Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de extensão “Educação AntiLGBTfóbica”

Curso de extensão “Educação AntiLGBTfóbica”

publicado: 19/10/2022 15h37, última modificação: 19/10/2022 18h15

Todes/todas/todos somos diferentes – mas não somos desiguais! Com base nessa premissa, o grupo de pesquisa ARCOPODER: Artes do Corpo, Políticas e Poderes, - com apoio do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Comunicação, Turismo e Artes, da CODEINFO -Coordenação de Informação da Pró-Reitoria de Planejamento e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Paraíba, da GEDI - Gerência Executiva de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, do Grupo de Pesquisa GeoCorpo: Espaço, Corpo e Poder da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, do Grupo de Pesquisa DragSexi - Dramaturgia, Gênero, Sexualidade e Identidade da Universidade Regional do Cariri e da ONG Corações que se Ajudam, - promove o curso de extensão “Educação antiLGBTfóbica”, ligado ao projeto de extensão “LGBTQIAP+: Diferentes na escola” (Instagram: @diferentesnascola), contemplado no Edital PROBEX 2022-2023.

O curso tem como público-alvo estudantes dos cursos de licenciatura da UFPB e professores da rede pública de ensino.

O curso de extensão terá dez encontros mensais, presenciais e remotos, com duração de 3 (três horas), divididos em dois módulos:

• Modulo 1 – Dois encontros presenciais, em 26 de outubro e 30 de novembro, e um encontro remoto “roda de conversa”, em 14 de dezembro, perfazendo carga horária de 9 horas;

• Modulo 2 – Dois encontros em modo remoto e cinco em modo presencial, de janeiro a julho de 2023, com 21 horas de carga horária, no total de 30 horas de curso. O curso será certificado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFPB.

Neste dia 26 de outubro, das 14 horas às 17 horas, no NTU – Núcleo de Teatro Universitário/Teatro Lima Penante, receberemos os participantes inscritos e apresentaremos a equipe executiva. Trataremos do tema "O que é Gênero e Sexualidade? Breve histórico dos estudos em Gênero: Feminismo e LGBTs", com a mediação do Prof. Dr. Arthur Marques - DAC/CCTA/UFPB, apresentação de Beatriz Santiago, graduanda do curso de Licenciatura em Teatro, bolsista do projeto “LGBTQIAPN+:Diferentes na Escola” e pesquisadora do grupo Arcopoder/UFPB, e de Clarisse Mack, coordenadora da Casa Cris Nagô.

As inscrições estão abertas no portal SigEventos da UFPB, através do link https://sigeventos.ufpb.br/eventos/ . É necessário fazer um login e senha para acessar os cursos disponíveis e fazer a inscrição, conforme tutorial postado no perfil do Instagram @diferentesnaescola. As inscrições se encerram no dia 21 de outubro.

Esperamos que, juntos, possamos contribuir para o acesso e conhecimento desse público-alvo em questões que podem diminuir o preconceito e suas consequências, como os conflitos na comunidade escolar (pais-alunes-agentes escolares), bullying e evasão.

Participe e divulgue!

Para mais informações, entre em contato com Beatriz Santiago pelo WhatsApp (83) 99964-5606 ou pelo e-mail  .

Prof. Dr. Arthur Marques - Líder do Grupo de Pesquisa ARCOPODER/ Departamento de Artes Cênicas – CCTA-UFPB. . Instagram: @artmaralnet e @arco.poder.

E Equipe Executiva do projeto de extensão “LGBTQIAPN+: Diferentes na Escola” através do curso de extensão “Educação AntiLGBTfóbica”.

Programacao1.jpeg

Programacao2.jpeg