Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Chapa "Conecta CI" apresenta proposta para gestão da Direção de Centro

Chapa "Conecta CI" apresenta proposta para gestão da Direção de Centro

Eleição

Carta Proposta tem foco em melhorias estruturais, valorização de servidores e alunos, e expansão dos projetos de pesquisa e inovação no Centro de Informática.
última modificação: 05/09/2024 17h15

Os professores Tiago Maritan Ugulino de Araújo e Alisson Vasconcelos de Brito lançaram oficialmente a chapa "Conecta CI", candidata à direção do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para o próximo mandato de quatro anos. A chapa tem como objetivo fortalecer as conexões do CI com a comunidade acadêmica, a sociedade e o mercado, além de consolidar os avanços obtidos nos últimos anos.

Ambos os candidatos já têm um histórico de contribuições para o desenvolvimento do CI. O prof. Tiago Maritan, atualmente vice-diretor, e o prof. Alisson Brito, que atuou como Chefe do Departamento de Sistemas de Computação (DSC), foram colaboradores ativos na gestão do atual diretor, prof. Lucídio Cabral. Entre os avanços desta gestão destacam-se a criação do Bacharelado em Ciências de Dados e Inteligência Artificial, que obteve conceito 5, nota máxima na sua primeira avaliação pelo INEP, a aprovação do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), marcando um passo importante na consolidação da Pós-Graduação no CI, a expansão da infraestrutura do Centro, incorporando o 1º andar do edifício do Liepe e o desenvolvimento de parcerias com empresas via LASER, que incluem a atuação de mais de 20 empresas no projeto CoLab, envolvendo mais de 60 alunos bolsistas. além da retomada de obras importantes e a aquisição de novos equipamentos.

Dentre as melhorias já previstas na infraestrutura do Centro de Informática, destaca-se a retomada da obra do Lavid Digicom, paralisada há mais de 10 anos, e a instalação de um elevador no edifício, cuja contratação já foi realizada e aguarda apenas a finalização do trâmite burocrático. Além disso, está em planejamento a urbanização de parte da área da Unidade Mangabeira e a reforma do teto e dos banheiros, enquanto a reforma do bicicletário, pintura e outras melhorias na área de convivência dos alunos, com recursos obtidos pelo laboratório ARIA, coordenado pela professora Thais Gaudêncio, devem começar nesta semana.

Propostas para o futuro - Com uma visão voltada para a continuidade e aprimoramento, a chapa "Conecta CI" apresentou uma visão de aproximação do CI com a sociedade e o mercado. O prof. Tiago Maritan destacou que “as parcerias são uma forma de existir e crescer”, reforçando a importância de projetos que gerem impacto social e econômico. Entre os planos está a criação de uma política de captação de recursos, visando aumentar a transparência e oportunidades para alunos e servidores, além da publicação do orçamento no site do CI, prezando pela clareza nas ações da gestão.

Outra proposta importante visa reduzir a evasão nos cursos, com medidas de suporte aos alunos, incluindo novos projetos de inovação e empreendedorismo.

Debate com a comunidade - Durante a apresentação da chapa, foi aberto espaço para perguntas dos alunos, servidores e professores presentes, permitindo um diálogo sobre as principais demandas da comunidade acadêmica. Um dos pontos abordados foi a implantação do Programa de Gestão por Desempenho (PGD) para os servidores técnicos, medida que visa melhorar a eficiência e a valorização do trabalho dos técnicos-administrativos. Também foi discutida a regulamentação da possibilidade de professores oferecerem até 40% da carga horária dos cursos de forma remota, uma flexibilização que visa se adaptar às novas demandas educacionais.

Entre as preocupações dos alunos, destacou-se a ausência de um espaço adequado para refeições no Centro, além da necessidade de melhorias na área de convivência e da ampliação da biblioteca. Essas questões foram reconhecidas pelos candidatos, que reafirmaram o compromisso com a melhoria da infraestrutura e a criação de espaços que atendam às necessidades da comunidade acadêmica, visando maior conforto e bem-estar no cotidiano do CI.

Perfil dos candidatos - Tiago Maritan é bacharel e mestre em Ciências da Computação pela UFPB, com doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN. Ao longo de sua carreira acadêmica, tem se destacado em projetos de pesquisa, como o VLibras, uma plataforma de tradução automática para Libras. Já Alisson Brito, doutor em Engenharia Elétrica pela UFCG, atua como coordenador do Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (LASER) e também tem ampla experiência em coordenação de projetos com empresas e instituições internacionais.

Ambos os candidatos colocam à disposição da comunidade acadêmica do CI sua experiência e comprometimento, com a promessa de uma gestão transparente e participativa. A eleição para a nova gestão do Centro de Informática da UFPB ocorrerá no dia 18 de setembro, por meio de votação online, através do sistema SigEleições.