Notícias
Dia Mundial da Alimentação: 16 de outubro
Comemorado desde 1981, o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, é alusivo a data de criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.
Esse marco traz uma importante reflexão sobre a necessidade de uma alimentação saudável, acessível e de qualidade, chamada de "Segurança Alimentar e Nutricional".
Os eventos são organizados em mais de 150 países, tornando-se um dos dias mais celebrados no calendário da ONU. O objetivo dessa comemoração é de conscientizar a ação global para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos.
Segundo dados do relatório "O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2020" (State of Food Security and Nutrition - SOFI)", pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por outros fundos, cerca de 750 milhões pessoas foram expostas a níveis graves de insegurança alimentar em 2019.
Neste dia, além de falar sobre as ações mundiais relacionadas à promoção da alimentação segura a toda população, não se pode esquecer a má nutrição de pessoas com excesso de peso e do estilo de vida atual, que também é preocupante para a saúde como um todo. Temos que ser conscientes dos dois quadros nutricionais que a população se encontra e de como podemos intervir com estratégias nutricionais efetivas e políticas públicas mais assertivas.
Na análise do Programa Mundial de Alimentação a situação da insegurança alimentar aumentou com a pandemia de Covid-19 que, em 2020, fechou fronteiras, parou economias inteiras e deixou populações sem trabalho e sem renda. Três fatores foram determinantes para o aumento da fome: incremento dos conflitos no mundo; impacto das mudanças climáticas e a deterioração da situação econômica e social em alguns desses países.
Desde sua primeira comemoração, o Dia Mundial da Alimentação aborda temas diferentes a cada ano no intuito de potencializar a conscientização de pessoas de várias áreas e contextos, descentralizar investimentos e viabilizar o acesso de todos à alimentação saudável.
Neste ano, o tema é "Cresça, alimente, sustente. Juntos", onde lança um apelo à solidariedade global, dentro do cenário de pandemia de Covid-19, para ajudar as pessoas mais vulneráveis a se recuperar e tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis, fortes e resilientes.
Aqui no Brasil, o Guia Alimentar para a População Brasileira já trazia várias recomendações da campanha da FAO, justamente para que nós, brasileiros, tenhamos mais consciência da importância de todo o processo da cadeia alimentar. Por esse e por outros motivos, nosso Guia é respeitado e reconhecido mundialmente. Você já teve a oportunidade de lê-lo? Talvez agora seja uma ótima hora para refletir sobre isso e ler esse lindo material! É possível fazer seu download e ler quando quiser. Nunca é tarde para começar a refletir sobre a nossa alimentação!
Fonte: Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região - SP/MS; Site EcoDebate