TCC 2024.1
No período 2024.1, o curso de Design realizou sete defesas de TCCs, abrangendo pesquisas, artigos e projetos práticos desenvolvidos pelos alunos. As apresentações ocorreram nos dias 14, 22, 29 e 31 de outubro de 2024, simbolizando o encerramento de etapas marcantes para os estudantes, que puderam demonstrar seu aprofundamento teórico e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
A seguir, apresentamos um breve resumo de cada TCC, acompanhado do link para download dos trabalhos completos.
PROJEÇÃO DE JOGO DIGITAL 2D VOLTADO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL Autoria: DAIANE MARIA CUNHA DOS SANTOS
daianemarycs@gmail.com
Orientação: WAGNER EMANOEL COSTA O jogo digital 2D "Renascer" propõe uma abordagem inovadora para conscientizar jovens sobre sustentabilidade e cultura nordestina. Utilizando a metodologia de Scott Rogers, o desenvolvimento passa por etapas de criação de mecânicas, prototipagem e polimento. "Renascer" explora problemas ambientais e lendas regionais, proporcionando uma experiência intuitiva e educativa. Assim, o jogo inspira os jogadores a adotarem práticas sustentáveis, incentivando uma conexão mais profunda com o meio ambiente e a cultura local.
|
|
Link de acesso: | https://drive.google.com/file/d/1idu7hNv8lwClD0FgmELsZixFoHAmUMhj |
|
|
DESCONSTRUIR PARA CONSTRUIR: UMA ANÁLISE DO DESIGN GRÁFICO ATIVISTA BRASILEIRO Autoria: FRANCISCO DE ASSIS FERNANDES JÚNIOR
ffernanjunior@gmail.com
Orientação: ÓTHON CÉSAR VASCONCELOS SILVA Este trabalho se utiliza de classificações acerca de elementos visuais, como textura, tipografia, cor e imagem, para a construção de um modelo ideal de acordo com o resultado das análises acerca das peças de design gráfico ativista. Consideramos em nosso análise as influências do movimento vanguardista construtivista russo que acentuou a relação entre design gráfico e movimentos sociais. Desse modo, determinamos um padrão de linguagem gráfica existente recorrente entre as peças de design gráfico com cunho social.
|
|
Link de acesso: | https://drive.google.com/open?id=18DYCES74_VOVwPn3SizWIEjmKYRrOwc3 |
|
|
O USO DO INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA O POSICIONAMENTO DA MARCA: O DESENVOLVIMENTO DE PEÇAS GRÁFICAS PARA A MARCA DE CAFÉ GRÃOS DA PARAHYBA Autoria: ISABELLE MARTINS SOBRAL
belledesigner.comercial@gmail.com
Orientação: ANGELICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY O estudo investiga o Instagram como estratégia e o posicionamento da marca Grãos da Parahyba, um café exclusivo do Brejo Paraibano. Utilizando a interação da plataforma, a pesquisa se concentra em apresentar a marca visualmente e criar uma estratégia para seu Instagram, enfatizando as qualidades sustentáveis e locais do produto. O plano é orientado pela metodologia Growth Marketing, com ênfase em aquisição, engajamento e retenção do público-alvo, trazendo conteúdos que valorizam a história e a cultura do café.
|
|
Link de acesso: | https://drive.google.com/open?id=17Bv6ScVa9Gz-S8xDYhkOWwxWvS9OeyFh |
|
|
HALLYU, VINIL E DESIGN GRÁFICO: RELEITURA ESTÉTICA DO ÁLBUM NOEASY DO GRUPO DE K-POP STRAY KIDS Autoria: LETÍCIA MARIA LACERDA DA SILVA
leticialacerda.silvaa@gmail.com
Orientação: THEOFILO MOREIRA BARRETO DE OLIVEIRA O presente trabalho buscou compreender a importância do papel do design gráfico ao analisar os produtos da indústria fonográfica ao longo do tempo. Junto a um recorte da Coreia do Sul com o K-Pop, áreas e temas como Hallyu, Música Material, Design e Comunicação Visual voltados para a arte e Reprodutibilidade Técnica foram explorados. O projeto final teve como objetivo a criação de uma releitura para o álbum “NOEASY” do grupo Stray Kids no formato de vinil, trazendo o trabalho do grupo como produtores e artistas para desenvolver o produto final.
|
|
Link de acesso: | https://drive.google.com/file/d/1nbBHQ8g-cYbRa727QVog4hlyyaJd1cw- |
|
|
POUPAÍ: PROPOSTA DE APLICATIVO PARA GESTÃO DE FINANÇAS PESSOAIS Autoria: NAYARA CAROLYNE TAVARES DE SANTANA E SILVA
naytvrs@gmail.com
Orientação: LEANDRO LOPES PEREIRA O Poupaí é um aplicativo de educação financeira criado para ajudar jovens a adotarem práticas conscientes de controle financeiro. Focado em diversas classes sociais, o projeto propõe uma solução acessível e prática para a falta de conhecimento financeiro. Com a metodologia Projeto E, as etapas de concepção, prototipagem e validação foram guiadas pelas heurísticas de usabilidade de Nielsen, garantindo uma navegação intuitiva. Jovial e amigável, o Poupaí incentiva a gestão financeira independente e saudável.
|
|
Link de acesso: | https://drive.google.com/file/d/1E20w8JXrqBddbGhxA4zaaxQVo2Koiqwq |
|
|
PERCEPÇÃO DE USO E DE SATISFAÇÃO POR USUÁRIOS DE EMBALAGENS LAMINADAS, COM FOCO NOS SISTEMAS DE ABERTURA E FECHAMENTO Autoria: THAINÁ CLARA FERREIRA DE ARAÚJO
thainacf24@gmail.com
Orientação: ANGELICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY Adequadas condições de uso de produtos, considerando diretrizes ergonômicas, de usabilidade e segurança, promovem melhor interação entre o usuário e o produto. Estudos focando no uso e satisfação dos usuários tornam-se essenciais, especialmente para profissionais de design. Este artigo investiga a percepção e satisfação dos consumidores em relação às embalagens laminadas de alimentos, com foco nos sistemas de abertura e fechamento. A pesquisa qualitativa mostrou a importância de desenvolver embalagens que reduzam o esforço e promovam segurança.
|
|
Link de acesso: | https://drive.google.com/open?id=10pDMMRXjwVgpIj1zmvMXTiKeGeMfQ9jP |
|
|
DESENVOLVIMENTO DE UMA PEÇA DE SURFE ADAPTADO PARA PESSOAS HEMIPLÉGICAS Autoria: VIVIAN DAMASIO MOREIRA DE OLIVEIRA
viviandmo@gmail.com
Orientação: THEOFILO MOREIRA BARRETO DE OLIVEIRA O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma peça que forneça suporte a lombar de praticantes de surfe adaptado na posição de decúbito ventral. Este estudo utiliza como embasamento metodológico o processo utilizado por Lobäch (2001) juntamente com ferramentas do Design Thinking de Brown (2020). O público alvo deste trabalho são mulheres brasileiras com hemiplegia. O desenvolvimento deste trabalho é fundamental para gerar mais acessibilidade para o esporte.
|
|
Link de acesso: | https://drive.google.com/file/d/1_eKG_mcQDqc-eZTuQrAlsneoJBH-U0ho |