Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Programas > Gestão de Áreas Verdes
conteúdo

Gestão de Áreas Verdes

por CGA publicado 12/01/2016 08h54, última modificação 31/08/2020 22h41
Conheça mais sobre o programa de Gestão de Áreas Verdes

 logo Gestão de Áreas Verdes

Com a destruição da Mata Atlântica já consumada pela expansão urbana, pouco tem restado das áreas verdes e da biodiversidade regional. Este fato gera preocupação e atribui uma importância ainda maior aos fragmentos de mata que existem no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, pois estes deverão permanecer, ao lado da Mata do Buraquinho, como os únicos remanescentes da Mata Atlântica existentes em João Pessoa – PB. Alguns outros fragmentos ainda existem, mas são em geral muito pequenos, com área inferior a 2ha e frequentemente já se encontram bastante transformados pelo ser humano, portanto, sem muito valor para a conservação.

Diante disso, a Gestão de Áreas Verdes visa a recuperação, conservação e manutenção das áreas de mata da UFPB, aonde serão disciplinados os múltiplos usos capazes de serem desenvolvidos nessas áreas, sem comprometer a sua integridade e conservação para as gerações futuras.

Podemos citar o monitoramento ambiental como exemplo de uma das ações desenvolvidas pelo programa, ele é um procedimento de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das mudas plantadas pela ação do Trote Verde concomitante com as variáveis ambientais, com o objetivo de identificar e avaliar, quantitativa e qualitativamente, as condições das mesmas durante o seu processo de desenvolvimento, ao longo do tempo. Visando fornecer possíveis informações sobre os fatores que influenciam o estado de conservação, preservação, degradação e recuperação ambiental da região estudada.

 

Equipe 
Gestão de Áreas Verdes

Coordenador: José Paulo Marsola (Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Departamento de Geociências). 

 Bolsista: Gabrielle Moraes de Melo (Engenharia Ambiental).

 Voluntários: 

Acauã Bernardo da Silva Pereira (Engenharia Ambiental).

Bruno Berkamp Mota Brandão (Engenharia Ambiental).

Felipe Salles Pinto (Engenharia Ambiental).

Júlia Helena Nascimento de Freitas (Engenharia Ambiental).

Maria Eduarda de Lima Oliveira (Engenharia Química).

Mariah de Souza Alves Meireles (Engenharia Ambiental).