Resíduos Eletroeletrônicos
Muito se busca formas de gerenciar e reduzir os danos causados pela geração de resíduos eletroeletrônicos na Universidade Federal da Paraíba. Diante do cenário atual, é necessário que não apenas os funcionários, mas também todos os alunos se comprometam ainda mais com o uso sustentável desses resíduos, desde a sua aquisição até o descarte apropriado, para assegurar a continuidade das atividades produtivas sem causar impactos ao meio ambiente. Por isso, é indispensável a existência do gerenciamento desses resíduos, a fim de minimizar esses impactos, associados à educação ambiental, reciclagem e destino final adequado.
Objetivos
Com essa perspectiva, a Comissão de Gestão Ambiental (CGA) e, mais especificamente, o programa de resíduos eletroeletrônicos buscam evitar ou minimizar os danos gerados, por exemplo, por meio do uso da logística reversa, evitando o descarte inadequado desses resíduos no campus. Além disso, conta-se com um centro de recondicionamento de computadores, uma maneira eficaz de aproveitar máquinas e equipamentos que seriam descartados de forma inadequada. Por fim, a educação ambiental e a conscientização sobre o tema não são negligenciadas, sendo partes fundamentais desse esforço.
Fundamentos
A Lei Federal Nº 12305/2010 estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), destacando a gestão responsável de resíduos eletroeletrônicos como um imperativo. Conforme essa política, a coleta seletiva e o correto descarte de equipamentos eletrônicos desempenham um papel crucial na mitigação dos impactos ambientais. A rápida evolução da tecnologia contribui para o aumento na geração desses resíduos, contendo substâncias potencialmente nocivas. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reconhece o desafio e a oportunidade de lidar com essa questão, considerando a sua relevância para um ambiente acadêmico altamente tecnológico. Estratégias como a implementação de pontos de coleta específicos para resíduos eletroeletrônicos e parcerias com empresas de reciclagem são essenciais para garantir que a UFPB contribua para a gestão responsável de resíduos eletroeletrônicos, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a conscientização da comunidade acadêmica sobre essa questão.
Ações
O projeto de Resíduos Eletroeletrônicos consiste na logística de descarte adequado dos cartuchos e toners sem utilização pelo campus. Com a implantação de pontos de coleta em locais estratégicos, os materiais são centralizados, sendo possível realizar a sua contagem e classificação por fabricante. Posteriormente, com o acompanhamento do projeto, os responsáveis agendam no site das respectivas fabricantes a coleta no local para a reciclagem. O primeiro ponto de coleta oficialmente implantado foi no Centro de Tecnologia (CT), porém a CGA tem estabelecido diálogo com representantes e responsáveis de outros centros para a implantação de novos pontos. Ainda que não houvesse locais de deposição de cartuchos e toners pré-estabelecidos, atendemos ao longo da vigência de 2022/2023 o CCS, CCEN, CCJ, CCSA, CCHLA e a Reitoria.
Equipe
Coordenador: Joácio de Araújo Morais Junior (Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental);
Voluntários: Arthur Araujo Crispim (engenharia civil), Daniel Cavalcanti de Araújo Oliveira (engenharia ambiental), João Lucas da Silva Abreu (engenharia civil), Leonardo Ferreira Lins (engenharia civil) e Vitória Regina Costa Silva (engenharia civil).