Iniciado processo de Consulta para sucessão da Reitoria da UFPB

02 de abril 2024
Categorias: Uncategorized

Foi instalada nesta segunda-feira (01), na sala de reuniões da Secretaria dos Órgãos Superiores da UFPB (SODS)  a Comissão Especial da Consulta Prévia junto à Comunidade Universitária, visando subsidiar a elaboração da lista tríplice para a escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da UFPB, conforme previsto na Resolução 02/2024, do Conselho Superior Universitário – Consuni.

Na reunião de instalação, foram eleitos o presidente vice-presidente da Comissão, sendo escolhidos por unanimidade o servidor docente Jailson José Gomes da Rocha (Cbiotec) e o servidor técnico-administrativo Ednaldo Alves Costa (Ndihr), respectivamente presidente e vice.

Na mesma reunião foi aprovado o calendário de atividades da Comissão, em complementação ao já previsto pela Resolução 02/2024, com o processamento das inscrições de chapas que seguem até esta quarta-feira (03), datas de reuniões ordinárias, julgamento de eventuais recursos, prazos para solicitação de voto em trânsito, debates entre as chapas, bem como as providências de infraestrutura e de ordem material para garantir a realização do pleito de forma segura.

A Comissão Especial da Consulta, tem entre suas competências previstas no Art. 5º:

1. Coordenar, organizar e supervisionar todas as etapas do processo de consulta prévia à Comunidade Universitária, de acordo com o calendário estabelecido no Anexo II desta resolução;
  2. Sortear o número da chapa será definido pela Comissão Especial, através de sorteio na presença de seus membros ou de seus representantes;

III. Fiscalizar a observância das normas estabelecidas no processo e, em caso de infringência, oferecer denúncia à Comissão de Ética que poderá deliberar sobre a impugnação de candidatura;

1. Elaborar o calendário dos debates;
  2. Analisar os relatórios das pesquisas de intenção de voto antes de sua divulgação;
  3. Acompanhar o processo de totalização dos votos.

VII. Organizar o mapa final com os resultados da Consulta Prévia à Comunidade Universitária e encaminhá-lo ao Conselho Universitário da UFPB para homologação, conforme legislação vigente.

VIII. Levar ao conhecimento do Gabinete da Reitoria, para as providências que se fizerem necessárias, os casos de dano ao patrimônio da Instituição oriundos de mau procedimento da propaganda pelas candidaturas postulantes.

1. Divulgar, na página da Comissão Especial, 72 (setenta e duas) horas após a homologação das candidaturas, a lista dos participantes (servidores docentes, discentes e servidores técnico-administrativos) aptos a votar na Consulta Prévia.
  2. Manter atualizadas, em página específica, no site da UFPB, as informações dos atos da Comissão Especial.
  3. Receber e encaminhar para veiculação os informativos das candidaturas para divulgação institucional, em conformidade com o art. 18.

A Comissão Especial foi constituída de acordo com o Art. e Portaria Nº 41, de 18 de março de 2024, com representação do Consuni, Consepe e das três entidades reprentativas de docentes, técnico-administrativos e discentes (ADUFPB, SINTESPB e DCE)

Os 03 (três) representantes do Consuni, com os seus respectivos suplentes, escolhidos pelos pare são:

1. a) Titular: Jailson José Gomes da Rocha
  2. b) Suplente: Ingrid Conceição Dantas Gonçalves
  3. c) Titular: Ednaldo Alves Costa
  4. d) Suplente: André Luiz Queiroga Reis
  5. e) Titular: George Rodrigo Beltrão da Cruz
  6. f) Suplente: Ulisses Carvalho da Silva

Os 03 (três) representantes do Consepe, com os seus respectivos suplentes, escolhidos pelos pares:

1. a) Titular: Amália Geiza Gama Pessoa
  2. b) Suplente: Rafael de Almeida Travassos
  3. c) Titular: Vilson Lacerda Brasileiro Júnior