Notícias
Projeto LAMATER promove ações em saúde materna
Da necessidade de aprofundar conhecimentos sobre a atenção à saúde materna e perinatal surgiu a Liga Acadêmica de Saúde Materna e Perinatalidade - LAMATER, vinculada ao departamento de Terapia Ocupacional. Idealizada pela docente Alyne Oliveira, a iniciativa é voltada à atuação na saúde materna em unidade hospitalar materno-infantil.
Em sua primeira edição, o objetivo da LAMATER foi o de promover a compreensão para as questões que perpassam a saúde e o bem-estar materno. “A experiência na disciplina Cenários III despertou o interesse da criação de outros espaços como complemento à formação acadêmica, para os estudantes se aprofundarem nos estudos e desenvolverem um olhar sensível para as questões que envolvem a saúde materna e a perinatalidade.” explica a coordenadora Alyne Oliveira.
A Liga atua com base na formação de profissionais voltados para as necessidades do sistema público de saúde, através da educação em saúde, abordagens individuais, grupais e do trabalho em equipe interdisciplinar/interprofissional. As atividades práticas da LAMATER incluem planejamento e execução das ações iniciais de consolidação de uma liga, como reuniões semanais para supervisão das atividades feitas pelas bolsistas e discentes.
Interação do projeto com as mães
Profissionais de saúde, mães e mulheres no período gravídico-puerperal têm oportunidades de receber cuidados e acompanhamento dos discentes de Terapia Ocupacional. Todas as mulheres participantes são acompanhadas por terapeutas ocupacionais, que têm um olhar sensível e humanizado para a saúde materna e a perinatalidade.
A Liga planeja ainda desenvolver atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão na área. Durante os encontros semanais, são realizados os planejamentos de aulas teóricas e teórico-práticas remotas com os alunos participantes, tendo em vista demandas da comunidade acadêmica e das mães participantes. As aulas são elaboradas pela orientadora e pelos professores colaboradores, tanto para os discentes membros da Liga como para profissionais que participam do projeto.
Experiência de dentro para fora
A bolsista e estudante de Terapia Ocupacional, Lua Zayra, afirma que participar do projeto foi muito importante para sua formação. “Fazer parte da Lamater me fez enxergar com mais sensibilidade e clareza esse tema tão presente na vida da mulher. E eu, como futura terapeuta ocupacional, vou ter o poder de auxiliar tantas mulheres nesse cotidiano e nas suas atividades de vida diária.”
O projeto tem atuado na promoção de saúde e bem-estar, assim como aumentar o laço entre as mães e seus bebês. As atividades instigam o estudo dos docentes participantes que refletem diretamente no seu trabalho com a comunidade ampliando seu senso reflexivo e crítico.
Projeto
A Lamater é a primeira liga acadêmica vinculada ao Departamento de Terapia Ocupacional da UFPB e pioneira no tema de saúde materna. Foi cadastrada inicialmente como Fluex no período letivo passado, ainda remoto, e teve suas práticas realizadas em ambientes virtuais, nas mídias sociais e salas de videoconferências.
“Por se tratar de uma liga acadêmica, incentiva-se a autonomia e a participação de discentes na extensão em articulação com o ensino e a pesquisa na referida área de conhecimento, viabilizando um espaço de aprendizagem teórico-prática para estudantes.” complementa a coordenadora da ação, Alyne Oliveira.
Já em 2022, o projeto tem chegado à comunidade por meio do desenvolvimento de conhecimentos acerca da saúde materna e perinatalidade no perfil oficial da liga no Instagram.
Extensionista: Liryel Araújo | Edição: Lis Lemos