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LAVID e ARIA - CI criam sistema de monitoramento de veículos de cargas para Estado da PB
O Núcleo de Pesquisa e Extensão - Lavid e o Laboratório de Aplicações em Inteligência Artificial - Aria do Centro de Informática (CI) desenvolveram para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) do Governo da Paraíba o Sistema de Controle e Acompanhamento de Mercadorias em Trânsito On-line, batizado de "Sistema Cacto" e que identifica e localiza, em tempo real, toda carga irregular ou não de mercadorias que entra e sai do território da Paraíba.
Esse sistema pioneiro e que usa tecnologias de última geração como Big Data e Inteligência Artificial tem a capacidade de emitir alertas com a indicação correta da localização dos veículos em trânsito pelas rodovias do Estado. O desenvolvimento da solução tecnológica foi capitaneado pelos laboratórios Lavid e Aria, sob a coordenação dos pesquisadores Raoni Kulesza, Thaís Gaudêncio, Yuri Malheiros, Marcelo Oliveira e Telmo de Menezes Filho, da Universidade de Bristol, na Inglaterra.
Na equipe de desenvolvedores, constam também os pesquisadores Carlos Silveira Dias, Luiza Silveira, Genival Neto e Jonathan Brilhante. Os estudantes participantes são Adriel Cabral, Igor Simões, Jonathan de Almeida, Bárbara Camargo, Carmem Neri, Lucas Sprakel e Carine Castejon.
O sistema inovador, concluído após dois anos de pesquisa e desenvolvimento, foi apresentado, em novembro, pelo secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, e pelo gerente Operacional de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (GOFMT) da Sefaz-PB, Filipe Lauritzen, em solenidade no auditório da Escola de Administração Tributária (ESAT), no Distrito Industrial de João Pessoa.
Raoni Kulesza disse que, além de inovador para a Sefaz-PB, esse sistema é também ousado, pois apresenta um diferencial em relação a outras tecnologias existentes no país, já que faz uso de Big Data, sendo capaz de realizar processamento massivo de dados em volume, variedade e velocidade como, por exemplo, em relação aos documentos fiscais eletrônicos, que são cruzados com eventos de passagens de veículos no território paraibano.
Segundo ele, com a adoção de Big Data, a ferramenta é capaz de multiplicar por quase 50 vezes a capacidade atual de processamento dos documentos fiscais da Sefaz-PB, utilizando uma nova plataforma de integração de dados que atua como um Datalake, que é um tipo de repositório utilizado para armazenar todos os dados estruturados e não estruturados. Ao armazená-los de forma não estruturada pode-se realizar diferentes tipos de análise, incluindo processamento de big data, análise em tempo real e machine learning, a fim de obter melhores decisões
O coordenador do Lavid informou que em versões futuras do "Sistema Cacto", haverá condições de os auditores realizarem fiscalizações automáticas, com decisões preditivas, utilizando processamento de imagens e posições geográficas..
A importância da colaboração e parceria de órgãos como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social da PB e o Ministério da Justiça para o desenvolvimento dessa ferramenta foram destacadas pela Sefaz-PB, durante a solenidade, por se tratarem de setores que atuam de forma integrada, visando otimizar as ações de controle e acompanhamento de cargas que circulam na Paraíba e na fronteira com estados vizinhos.
Filipe Lauritzen explicou que o "Sistema Cacto" será responsável por realizar o processamento, cruzamento e monitoramento, em tempo real, de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) e de diversas tecnologias de identificação de veículos nas rodovias, gerando os alertas necessários para a fiscalização em centros regionais de monitoramento da Sefaz-PB. Conforme observou, já existem centenas de sensores instalados em todo o território paraibano e que em cada uma das cinco Gerências Regionais do Estado haverá um centro de monitoramento para avaliar as cargas ilícitas por meio de alertas.
A tecnologia desenvolvida pela equipe do Centro de Informática vai identificar o tipo de carga ilícita, enquanto os centros de monitoramento vão se comunicar com as equipes móveis de trânsito para que realizem a devida abordagem dessas cargas que apresentam irregularidades. "O novo sistema terá um nível de assertividade muito alto, pois será baseado em dados processados com ajuda de inteligência artificial”, afirmou Filipe Lauritzen.
TEXTO: Madrilena Feitosa, da Ascom do CI, com informações da Ascom da Sefaz-PB