CD Brassil Interpreta Compositores da Paraíba
CD Brassil Interpreta Compositores da Paraíba, lançado em dez. 2008 com patrocínio do Programa Petrobras Cultural.
BRASSIL INTERPRETA COMPOSITORES DA PARAÍBA
APRESENTAÇÃO
Sempre que ouço a boa música, tenho a tendência a fechar os olhos! Parece que, assim, permito que cada acorde se propague docemente em minha mente e em meu coração, e me garanta “ternurizar” a vida, dar-lhe mais ternura... É uma forma de me re-encantar com o mundo, sempre! Assim me sinto em relação ao trabalho apresentado neste CD BRASSIL Interpreta Compositores da Paraíba. E mais: ao ouvi-lo, consigo sentir o trabalho exigido de cada compositor e de cada músico que o executa. Música paraibana contemporânea, elaborada com a qualidade dos músicos formados pela nossa Universidade.
Capa do CD com ilustração de Alexei Solha.
Patrocinado pelo Programa Petrobras Cultural, este CD é resultado da parceria, no âmbito da Universidade Federal da Paraíba, entre o COMPOMUS (Laboratório de Composição Musical) e o BRASSIL, grupo de metais, piano e percussão do Departamento de Música. Essa parceria reflete toda a tradição musical que o Estado da Paraíba detém nas áreas de performance e de criação, mas ainda pouco difundida no País e no Exterior.
Idealizado pelo compositor Eli-Eri Moura, o COMPOMUS foi criado pela Diretoria do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) em fevereiro de 2003. Primeiro dessa categoria na Paraíba, representou o passo inicial para a implantação da Área de Composição na UFPB, a qual faz hoje parte dos seus programas de extensão, graduação e pós-graduação.
Tenho certeza que todos que escutarem esta produção, de olhos fechados ou bem abertos, se sentirão como eu: privilegiados e encantados.
Maria Yara Campos Matos
Vice-Reitora da Universidade Federal da Paraíba - UFPB
João Pessoa, dezembro de 2008
BRASSIL
O BRASSIL (trocadilho do inglês “BRASS” = instrumento de metal com o nome BRASIL) é um quinteto de metais, acrescido de percussão, formado por professores da Universidade Federal da Paraíba. Neste CD, conta com a participação especial do pianista José Henrique Martins, também Professor da UFPB, e do percussionista Dennis Bulhões, Bacharelando em Música na mesma instituição. Com destaque internacional e quatro CDs gravados (dois dos quais na Inglaterra), o Grupo alia excelente técnica, clareza interpretativa e espontaneidade em suas apresentações, resultando num trabalho de total empatia com o público. O BRASSIL realizou concertos em todas as regiões brasileiras e em diversas cidades da América do Sul, da América do Norte e da Europa. Fez diversas gravações para programas radiofônicos, incluindo alguns da BBC de Londres e da WBGH de Boston, sempre enfatizando a divulgação da música brasileira. Realizou concertos com expoentes da música instrumental internacional e brasileira, como Charles Schlueter (Boston Symphony Orchestra), Per Brevig (Metropolitan Opera, Nova Iorque), Christian Lindberg, Egberto Gismonti, Sivuca, Dominguinhos, entre outros.
O BRASSIL tem norteado jovens instrumentistas brasileiros, desenvolvendo um trabalho intenso de educação musical, participando dos principais festivais de música instrumental do País em cidades como Curitiba, Belém, Brasília, Fortaleza, Londrina, Campos do Jordão, Recife, São Paulo e Belo Horizonte. Sem esquecer suas raízes, o Grupo tem contribuído na formação musical das Bandas de Música de diversas cidades do interior brasileiro, dando, assim, oportunidade de realização profissional e de ascensão social a diversos músicos de baixa renda.
Nesta parceria com o COMPOMUS, o BRASSIL protagonizou um trabalho inédito na região Nordeste do País, o de trabalhar de perto com os compositores locais, ministrando oficinas e ensaiando suas peças. O trabalho resultou na realização de vários concertos na cidade de João Pessoa, na apresentação de um programa totalmente dedicado aos compositores do COMPOMUS em um dos concertos da Segunda Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso, realizada em Cuiabá, em 2006, e, agora, na gravação deste CD patrocinado pelo Programa Petrobras Cultural.
COMPONENTES DO BRASSIL
Ayrton Benck – Trompete e Flugelhorn Gláucio Xavier – Trompete e Flugelhorn Cisneiro Andrade – Trompa Radegundis Feitosa – Trombone Valmir Vieira – Tuba |
MÚSICOS CONVIDADOS
José Henrique Martins – Piano Dennis Bulhões – Percussão |
COMPOSITORES E OBRAS
Todos os compositores deste CD fazem parte do COMPOMUS - Laboratório de Composição Musical da UFPB (www.compomus.mus.br)
MARCÍLIO ONOFRE – Chamber Echo (2006)
Para quinteto de metais, piano e percussão
Natural de João Pessoa-PB (07 FEV 1982), Marcílio Onofre realizou Mestrado em Composição na UFPB, sob orientação de Eli-Eri Moura e co-orientação de Didier Guigue. Realizou cursos com Almeida Prado e Jocy de Oliveira como bolsista nos Festivais Internacionais de Inverno de Campos do Jordão nos anos de 2005 e 2007. Participou da XVI Bienal de Música Brasileira Contemporânea, no Rio de Janeiro (2005). Em 2006, recebeu Menção Honrosa no VII Concorso Internazionale di Composizione per Istrumento Solista (Itália) e foi finalista do ICC – International Composition Competition PIANO 2006, em Tóquio, Japão. É co-autor, com os compositores Samuel Correia e Wilson Guerreiro, da trilha sonora do monólogo Diário de um Louco, com texto de Nikolai Gogol e direção de Jorge Bweres e André Morais, com a qual recebeu o prêmio de Melhor Música no VI Festival Nacional de Teatro de Guaçuí–ES (2005) e no XIII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga–CE (2006). É membro do Grupo de Pesquisas Mus3 (Musicologia, Sonologia e Tecnologia) da UFPB e integra o Log3, laboratório experimental de música digital em tempo real coordenado por Didier Guigue. Sua produção inclui obras para instrumento solo, música de câmara, orquestra e teatro.
Apresentando um primitivismo rítmico e um discurso fragmentado e estático, CHAMBER ECHO tem a nota sol como o seu agente gerador de unidade e coerência, moldando de diversas formas o grande universo de timbres que emana dos metais, do piano e da percussão. Foi especialmente composta para apresentação na Segunda Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso, Cuiabá-MT, em 2006, pelo BRASSIL.
DIDIER GUIGUE – Lied (1988)
Para quinteto de metais
Nascido na França em 1954, Didier Guigue reside em João Pessoa desde 1982. Doutor em Música e Musicologia do Século XX pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, França, 1996), compõe música acústica e eletrônica num estilo eclético, que abrange tanto a computer music experimental quanto o rock progressivo, no qual podem aflorar referências afro-brasileiras, com enfoque no que se costuma chamar música eletroacústica. Em 1999, lançou no Brasil o CD Vox Victimae (CPC-UMES 518). Tem obras eletrônicas publicadas em CDs especializados na Inglaterra (Organized Sound, Cambridge University Press, 1998, vol. 3, n. 1), nos Estados Unidos (Southern Cones: Music Out of Africa and South America, Leonardo Music, 2000, vol. 10), e no Brasil (Música Eletroacústica Brasileira, vol. III, Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, 2004). É Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba. Coordena o Log3, laboratório experimental de música digital em tempo real, e com o Mus3 (Musicologia, Sonologia e Computação), grupo que dirige no Departamento de Música, realiza pesquisas na interseção entre musicologia sistemática e computação.
LIED é o segundo movimento de uma suíte de cinco movimentos autônomos, composta em 1988 e chamada Land of Feeling, que visita estilos e linguagens ecléticas, da canção tonal a processos aditivos algorítmicos, da fuga a cinco vozes à indeterminação controlada, e da qual chegam a aflorar elementos da música popular e do jazz.
PAULINO NETO – Polycontinuum (2006)
Para quinteto de metais e percussão
Natural de João Pessoa-PB (01 OUT 1979), Paulino Neto é Bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba e Mestre em Performance Musical pela Universidade de Montreal, Canadá (2008). Estudou composição com Eli-Eri Moura e J. Orlando Alves. Sua produção composicional inclui peças para diversas formações camerísticas, orquestra e trilhas sonoras para filmes. Recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora Original (Júri Técnico) no 28.o Festival Guarnicê de Cinema (2005), em São Luís-MA, com o filme O Senhor de Engenho, do diretor paraibano Bertrand Lira. É doutorando em Performance Musical, sob a orientação do professor Peter McCutchion, na Universidade de Montreal.
POLYCONTINUUM é caracterizada por uma sucessão de contrapontos imitativos distribuídos nos vários registros dos metais, em função da criação de um movimento policontínuo. A peça é dedicada ao tubista do Brassil Valmir Vieira.
ARIMATÉIA DE MELO – Calidoscópio (2005)
Para quinteto de metais
Natural de João Pessoa-PB (31 MAR 1950), Arimatéia de Melo é Professor do Departamento de Educação Musical da UFPB e Regente Assistente do Coral Universitário da Paraíba Gazzi de Sá. Há mais de 30 anos atua no campo da música coral como compositor, arranjador e regente. Estudou regência com Pedro Santos e Antônio Carlos Batista Pinto Coelho. Na área da composição, estudou com Carlos Galvão, Conrado Silva, Clóvis Pereira, Eli-Eri Moura e J. Orlando Alves. Sua extensa produção composicional inclui peças para diversas formações camerísticas, coro e orquestra.
Em CALIDOSCÓPIO, dois materiais referenciais são organizados e modificados temporalmente ao reagirem a ações como colisão, distanciamento, atração e repulsão, da mesma forma que, num calidoscópio, fragmentos móveis de vidro colorido se refletem sobre um jogo de espelhos angulares e se transformam com o movimento rotativo, produzindo um sem-número de combinações de imagens.
JORGE RIBBAS – Adriatic Mood (2006)
Para quinteto de metais e percussão
Jorge Ribbas é natural de Garanhuns-PE (06 MAR 1964) e reside na cidade de Campina Grande-PB desde 1982. Realizou Mestrado em Composição na UFPB, sob orientação de J. Orlando Alves. No COMPOMUS, também estudou com Eli-Eri Moura. Além de ativista cultural que tem produzido, dirigido e gravado CDs de diversos artistas locais, é arranjador, instrumentista e educador. Sua produção composicional inclui peças para orquestra e diversas formações camerísticas.
ADRIATIC MOOD baseia-se numa estrutura rítmica inspirada na prática musical de algumas regiões do Leste Europeu.
ELI-ERI MOURA – Nouer II (2006)
Para trombone e piano
Natural de Campina Grande-PB (30 MAR 1963), Eli-Eri Moura é Doutor em Composição pela McGill University (Canadá), compositor, regente, teórico e professor dos programas de graduação e pós-graduação em música da UFPB. Estudou composição com José Alberto Kaplan e Mário Ficarelli, no Brasil, e com Alcides Lanza, John Rea e Brian Cherney, no Canadá. Seu catálogo inclui peças para diversos grupos de câmara, coro e orquestra, assim como músicas para peças de teatro, vídeos e filmes. Suas trilhas sonoras ganharam diversos prêmios em festivais brasileiros. Lançou os CDs Trilhas (1996), Réquiem Contestado (1996) e Música de Câmara (2006), este (patrocinado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, do Estado da Paraíba) com o GRUPO SONANTIS (UFPB), do qual é fundador e diretor. Sua música de concerto tem sido apresentada freqüentemente no Brasil e no Exterior em vários festivais, incluindo o World Music Days Festival, da International Society for Contemporary Music. Em 2008 foi premiado pela FUNARTE com a “Bolsa de Estímulo à Criação Artística”. Tem divulgado seu trabalho no campo da teoria da música através de palestras no Brasil, América do Norte e Europa, e em periódicos nacionais e internacionais, a exemplo do Contemporary Music Review. Idealizou e fundou em 2003 o Laboratório de Composição Musical da UFPB (COMPOMUS), catalisando a implantação da área de composição nessa Universidade nos níveis de extensão, graduação e pós-graduação.
NOUER II integra uma série de bagatelas para piano e diferentes instrumentos solistas, na qual, de peça para peça, a parte do piano se mantém igual, e a do segundo instrumento é reescrita. A idéia é que essas partes se posicionem em diferentes relações de foreground e background, bem como em distintos substratos de conteúdo, até que se conectem num nó musical. Em especial, a parte do piano é submetida a uma transformação em que a hierarquia dos parâmetros musicais muda ao mesmo tempo em que mudam as unidades do discurso. Ela expande-se a partir de eventos musicais que representam o parâmetro harmônico, passa por estágios que tipificam o parâmetro da textura, até ser expressa por configurações lineares que denotam o parâmetro da melodia.
WILSON GUERREIRO – Luares de Intermares (2006)
Para quinteto de metais e percussão
Wilson Guerreiro nasceu em Corumbá-MS (10 MAIO 1945) e reside na Paraíba desde 1971. Iniciou estudos de teoria musical ainda criança com o próprio pai, músico militar. Engenheiro de Eletrônica pelo ITA (1970) e Ph.D. em Eletrônica pela Universidade de Southampton, Inglaterra (1979), atuou como professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPB no período 1971-1999, sempre dividindo seus interesses entre a área tecnológica e a arte musical, atuando como instrumentista, compositor e produtor musical. Teve sólida formação musical em cursos de composição, harmonia e instrumentos, tendo estudado com renomados professores, entre os quais Eli-Eri Moura, J. Orlando Alves, Marco César de Oliveira Brito e Liduino Pitombeira. Sua produção inclui peças para diversas formações camerísticas, orquestra sinfônica e trilhas sonoras para teatro e vídeo. Recebeu o Prêmio de Melhor Música no VI Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, Espírito Santo (2005), e no XIII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Ceará (2006), pela trilha sonora, composta em parceria com Marcílio Onofre e Samuel Correia, do monólogo gogoliano Diário de um Louco, dirigido por Jorge Bweres e André Morais. Em 2006, sua peça Éolos, para quinteto de metais e percussão, foi apresentada pelo Brassil na Segunda Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso, Cuiabá-MT.
Em LUARES DE INTERMARES, o compositor trabalha com pequenos fragmentos melódicos imersos em diferentes tipos de textura. Esses fragmentos são organizados e modificados temporalmente visando à criação de um grande número de combinações, superposições, fusões e desdobramentos. Construída dessa maneira, a estrutura gera uma narrativa móvel e transmudante, com diversas velocidades e transformações internas, à guisa das feições da Lua vista da beira-mar do Bairro de Intermares, Cabedelo-PB.
TICIANO ROCHA – Daedalus (2005)
Para quinteto de metais
Natural de João Pessoa-PB (14 ABR 1982), Ticiano Rocha é Mestre em Composição pela UFPB (2007) sob orientação de Eli-Eri Moura. Realizou oficinas de arranjo com Adail Fernandes e de trilha sonora com David Tygel. É membro colaborador do Grupo de Pesquisas Mus3 (Musicologia, Sonologia e Tecnologia) da UFPB e integra o Log3, laboratório experimental de música digital em tempo real coordenado por Didier Guigue. Sua produção inclui obras para orquestra sinfônica e diversas formações camerísticas. É Professor e Coordenador do Curso de Graduação em Música da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá-MT.
DAEDALUS alterna duas idéias musicais — uma baseada na repetição rápida de notas, outra em arpejos e notas longas — e suas variações, na tentativa de construir duas temporalidades musicais independentes entre si. Seu nome deriva da construção harmônica que, como um labirinto, progride sobre uma tabela de alturas predefinidas.
LUIZ CARLOS OTÁVIO – Perpetuum (2005)
Para quinteto de metais
Natural de João Pessoa-PB (08 AGO 1957), Luiz Carlos Otávio é Licenciado em Educação Artística pela UFPB. Estudou composição com Eli-Eri Moura e J. Orlando Alves. É professor, regente e arranjador de vários corais na cidade de João Pessoa. Foi vencedor de diversos festivais de música locais. Atuou como membro do Musiclube da Paraíba, grupo difusor da música popular paraibana.
PERPETUUM desdobra-se em movimento contínuo, utilizando harmonias e texturas baseadas quase que exclusivamente em intervalos de quartas. A peça faz referências a aspectos harmônicos e melódicos da música popular brasileira.
ROGÉRIO BORGES – Quinteto N.O 1 (2005)
Para quinteto de metais
Natural de Itaporanga-PB (07 DEZ 1969), Rogério Borges é Bacharel em Trompete pela UFPB. Iniciou seus estudos de composição, harmonia e arranjo com José Alberto Kaplan e, posteriormente, estudou com Ian Guest, Eli-Eri Moura e J. Orlando Alves. É autor de diversas peças para orquestra sinfônica, banda de música, quinteto de metais, quarteto de trombones, e várias outras formações camerísticas. Estréias e gravações de suas peças foram realizadas por diversas orquestras nordestinas. É arranjador da Orquestra Sinfônica da Paraíba; Regente, Diretor e Arranjador da Orquestra Parahyba Pop Band e do Grupo de Câmara Parahybrass; e Professor de Trompete da Escola de Música Antenor Navarro do Estado da Paraíba.
QUINTETO N.o 1 faz parte de um ciclo de três obras para metais e se baseia em quatro acordes e quatro escalas, montados a partir de um sistema quartal de alturas.
J. ORLANDO ALVES – Intensificações (2006)
Para quinteto de metais e piano
Natural de Lavras-MG (13 MAR 1970), J. Orlando Alves reside na Paraíba desde 2006. É Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2005). Participou dos Panoramas da Música Brasileira Atual, de 1994 a 2005; da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, Rio de Janeiro-RJ, em 1997, 2003 e 2007; da Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso, Cuiabá-MT, em 2004 e 2006; e do Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos, Belo Horizonte-MG, em 2001. Recebeu os seguintes prêmios: 1.o lugar na categoria Duos e 2.o lugar na categoria Quintetos no Primeiro Concurso FUNARTE de Composição (2001); 1.o lugar no VII Concurso Nacional de Música IBEU (2003); Menção Honrosa no Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri, promovido pela Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (2005); e 3.° lugar no Concurso SESIMINAS de Composição para Orquestra de Câmara, Belo Horizonte (2006). Em 2008 foi premiado pela FUNARTE com a “Bolsa de Estímulo à Criação Artística”. É Professor da Universidade Federal da Paraíba e atual Coordenador do COMPOMUS.
Composta a partir da concepção de massas sonoras, INTENSIFICAÇÕES ressalta mudanças graduais de densidade e dinâmica. A idéia de um contínuo sonoro foi materializada nas articulações prolongadas e defasadas dos metais, sempre em oposição à precisão métrica do piano.
JOSÉ ALBERTO KAPLAN – Burlesca (1987)
Para quinteto de metais e piano
Natural de Rosário, Argentina (16 JUL 1935), José Alberto Kaplan mudou-se para a Paraíba em 1961 e adotou a cidadania brasileira em 1969. É pianista, regente, pedagogo, compositor e teórico. Estudou piano com Arminda Canteros, Ruwin Erlich, Nikita Magaloff e Wladyslaw Kedra; composição com Julián Bautista e Alcides Lanza; contraponto com Cláudio Santoro; e regência orquestral com George Byrd. Recebeu diversos prêmios, entre os quais o Diploma de Honra no VI Concurso Internacional de Piano Maria Canals(Barcelona, Espanha, 1960); o 1.o Prêmio no I Concurso Brasileiro de Composição de Música Erudita (FUNARTE, Rio de Janeiro-RJ, 1978); e o 2.o lugar no Concurso Nacional de Obras Corais (FUNARTE, Rio de Janeiro-RJ, 1979). Em 1977, gravou com o pianista Gerardo Parente o disco Piano Brasileiro a Quatro Mãos, e em 1979, lançou o disco Cantata pra Alagamar.Suas peças para piano, violão, coro misto e diferentes combinações instrumentais foram editadas no Brasil, na Alemanha e nos Estados Unidos, e várias obras suas foram também gravadas no Brasil e no Exterior. Em 1994, lançou o CD Kaplan: Obras Escolhidas. Foi Professor do Departamento de Música da UFPB de 1964 a 1996, ano em que se aposentou. Em 1999, publicou o livro autobiográfico Caso me esqueça(m) – Memórias Musicais. Em 2003, lançou o CD Obras para Piano, com seleção de treze obras de sua autoria, e em 2005, o seu terceiro CD, José Alberto Kaplan — Obras Orquestrais.
BURLESCA inicia com uma introdução lenta que inclui dois temas contrastantes. Essa introdução é seguida da música burlesca propriamente dita, que se baseia num motivo de fácil assimilação, escrito sobre uma célula rítmica de caráter sincopado. O motivo imprime à obra um balanço que caracteriza tanto a música brasileira quanto a centro-americana. Esses dois blocos se alternam, gerando uma extensa forma rondó-sonata.
INSTRUMENTOS | MUSICAL INSTRUMENTS
Ayrton Benck
Trompete em Dó Monette modelo Raja Samadhi | Monette C Raja Samadhi Trumpet
Trompete em Dó Monette STC-2 | Monette STC-2 C Trumpet
Trompete Piccolo em Sib Thein | Thein B-Flat Piccolo Trumpet
Flugelhorn Courtois modelo 154R | Courtois 154R Flugelhorn
Gláucio Xavier
Trompete em Sib Monette 149XL | Monette 149XL B-Flat Trumpet
Trompete em Dó Monette AJNA II | Monette AJNA II C Trumpet
Trompete Piccolo em Sib Thein | Thein B-Flat Piccolo Trumpet
Flugelhorn Yamaha YFH-731| Yamaha YFH-731 Flugelhorn
Cisneiro Andrade
Trompa Conn 8D série G | Conn 8D G Series French Horn
Radegundis Feitosa
Trombone tenor Weril GT283 | Tenor Trombone Weril GT283
Valmir Vieira
Tuba CC VMI - modelo 132/2 | VMI CC Tuba model 132/2
José Henrique Martins
Bösendorfer Grand Piano mod. 290
BRASSIL PLAYS MUSIC BY COMPOSERS FROM PARAÍBA
INTRODUCTION
Every time I listen to good music, I am induced to close my eyes! This way I allow every musical chord to spread smoothly within my mind and my heart, so that life becomes tenderer... Consequently, I get enchanted with the world, over and over again! That is how I feel towards the work presented in this CD Brassil Plays Music by Composers from Paraíba. When I listen to it I also recognize the efforts demanded from each composer and interpreter to accomplish such a project. Contemporary music from Paraíba, produced with the high quality of the musicians formed in our University.
Supported by Programa Petrobras Cultural, this CD is the result of a partnership between COMPOMUS (Laboratory of Musical Composition at UFPB) and BRASSIL, our Music Department group of brass, piano and percussion. This enterprise reflects well the musical tradition that the State of Paraíba holds in the areas of musical performance and composition; a tradition still not well-known in the rest of the Country and abroad.
Envisioned by the composer Eli-Eri Moura, COMPOMUS was funded by the Diretoria do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA - UFPB) in February 2003. First of its kind in Paraíba, COMPOMUS represented the first step towards the implementation of the Composition Area at UFPB. Presently, this area is offered in the University programs of Free, Undergraduate and Graduate Courses.
Surely, those who will listen to this CD – either with closed or wide open eyes – will feel like me: privileged and enchanted.
Maria Yara Campos Matos
Vice-Principal of the Federal University of Paraíba - UFPB
João Pessoa, December 2008
BRASSIL
BRASSIL – a play on the words BRASS and BRASIL (as in Portuguese) – is a brass quintet with percussion, formed by professors of the Federal University of Paraíba. This recording includes the participation of the pianist José Henrique Martins, also a UFPB Professor, and the percussionist Dennis Bulhões, as invited musicians. The curriculum of BRASSIL includes the recording of four other CDs, two of them in England . The work of the Group combines excellent technique, interpretative clarity and spontaneity that results in a complete empathy with the audience. BRASSIL performed in all Brazilian regions and in several cities of South America, North America and Europe . It recorded radio programs for the BBC (London) and the WGBH (Boston) entirely devoted to Brazilian music, and played with several exponents of the national and international instrumental music scene, like Charles Schlueter (Boston Symphony Orchestra), Per Brevig (Metropolitan Opera, New York), Christian Lindberg, Egberto Gismonti, Sivuca, Dominguinhos, among others.
The Group has also helped many young Brazilian instrumentalists by conducting an intense work of musical education, particularly within the main instrumental music festivals of Brazil , in the cities of Curitiba , Belém, Brasília, Fortaleza , Londrina , Campos do Jordão, Recife , São Paulo and Belo Horizonte .
Without forgetting its roots, BRASSIL has contributed to the musical formation of low-paid musicians that play in musical bands in the countryside of Brazil, creating new opportunities for their professional and social ascension.
In the present partnership with COMPOMUS, BRASSIL is the protagonist of an unprecedented work in northeast Brazil . The partnership included working directly with the composers, rehearsing their pieces and presenting workshops. As a result, concerts were organized in the city of João Pessoa , and a program featuring exclusively composers from COMPOMUS was presented in a concert during the 2nd Mato Grosso Biennial of Brazilian Contemporary Music, in Cuiabá (2006). Ultimately, this CD is now launched under the auspices of Programa Petrobras Cultural.
BRASSIL PERFORMERS
Ayrton Benck – Trumpet and Flugelhorn Gláucio Xavier – Trumpet e Flugelhorn Cisneiro Andrade – French Horn Radegundis Feitosa – Trombone Valmir Vieira – Tuba |
GUEST MUSICIANS
José Henrique Martins – Piano Dennis Bulhões – Percussion |
COMPOSERS AND PIECES
All composers featured in this CD take part in COMPOMUS (Laboratory of Musical Composition at the Federal University of Paraíba – UFPB) www.compomus.mus.br
MARCÍLIO ONOFRE – Chamber Echo (2006)
For brass quintet, piano and percussion
Born February 7th, 1982, in João Pessoa, Brazil, Marcílio Onofre pursued the degree of Master of Music in Composition under the supervision of the composer Eli-Eri Moura (and co-supervision of Didier Guigue) at UFPB. He studied with Almeida Prado and Jocy de Oliveira in the International Winter Festivals of Campos do Jordão, in 2005 and 2007. One of his pieces was presented in the XVI Biennial of Brazilian Contemporary Music, in Rio de Janeiro (2005). In 2006 he won an Honor Award at the VII Concorso Internazionale di Composizione per Strumento Solista (Italy), and he was one of the six finalists of the ICC – International Composition Competition “PIANO 2006”, in Tokyo, Japan. For a sound track composed in partnership with Samuel Correia and Wilson Guerreiro he won the “Best Sound Track” award in the VI Guaçuí National Theater Festival, Brazil (2005), and the “Best Sound Track” award in the XIII Guaramiranga Northeast Theater Festival, Brazil (2006). He is a member of Mus3 (Research Group on Musicology, Sonology and Computing) at UFPB, and he also takes part in Log³, an experimental laboratory of real time digital music coordinated by Didier Guigue. His works include pieces for solo, diverse chamber groups and orchestra, as well as music for theater plays.
Presenting a rhythmic primitivism and a fragmented and static discourse, CHAMBER ECHO has the tone G as its generative agent for unity and coherence, shaping in several ways the rich palette of timbres that emanate from the brass, the piano and the percussion. The piece was especially composed to be performed by BRASSIL in the 2nd Mato Grosso Biennial of Brazilian Contemporary Music, in Cuiabá (2006).
DIDIER GUIGUE – Lied (1988)
For brass quintet
Didier Guigue, born in France (1954), has been living in Brazil (João Pessoa) since 1982. Doctor of Musicology (École des Hautes Études en Sciences Sociales, France, 1996), he composes instrumental and electronic music in a variety of styles that range from experimental computer music to progressive rock; however, focused on the electro-acoustic area. Slight touches of Afro-Brazilian references are noticeable in his works. In 1999 he launched in Brazil the CD Vox Victimae (CPC-UMES 518). His electronic pieces are recorded in CDs launched in England (Organized Sound, Cambridge University Press, 1998, vol. 3, n. 1), United States (Southern Cones: Music Out of Africa and South America, Leonardo Music, 2000, vol. 10), and Brazil (Música Eletroacústica Brasileira, vol. III, Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, 2004). He is Professor and Coordinator of the Music Graduate Program at UFPB. In this University he also coordinates Log³ (experimental laboratory of real time digital music) and Mus3 (Research Group on Musicology, Sonology and Computing), where he conducts researches concerning the intersection between musicology and computing.
LIED is the second movement of a 5-movement suite, composed in 1988, called Land of Feeling, which permeates eclectic styles and languages, from tonal songs to algorithmic additive processes, from 5-part fugues to controlled indetermination, and from which emerge elements typical of jazz and popular music.
PAULINO NETO – Polycontinuum (2006)
For brass quintet and percussion
Born October 1st, 1979, in João Pessoa, Brazil, Paulino Neto obtained the degrees of Bachelor of Music in Guitar from UFPB and Master of Music (Performance) from Montreal University, Canada (2008). He studied composition with Eli-Eri Moura and J. Orlando Alves. His works include pieces for chamber groups and orchestra, as well as sound tracks for films. In 2005 he was awarded with the “Best Original Sound Track” prize in the XXVIII Guarnicê Cinema Festival, in São Luis , Brazil , for the film O Senhor de Engenho, by the Director Bertrand Lira. Presently, he pursues the degree of Doctor of Music (Performance) at Montreal University , under the supervision of Peter McCutchion.
POLYCONTINUUM is characterized by a succession of imitative counterpoints distributed throughout the several registers of the brass instruments, so that a poly-continuum movement is created. The piece is dedicated to Valmir Vieira, the tuba player of BRASSIL.
ARIMATÉIA DE MELO – Calidoscópio (2005)
For brass quintet
Born in João Pessoa, Brazil (March 31st, 1950), Arimatéia de Melo is Professor at the Music Education Department of UFPB and Assistant Conductor of UFPB University Choir. Very dedicated to choir music, he has worked intensively in this area as composer, arranger and conductor for more than 30 years. His large compositional output also includes pieces for diverse chamber groups and orchestra. He studied conducting with Pedro Santos and Antônio Carlos Coelho, and composition with Carlos Galvão, Conrado Silva, Clóvis Pereira, Eli-Eri Moura and J. Orlando Alves.
In CALIDOSCÓPIO two basic referential materials are organized and modified temporally as they react to actions like collision, distancing, attraction and repulsion, similarly as, in a kaleidoscope, moving colorful glass fragments reflect each other on a chain of angular mirrors, and get transformed by the rotating movement, producing a vast number of image combinations.
JORGE RIBBAS – Adriatic Mood (2006)
For brass quintet and percussion
Jorge Ribbas was born in Garanhuns, Brazil (March 6th, 1964). He pursued the degree of Master of Music in Composition under the supervision of the composer J. Orlando Alves. He also studied composition with Eli-Eri Moura at COMPOMUS. He has worked as arranger, instrumentalist and educator, as well as cultural promoter, having produced, directed and recorded CDs by several local artists. His compositional output includes pieces for orchestra and diverse chamber groups.
ADRIATIC MOOD is based on a rhythmic pattern related to musical practices from some regions of East Europe.
ELI-ERI MOURA – Nouer II (2006)
For trombone and piano
Born in Campina Grande, Brazil (March 30th, 1963), Eli-Eri Moura is a composer, conductor and researcher. He works at UFPB as a professor in the undergraduate and graduate programs of music. He studied composition with José Alberto Kaplan and Mário Ficarelli, in Brazil, and later with Brian Cherney, Alcides Lanza and John Rea, at McGill University, Canada, where he obtained two of his graduate degrees (Master of Music and Doctor of Music in Composition). His works include pieces for diverse chamber groups, choir and orchestra, as well as music for theater plays, videos and films. His sound tracks have won many national awards in Brazilian festivals. He launched the CDs Trilhas (1996),Réquiem Contestado (1996) and Música de Câmara (2006). The latter was recorded by SONANTIS, the contemporary music group of UFPB, founded and directed by the composer, under the auspices of the Paraíba State Government. His concert music has been played in Brazil and abroad in several festivals, including the World Music Days Festival of the International Society for Contemporary Music – ISCM. In 2008 FUNARTE (Brazilian National Art Foundation) awarded the composer with the prize Bolsa de Estímulo à Criação Artística. He has lectured about his theoretical work in Brazil , North America and Europe . His essays are published in national and international periodicals, such as Contemporary Music Review. He led the efforts to fund (in 2003) the Laboratory of Musical Composition at UFPB, catalyzing the creation of the composition area in this University. Presently, UFPB offers composition programs at the undergraduate and graduate levels.
NOUER II is part of a series of bagatelles for piano and different soloist instruments, in which, from piece to piece, the piano part remains the same and the part of the second instrument is rewritten. The idea is to put the two parts to move in different relations of foreground and background, and through different content layers, until they get connected in a musical knot. In special, the piano part is submitted to a transformation in which the hierarchy of the musical parameters changes along with the units of the musical discourse. It expands from musical events that represent the harmonic parameter, passes through varying stages that typify the parameter of texture, and it is finally expressed by linear figurations denoting the parameter of melody.
WILSON GUERREIRO – Luares de Intermares (2006)
For brass quintet and percussion
Wilson Guerreiro was born in Corumbá, Brazil (May 10th, 1945). He started studying music at an early age with his father, a military musician. Ph. D. in Electronic Engineering (University of Southampton, England, 1979), he worked as a professor in the Department of Electronic Engineering at UFPB during the period from 1971 to 1999, always dividing his interests between the technological area and the musical art, as he also played musical instruments, composed and worked as musical promoter. He had a solid musical formation in courses of composition, harmony and instruments, studying with renowned teachers, among them Eli-Eri Moura, J. Orlando Alves, Marco César de Oliveira Brito and Liduino Pitombeira. His compositional output includes pieces for different chamber groups, symphony orchestra and sound tracks for theater plays and videos. For a sound track composed in partnership with Marcílio Onofre and Samuel Correia, he won the “Best Sound Track” award in the VI Guaçuí National Theater Festival, Brazil (2005), and the “Best Sound Track” award in the XIII Guaramiranga Northeast Theater Festival, Brazil (2006). In 2006, his piece Éolos for brass quintet and percussion was presented by BRASSIL in the 2nd Mato Grosso Biennial of Brazilian Contemporary Music ( Cuiabá , Brazil ).
In LUARES DE INTERMARES the composer works with short melodic fragments immersed in different kinds of texture. These fragments are organized and modified temporally so that a great number of combinations, superpositions, fusions and developments are created. Constructed in this way, the musical structure generates a moveable and mutating narrative, displaying different rates of speed and internal transformations, parallel to the moon forms seen from the sea-shore in Intermares Beach, Cabedelo, Brazil.
TICIANO ROCHA – Daedalus (2005)
For brass quintet
Born in João Pessoa, Brazil (April 14th, 1982), Ticiano obtained his Master degree in composition in 2007, under the supervision of Eli-Eri Moura. He participated in workshops on arrangement and sound track given by Adail Fernandes and David Tygel respectively. He is a member of Mus3 (Research Group on Musicology, Sonology and Computing) at UFPB and also takes part in Log³, an experimental laboratory of real time digital music coordinated by Didier Guigue. His works include pieces for symphony orchestra and diverse chamber groups. He teaches at the Federal University of Mato Grosso – UFMT, Cuiabá, where he coordinates the undergraduate courses of music.
DAEDALUS alternates two musical ideas (one based on the repetition of rapid notes, the other on arpeggios and long notes) and their variations, in an attempt to build two independent musical temporalities. Its name derives from its harmonic construction, which, as in a labyrinth, progresses on a pre-defined table of pitches.
LUIZ CARLOS OTÁVIO – Perpetuum (2005)
For brass quintet
Born in João Pessoa, Brazil (August 8th, 1957), Luiz Carlos Otávio obtained his undergraduate degree in Arts at UFPB. He studied composition with Eli-Eri Moura and J. Orlando Alves. As a member of Musiclube da Paraíba, a group committed to make known the popular music from the Paraíba State , he won several local popular music festivals. Presently, he works as a teacher and as the conductor/arranger of several choirs in João Pessoa .
PERPETUUM unfolds into a continuous movement, displaying harmonies and textures based mainly on intervals of fourths. The piece includes several references to harmonic and melodic aspects from Brazilian popular music.
ROGÉRIO BORGES – Quinteto n.O 1 (2005)
For brass quintet
Born in Itaporanga , Brazil (December 7th, 1969), Rogério Borges holds a Bachelor Degree in Trumpet (UFPB). He started his studies in composition, harmony and arrangement with José Alberto Kaplan, and later studied with Ian Guest, Eli-Eri Moura and J. Orlando Alves. His compositional output includes many pieces for symphony orchestra, musical band, brass quintet, trombone quartet and other instrumental setups. Several orchestras of northeast Brazil , including the Paraíba Symphony Orchestra, premiered and recorded his pieces. He conducts the Orquestra Parahyba Pop Band and the Grupo de Câmara Parahybrass. He also teaches trumpet at Antenor Navarro Paraíba State School of Music, in João Pessoa , Brazil .
QUINTETO N.o 1 is part of a cycle of three pieces for brass. It is based on four chords and four scales constructed according to a quartal system of harmony.
J. ORLANDO ALVES – Intensificações (2006)
For brass quintet and piano
Born in Lavras, Brazil (March 13th, 1970), J. Orlando Alves holds a Doctor of Music degree from UNICAMP (State University of Campinas, São Paulo , Brazil ). He participated in several Brazilian music festivals: Panorama da Música Brasileira Atual (from 1994 to 2005); Biennial of Brazilian Contemporary Music, Rio de Janeiro (1997, 2003 and 2007); 2nd Mato Grosso Biennial of Brazilian Contemporary Music, Cuiabá (2004 and 2006); and Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos, Belo Horizonte (2001). He was awarded the following composition prizes in Brazil: first place (“duo” category) and second place (“quintet” category) in the Primeiro Concurso FUNARTE de Composição (2001); first place in the VII Concurso Nacional de Música IBEU (2003); honor award in the Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri (2005); and third place in the Concurso SESIMINAS de Composição para Orquestra de Câmara (2006). In 2008, FUNARTE (Brazilian National Art Foundation) awarded the composer with the prize Bolsa de Estímulo à Criação Artística. Since 2006 he works as a professor at UFPB in the undergraduate and graduate music programs. Presently, he is the Director of COMPOMUS.
Written based on ideas related to the concept of sound mass, INTENSIFICAÇÕES emphasizes gradual changes of density and dynamics. The idea of a sonorous continuum was materialized in the extended and unsynchronized brass articulations that are always in opposition to the metrical precision of the piano.
JOSÉ ALBERTO KAPLAN – Burlesca (1987)
For brass quintet and piano
Born in Rosário, Argentina (July 16th, 1935), José Alberto Kaplan moved to Paraíba in 1961 and received the Brazilian citizenship in 1969. He is a pianist, conductor, pedagogue, composer and theorist. He studied piano with Arminda Canteros, Ruwin Erlich, Nikita Magaloff and Wladyslaw Kedra; composition with Julián Bautista and Alcides Lanza; counterpoint with Cláudio Santoro; and orchestral conducting with George Byrd. He received several prizes, among them: Honor Award in the VI Concurso Internacional de Piano Maria Canals (Barcelona, Spain, 1960); first place in the I Concurso Brasileiro de Composição de Música Erudita - FUNARTE (Rio de Janeiro, Brazil, 1978); and second place in the Concurso Nacional de Obras Corais - FUNARTE (Rio de Janeiro, 1979). In 1977 he recorded the LP Piano Brasileiro a Quatro Mãos with the pianist Gerardo Parente, and in 1979 launched the LP Cantata pra Alagamar. His pieces for piano, guitar, choir and other different instrumental setups are edited in Brazil , Germany and USA . Several of his works are also recorded in Brazil and abroad. In 1994 he launched the CD Kaplan: Obras Escolhidas. He worked as a professor in the Music Department of UFPB from 1964 to 1996, when he retired. In 2003 he launched the CD Obras para Piano, with thirteen of his piano pieces, and in 2005 he issued his third CD,José Alberto Kaplan — Obras Orquestrais.
BURLESCA starts with a slow introduction presenting two contrasting themes. This introduction is followed by the burlesque music itself, which is based on an easily assimilated motive, written on a rhythmic pattern of a syncopated character. This motive gives the piece a swing that characterizes both Brazilian and Central American typical music. These two kinds of section alternate each other throughout the piece, generating an extended rondo-sonata.
AGRADECIMENTOS | THANKS
À PETROBRAS, pelo patrocínio; à Universidade Federal da Paraíba, em particular ao COMPOMUS e ao DeMus, e à FUNESC (João Pessoa), pelo generoso apoio.
To PETROBRAS, for the financial assistance; Federal University of Paraiba, in particular COMPOMUS and DeMus, and FUNESC ( João Pessoa ), for their generous support.
DOWNLOAD GRÁTIS | FREE DOWNLOAD
O material deste CD (gravações e texto) e as partituras (com partes separadas) das peças gravadas estão disponíveis para download gratuito no site do Laboratório de Composição Musical da UFPB – COMPOMUS: www.compomus.mus.br
The materials of this CD (recordings and text) and the musical scores (including separate parts) are available for free download in the website of COMPOMUS - Laboratório de Composição Musical (Laboratory of Musical Composition of the Federal University of Paraíba, Brazil): www.compomus.mus.br
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Todas as gravações foram realizadas na Sala Bangüê, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba – FUNESC, João Pessoa, no período de 21 a 25 de setembro de 2008.
All recordings were made in the Bangüê Concert Hall (Fundação Espaço Cultural da Paraíba – FUNESC, João Pessoa ), Brazil , from 21st to 25th September 2008.
FICHA TÉCNICA | CREDITS
Produtor | Producer
Wilson Guerreiro
Direção Musical | Musical Direction
Eli-Eri Moura, Radegundis Feitosa
Coordenador do COMPOMUS| Director of COMPOMUS
J. Orlando Alves
Assistente de Produção | Production Assistant
Marcílio Onofre
Estúdio de Gravação | Recording Studio
SG Studio Digital (João Pessoa–PB)
Técnicos de Gravação | Recording Technicians
Patrick Onofre, Sérgio Gallo
Edição Digital | Digital Editing
Adriano Ismael, Sérgio Gallo
Mixagem/Masterização| Mixing/Mastering
Sérgio Gallo
Ilustração da Capa | Cover Illustration
Alexei Solha
Projeto Gráfico | Art Design
Alexei Solha
Texto em Inglês | English Text
Eli-Eri Moura
Impressão Gráfica | Printing
Gráfica Santa Marta – João Pessoa–PB
Afinador de Piano | Piano Tuner
Francisco R. Ebbers