Notícias
Campanha Junho Laranja: "Com fogo não se brinca"
O dia 6 de junho é marcado por uma importante luta da saúde: o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras.
A campanha de prevenção a queimaduras intitulada Junho Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), cuja tema de 2020 é “Com fogo não se brinca”, tem como foco o público infantil, que é vítima em aproximadamente 40% dos acidentes.
O Brasil, além de enfrentar os efeitos da pandemia da covid-19, também vê em seus sistemas de saúde público e privados, o aumento de pacientes com lesões de queimaduras em cerca de 25%.
Este dado, divulgado pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), tem a ver com pandemia, que com as recomendações de higienização no combate ao coronavírus, a Anvisa voltou a autorizar a comercialização do álcool 70%, que era restrita à população.
Apesar das recomendações sobre o uso do álcool 70% para higienizar das mãos para evitar o contágio por covid-19, é importante ressaltar que não estamos lidando com um produto “inocente”, pois se trata de um componente altamente inflamável e com as crianças por um período maior dentro de casa, o risco de acidentes aumenta. O perigo torna-se ainda maior porque a chama do álcool gel não é visível.
De acordo com a SBQ, um milhão de pessoas sofrem queimaduras no ano no Brasil, desse número 200 mil são por substancias inflamáveis, o que inclui o álcool, e 40% das vítimas são crianças de até 10 anos.
Como 80% desses acidentes acontecem dentro do ambiente familiar e o número de ocorrências pelo uso de álcool tende a aumentar com a quarentena, devemos evitar que as crianças tenham acesso ao álcool.
Para higienizar as mãos em casa, deve-se utilizar água e sabão, conforme preconiza o Ministério da Saúde e demais autoridades sanitárias. O uso de álcool em gel deve ser reservado para momentos em que a pessoa não tiver acesso a uma pia para higienização.
Em caso de queimaduras, a SBQ orienta a colocar um pano limpo e ir diretamente para um hospital para evitar a infecção e aprofundamento da lesão.
Para se ter uma casa protegida, além do álcool, devemos reforçar os cuidados com cabos de panela, manuseio de líquidos quentes, proteção de tomadas e ferro elétrico para evitar queimaduras térmicas, provocadas por exposição a fontes de calor, ou elétricas, provocadas por contato com correntes elétricas.
Não podemos esquecer também, que neste período junino, também deve-se ter cuidados com fogueiras e fogos de artifícios.
Para mais informações sobre prevenção de queimaduras, acesse a Cartilha de Prevenção da SBQ.