Notícias
Projetos apostam no empoderamento feminino pela gastronomia
Desenvolver ferramentas para que mulheres em situação de vulnerabilidade social possam aprender a produzir e comercializar produtos para complementação de sua renda. Esse é o mote que liga três projetos de extensão vinculados ao departamento de Gastronomia da UFPB. Mesmo com o período de isolamento social, os projetos Pães de Maria, Todas Podem e Oficinas Gastronômicas para Todas seguem com suas atividades.
Coordenado pela professora Karinne Oliveira, o projeto Oficina Gastronômica para Todas caminha junto às extensões “Todas Podem” e “Educação Financeira para Todas”, do mesmo departamento, visando despertar o lado empreendedor de mulheres em vulnerabilidade econômica que não possuem amparo econômico e capacitá-las na área de gastronomia, para que elas possam produzir e vender seus próprios produtos .
Por causa da pandemia causada pela Covid-19, as atividades do projeto foram adaptadas, pois o contato com as mulheres foi interrompido. “Estamos trabalhando no sentido de preparar as oficinas práticas a serem executadas após o período de isolamento social, fazendo semanalmente um brainstorming em equipe para alinharmos nossas ideias e prepararmos um material de qualidade para oferecer a estas mulheres”, explica Karinne.
Assim como diversas ações de extensão da UFPB, o projeto buscou promover uma maior interação nas redes sociais. Através do seu perfil no Instagram , a extensão busca divulgar o trabalho, assegurar o contato com as beneficiárias e despertar interesse na participação das suas oficinas. De acordo com a coordenadora, uma das ideias do perfil é a produção de vídeos com receitas fáceis e ingredientes acessíveis, possibilitando a produção e venda desses produtos pelas mulheres e, consequentemente, a geração de renda.
Parcerias
As ações do projeto “Todas Podem” envolvem a capacitação de mulheres empreendedoras que estão em busca de crescimento pessoal e profissional. O projeto oferta assessoria na gestão de negócios e mentorias para implementação de ações que ajudem a alavancar o trabalho dessas mulheres. A extensão tem parceria com os projetos Oficinas Gastronômicas para Todas e “Educação Financeira para Todas”, coordenado pela professora Valéria Saturnino, também do departamento de Gastronomia.
Segundo a coordenadora da ação, Maria dos Remédios, a ideia do "Todas Podem" surgiu a partir do desejo de proporcionar para as alunas uma capacitação que permitisse obter conhecimento mais amplo sobre o empreendedorismo feminino e ajudá-las a firmarem os seus negócios. O projeto também conta com o apoio do Ela Pode, programa de capacitação gratuito apoiado pela Google.
Neste momento de pandemia, o projeto encontra-se em um período de reestruturação das atividades. “Estamos preparando um material de capacitação junto com a bolsista e os voluntários para, no próximo mês, começarmos a divulgação das capacitações através do Instagram e pelo WhatsApp, em que nós mantemos contato com as beneficiárias da extensão”, explica a professora Maria dos Remédios.
Pães de Maria
Já o projeto “Pães de Maria” tem como objetivo capacitar mulheres que são usuárias das cinco cozinhas comunitárias da cidade de João Pessoa, localizadas no Bairro dos Novais, Conjunto Gervásio Maia e comunidades Bela Vista (Cristo), Timbó (Bancários) e Taipa (Costa e Silva). Coordenado pela professora Estefânia Fernandes,os conteúdos são desenvolvidos pelos alunos da disciplina de panificação e possuem o intuito de proporcionar às beneficiárias uma forma de garantir renda extra.
A atuação presencial do projeto permanece interrompida por enquanto, pela dificuldade de exercer qualquer atividade coletiva no panorama atual. Cada oficina contava com uma em média de 20 pessoas. Por conta disso, a extensão decidiu recorrer ao seu grupo no WhatsApp com a participação das beneficiárias do projeto que estiveram presentes em todas as suas edições. A ideia é utilizar esse grupo como canal de compartilhamento de videoaulas referentes às receitas que já foram ensinadas e as que serão propostas esse ano.
A coordenadora afirma que uma das metas do "Pães de Maria" para esse ano é desenvolver o lado comercial das participantes, através de conteúdos disponibilizados pelo Sebrae. "Nós queremos produzir materiais informativos e didáticos que possam orientar essas mulheres em questões como a precificação dos produtos, a busca por investimentos e como criar a sua própria empresa", explica a professora.
Heloísa Holanda | Edição: Lis Lemos