da UFPB, bem como as práticas pedagógicas, são acompanhados, avaliados e reavaliados sistematicamente, pela Coordenação do Curso e ainda por pesquisas realizadas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso. Em paralelo à avaliação conduzida pela CPA da UFPB, o curso através da sua Comissão Interna de Avaliação do Curso desenvolve o processo de auto avaliação mediante formulário eletrônico com os alunos, docentes e egressos. Formulário este, estruturado sob as dimensões de avaliação do MEC. O formulário aborda, em termos gerais, os seguintes pontos: o perfil do respondente e sua atuação no curso, a organização didático pedagógica, a infra estrutura e instalações físicas, auto avaliação e satisfação geral.
Além dos processos avaliativos indicados, são realizadas ainda pela Pro Reitoria de Graduação da UFPB as avaliações das disciplinas pelos discentes, ao final de cada semestre letivo. A avaliação apresenta 2 dimensões - a autoavaliação e avaliação do docente, onde os discentes avaliam seus docentes quanto à/ao: cumprimento do plano e dos horários das aulas, relacionamento com a turma, comparecimento às aulas, atualização do conteúdo, clareza na exposição dos conteúdos, disponibilidade para atendimento extra-sala e qualidade da bibliografia e das avaliações. A avaliação é realizada através do SIGAA e todos os discentes devem respondê-la semestralmente. Os resultados ficam disponíveis para cada docente (individualmente) e para as chefias dos Departamentos (de todo o grupo de docentes)
CIAC
Atribuições da Comissão:
I.preparar o projeto de auto-avaliação do curso;
II.conduzir os processos de auto-avaliação do curso;
III. determinar procedimentos de avaliação interna do curso, em consonância com as determinações da CONAES;
IV. sistematizar, analisar e interpretar as informações do curso, compondo assim uma visão diagnóstica dos processos pedagógicos, científicos e sociais da instituição e identificando possíveis causas de problemas, bem como possibilidades e potencialidades;
V. subdelegar competências no âmbito de cursos e áreas, para comissões de trabalho, determinando prazos para o cumprimento dos objetivos estabelecidos e especificando a forma de composição, o prazo de mandato e a dinâmica de funcionamento;
VI. dar ampla divulgação de sua composição e de todas as suas atividades;
VII. propor aos órgãos competentes ações que melhorem a qualidade das atividades acadêmicas, a serem encaminhadas às instâncias competentes;
VIII. receber a Comissão Externa de Avaliação e prestar as informações solicitadas pela CONAES e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –INEP;
IX. convocar professores e técnico-administrativos, na forma da lei, e convidar alunos e membros da comunidade externa para prestar informações, fornecer documentos e detalhar dados enviados;
X. propor alterações nas competências da CIAC à Congregação;
XI. enviar o relatório final de avaliação anual para conhecimento do Colegiado de Curso.
Parágrafo Único. O caráter diagnóstico e formativo da auto-avaliação deve permitir a re-análise das prioridades estabelecidas no projeto institucional e o engajamento da comunidade acadêmica na construção de novas alternativas e práticas.
Conheça a Resolução referente à criação da CIAC:
Membros da Comissão (Portaria nº 01/2022 - CCAE - CD):
- Prof. Dr. Leandro Lopes Pereira (Presidente - DDesign)
- Prof. Dr. Leonardo de Santos Nascimento (Representante Docente - DDesign)
- Profª. Drª. Louise Brasileiro Quirino Brito (Representante Docente - DDesign)
- Antônio da Paz Souza (Representante Técnico Administrativo)
- Dandhara Nascimento Pereira (Representante Discente Titular)
- Vitor da Silva Barreto (Representante Discente Suplente)
REUNIÕES DA CIAC
Reunião | Data - horário | Formato |
1ª Ordinária 2021 | 10/03/2020 | Online |
2ª Ordinária 2021 | 21/07/2020 | Online |
AUTO AVALIAÇÃO 2020
Relatório da Auto Avaliação 2020
Formulário de auto avaliação do curso de Design 2020.1 pelo discente
Formulário de auto avaliação do curso de Design 2020.1 pelo docente
Acompanhamento do Egresso Design 2020
AVALIAÇÃO PERÍODO SUPLEMENTAR REMOTO DESIGN 2020.2
Formulário de Avaliação do Calendário Suplementar Remoto Design 2020.2 pelo discente
Formulário de Avaliação do Calendário Suplementar Remoto Design 2020.2 pelo docente
CONTATO:
E-mail: ciacdesign@ccae.ufpb.br