Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > O cheiro da lycra

O cheiro da lycra

publicado: 29/08/2023 15h28, última modificação: 31/08/2023 08h51

Em 15 de setembro, 19h, na sala 8 do DAC - bloco C do CCTA/UFPB, haverá a apresentação gratuita do espetáculo 'O CHEIRO DA LYCRA'.

A Cia. Alysson Amancio está em temporada nacional através do Prêmio FUNARTE Circulação e Difusão da Dança 2022. O grupo está apresentando o espetáculo 'O CHEIRO DA LYCRA' e o bailarino Alysson Amancio está ministrando a oficina 'Corpos de Enfrentamento' em dez cidades do país. O grupo já apresentou em Manaus, Natal, Fortaleza, Campina Grande e nesse mês de agosto, mas especificamente,  a companhia esteve apresentando o espetáculo em 12 de agosto no Instituto Caleidos em São Paulo/SP.

O ‘CHEIRO DA LYCRA’ é uma obra de dança contemporânea. A dramaturgia se faz a partir das memórias do intérprete-criador, seus enfrentamentos de assumir-se gay/bailarino/negro haja vista ter nascido “macho” no interior do Ceará onde as expectativas eram e ainda são, na maioria dos casos, marcadas por estereótipos de gênero. A constante e árdua luta de descolonializar-se da brancacisheteronormatividade. A obra teve um primeiro formato estreado no Museo del Chopo na Cidade do Mexico em fevereiro de 2020. E a composição ampliada foi desenvolvida através do Laboratório de Criação em Dança do Porto Iracema das Artes. 'O CHEIRO DA LYCRA' teve tutoria  do coreógrafo Fauller e colaboração dos artistas Luiz Renato e Kel Maia.

Sobre a oficina, a ação formativa é um desdobramento da tese de doutorado ' Danças de Enfrentamento', pesquisa desenvolvida por Alysson Amancio no PPGARTES na UERJ. Para Alysson os novos tempos que nos solicitam outros de modos de ser e estar no mundo. Corpos atentos, porosos, sensíveis, multifacetados e que estejam disponíveis para repensar as fronteiras coloniais sociais que muitas vezes estão impregnadas não só nas nossas peles, mas também nas nossas danças.  Romper as fronteiras do mover/pensar também são micropolíticas de enfrentamento.  A oficina 'Corpos de Enfrentamento’ é a busca uma experiência descolonizadora, o processo prever experimentos de educação somática, dança contemporânea, improvisação, o diálogo entre corpo e visualidade em processos criativos na perspectiva de proporcionar aos participantes uma ampliação de seu repertório artístico e seu processo de criação.

A oficina gratuita 'Corpos de Enfrentamento’, que é reservada somente para discentes matriculados na disciplina Danças Populares: elementos técnicos e potencialidade criativa, do 4o período do curso de Licenciatura em Dança (20 vagas), acontecerá em 15 de setembro de 2023, das 09:30h até 11:30h, na sala 13 do DAC/CCTA/UFPB.

DAC1.jpeg