Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Centro de Informática marca presença no Congresso Nacional de Matemática Aplicada

última modificação: 18/09/2024 16h43
Foto: Leonardo Zacarin/SBMAC

O 43º Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC) 2024 teve um início movimentado em Porto de Galinhas, Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Em sua primeira edição realizada no estado, o evento reuniu salas lotadas de participantes já no primeiro dia, segunda-feira (16), no Centro de Convenções do Armação Resort, onde será realizado até sexta-feira (20).

O CNMAC é organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), em colaboração com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O Diretor do Centro de Informática da UFPB, Lucídio Cabral, e o Professor Jairo Rocha, também do Centro de Informática, estão envolvidos na comissão organizadora, reforçando a presença da UFPB na condução do evento. Além disso, vários alunos estão participando ativamente do congresso.

A cerimônia de abertura contou com a primeira plenária, ministrada pelo professor Daniel Yasumasa Takahashi, do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que explorou a "Matemática da comunicação vocal em primatas". Takahashi apresentou modelos matemáticos que descrevem como os primatas interagem vocalmente, utilizando dados de saguis para traçar paralelos com a evolução da comunicação humana. "O mesmo mecanismo que se aplica aos humanos pode ser observado nos saguis", explicou o professor, destacando a importância do desenvolvimento auditivo no processo de interação vocal dos primatas.

Takahashi, que participa do CNMAC pela primeira vez, elogiou a amplitude do evento: "Estou impressionado com a variedade de temas abordados aqui. O CNMAC tem uma mente aberta para discutir diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional."

O evento também prestigiou talentos da área, com a entrega de importantes premiações. João Vitor Parada Poletto, aluno da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi o vencedor do Prêmio Clóvis Caesar Gonzaga, que reconhece a melhor tese de mestrado em Matemática. Seu trabalho, que analisa o comportamento das ondas oceânicas a partir de modelos não-lineares, tem como objetivo prever a ocorrência de tsunamis, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas de alerta mais rápidos e eficazes.

Além das atividades científicas, o CNMAC também oferece o CNMAquinho, uma série de oficinas e atividades lúdicas voltadas para crianças, com o intuito de despertar o interesse pela Ciência desde cedo.

Mais informações sobre a programação completa, palestrantes, comitê organizador e outras atividades estão disponíveis no site oficial do evento.

Fonte: Ascom/CI com informações da Folha de Pernambuco