Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Programas > Compostagem
conteúdo

Compostagem

por CGA publicado 27/06/2019 10h15, última modificação 14/11/2023 12h13
Conheça mais sobre o programa Compostagem

 

O Programa de Compostagem foi criado com o objetivo de acondicionamento e reutilização do grande volume de resíduo de folhas e galhos coletados (Serapilheira) na UFPB, em áreas cercadas, denominadas de leiras de compostagem, aplicando dessa forma, um tratamento mais eficiente que o tradicional. Antes, todo o resíduo coletado era disposto em para o aterro sanitário. Este programa atualmente conta com doze composteiras localizadas em pontos estratégicos, cujos volumes de armazenamento variam entre 48m³ e 318m³, de acordo com a demanda requerida pela área.

O resíduo orgânico da varrição dos logradouros e podas das árvores é transportado e depositado no interior das composteiras, onde, ao final de 14 meses, conclui o processo de compostagem, transformando-se em húmus, um fertilizante e regenerador de solos. Como não há recursos e equipamentos para realizar a revirada periódica da serapilheira, a oxigenação é reduzida, retardando o processo, cuja duração é estendida quando comparada aos casos em que há revolvimento.

 

Objetivos

  • Produzir um documento público referente aos benefícios das ações desenvolvidas para a comunidade acadêmica e os usuários da UFPB;
  • Melhorar a qualidade do adubo produzido através da retirada de resíduos sólidos indesejados e do monitoramento do trabalho dos terceirizados;
  • Realizar ações de conscientização e de educação ambiental constantemente, através de mídias sociais (site da CGA, instagram, etc), com os discentes, docentes, técnicos e demais funcionários;
  • Fornecer adubo para fins educacionais, sustentáveis e não lucrativos;
  • Monitorar, através do contato com os agentes de limpeza, as composteiras que compõem o sistema de compostagem
  • Registrar os dados de monitoramento para controle das composteiras.

 

Fundamentos

A Lei Federal Nº 12305/2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). De acordo com a referida política, a compostagem é uma das formas de destinação ambientalmente adequada para os resíduos orgânicos, como os restos alimentícios, folhas e galhos. Além disso, Segundo Vital (2004), a produção de serapilheira em floresta tropical semidecidual é de 10,65 t/ha/ano, o que caracteriza 29,2 kg/ha/dia. Diante do exposto, a UFPB apresenta um potencial significativo de volumes do material, uma vez que, dentro da instituição, existem cerca de 14 fragmentos de mata atlântica, além de jardins e árvores distribuídos pelo campus.

 

Ações

Monitoramento das composteiras: Devido aos obstáculos causados pela pandemia do COVID-19, o monitoramento das composteiras está sendo realizado remotamente, através de registros fotográficos dos encarregados de cada setor.

Educação Ambiental Virtual: A produção de material informativo tem o intuito de sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade através da educação ambiental. As produções são feitas nas estruturas de pôsteres, panfletos, cartilhas e vídeos, para serem divulgados nas redes sociais de maior visibilidade, como Instagram (@compostagem_ufpb) e Whatsapp.

Recuperação de áreas degradadas: Esta atividade consiste em: não remover a serapilheira de áreas com o solo exposto, para que o material se incorpore ao solo, enriquecendo-o; aplicação do composto produzido nas composteiras, nas áreas degradadas; plantio de grama.

Elaboração de um manual explicativo a respeito da compostagem: Visando explanar ao público como é realizado o processo de compostagem, foi elaborado um manual explicativo sobre o assunto. É um material com conteúdo simplificado, para que todos possam compreender e utilizá-lo, ficando por dentro dos assuntos mais importantes da compostagem. Além dos principais pontos sobre a compostagem, também incluímos assuntos sobre: compostagem doméstica; mapa do campus I da UFPB, localizando nossas composteiras; ciclo da matéria orgânica; e outros temas.

Doações de adubo através de formulário elaborado pela equipe:  O adubo produzido pelo Projeto de Compostagem na UFPB é utilizado em atividades internas e doado a instituições e pessoas físicas que não possuam interesses econômicos para o composto. Com isso, foi elaborado um formulário online, através da plataforma Google Forms, para que os interessados possam solicitar o adubo. O formulário também pode ser acessado através da página do Instagram: @compostagem_ufpb.

 

Equipe

Coordenador: Joácio de Araújo Morais Júnior (Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental);

Voluntários: Geysa dos Santos Salvino (química) e Maria Clara Gomes da Silva (engenharia ambiental).