Notícias
Pós em Civil e Ambiental tem primeira defesa de tese de doutorado
“Modelos robustos de previsão de vazão baseados em wavelets e redes neurais artificiais” é o título do trabalho de autoria da aluna Paula Karenina de Macedo Machado Freire e foi orientado pelo professor doutor Celso Augusto Guimarães Santos, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do CT e pesquisador PQ-1 do CNPq. Durante o curso, a doutoranda obteve o CRA (Coeficiente de Rendimento Acadêmico) igual a 9,90.
A defesa da tese ocorreu no último dia 26 de março e Paula Karenina também cursou no CT sua graduação em Engenharia Civil (2006–2011), além do outrora mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental (2010–2012), hoje mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.
Criado em 2002 como Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, o PPGECAM integra docentes de Engenharia Civil, Arquitetura e Geografia. Em 2013, ocorreu a aprovação do doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), inicialmente com concentração em Estruturas e Materiais mais Recursos Hídricos.
Mas em 2018, uma última reformulação conferiu ao Programa a concepção atual, com as áreas de Engenharia Urbana, Estruturas e Materiais, Recursos Hídricos e Saneamento, todas com mestrado e doutorado.
Dez laboratórios dão suporte às atividades do PPGECAM no desenvolvimento de teses e dissertações, além da bacia hidrográfica experimental do riacho Guaraíra, localizada no litoral sul da Paraíba e a 60 quilômetros de João Pessoa, onde também são monitoradas variáveis do ciclo hidrológico ligadas a estudo de questões de hidrologia de base.