Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Improvisação e corporeidade

Improvisação e corporeidade

publicado: 01/07/2023 11h44, última modificação: 03/07/2023 11h25

A proposta da oficina A improvisação desde as corporeidades afrodiaspóricas que jogam, dançam e lutam, a ser ministrada pela Profa. Ma. Gabriela S. Santana (UFPE), é dançar a partir do compartilhamento de caminhos criativos e improvisacionais para a introdução de princípios recorrentes em jogos afrodiaspóricos para expandir nosso repertório corporal, imagético e verbal sobre nossas formas de jogar, dançar e lutar. O objetivo é sensibilizar os participantes a mobilizarem dinâmicas e sentidos culturais, a partir do levantamento de intersubjetividades que envolvem corpos, memórias e territórios coletivos e pessoais no cruzamento com saberes de jogos como a Capoeira (BR) e a esgrima afrocolombiana (CO). Experimentaremos dinâmicas em dupla e coletivas para operar nas relações, investigando o paradoxo do brincar/lutar, acessando e reconhecendo estados corporais para expansão de nossa fala e nossa escuta coletiva.

A oficina será realizada em 12, 13 e 14 de julho de 2023, das 9h até 12h, na sala 15 do Abacatão - DAC/CCTA/UFPB, com inscrições efetuadas pelo SigEventos. As vagas serão prioritariamente destinadas a estudantes do curso de Licenciatura em Dança do DAC/CCTA/UFPB (vagas remanescentes poderão ser ocupadas por discentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Teatro do DAC/CCTA/UFPB).

Gabriela S. Santana é professora do Departamento de Artes da Universidade Federal de Pernambuco, atuante no curso de licenciatura em dança, possui mestrado em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e licenciatura e bacharelado em Dança pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Encontra-se em doutoramento no Programa de Artes Cênicas da UNIRIO, com bolsa sanduiche (estágio doutoral) no Programa de Estudos Artísticos da Faculdade de Artes (ASAB) da Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Sua pesquisa articula tradição, performatividade e improvisação desde os saberes marciais da Afrodiáspora, permeando relações com danças de matrizes afro-brasileiras. É capoeirista Angoleira (CECA/AJPP-BA) e aluna da Academia de Esgrima  de Machete y Bordón de Puerto Tejada (CO).