Sobre a região do Litoral Norte e João Pessoa
O município de Rio Tinto, que fica a menos de uma hora da capital João Pessoa, teve seu desenvolvimento histórico iniciado com a instalação da fábrica de tecidos de propriedade dos irmãos alemães Artur, Frederico e Alberto Lundgren. A família Lundgren chegou a possuir o maior parque têxtil-fabril da América do Sul nas décadas de 50 e 60.
COPYRIGHT(C) ALEXANDREND@GMAIL.COM
Ao conquistar sua independência política, em 6 de dezembro de 1956, Rio Tinto já dispunha de mais de 3.600 casas e de um parque fabril que empregava diretamente 8 mil pessoas, operando em toda a sua plenitude. A fábrica de tecidos foi concluída em 1924. Hoje, muitas das edificações da fábrica estão sendo usada como salas de aula e laboratórios do CCAE/UFPB, enquanto as novas instalações estão sendo construídas.
COPYRIGHT(C)ALEXANDREND@GMAIL.COM
Rio Tinto tem limites com o Oceano Atlântico e com os municípios de Marcação, Baía da Traição, Mataraca, Mamanguape, Capim, Santa Rita e Lucena. Atualmente, Rio Tinto detém as praias de Barra de Mamanguape e Praia de Campina. Por causa de sua estratégica localização norte-litorânea, encontra-se em seu território a Área de Proteção Ambiental da Barra do Mamanguape, com 22.564 hectares de matas, mangues, rios e restingas. Cerca de 75% de toda a área municipal de Rio Tinto é protegido por reservas florestais. A fim de preservar relíquias da biodiversidade litorânea, o Governo Federal mantém há anos, em Rio Tinto, a Reserva Biológica das Guaribas, destinada à proteger amostras representativas do ecossistema da Mata Atlântica do Nordeste e conciliar sua utilização para fins de educação e pesquisa científica [ Fonte ].
Em João Pessoa localiza-se o Extremo Oriental das Américas, o que faz desta cidade o lugar onde o sol nasce primeiro. São 25km de praias urbanas totalmente despoluídas, propícias a um delicioso banho em um mar de águas tranquilas, com uma temperatura média anual de 28ºC. Para visualizar fotos de João Pessoa, clique aqui.
O acesso para quem vem à João Pessoa por via terrestre é facilmente realizado pelas BR 230 e 101, provenientes do Sul, Norte e Oeste. A Paraíba está ligada a todos os estados brasileiros pelas BR 101, 104, e 230, todas em perfeito estado de conservação. A BR 101 liga diretamente o estado da Paraíba ao norte com o Rio Grande do Norte e Ceará, ao sul, com o Estado de Pernambuco, descendo até o Rio Grande do Sul. A BR 104, liga o Cariri e o Sertão aos Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. A BR 230 também conhecida como a Transamazônica, inicia-se no município de Cabedelo, praticamente no pátio do Porto e corta todo o Estado de leste a oeste, estando praticamente duplicada no trecho de João Pessoa à cidade de Campina Grande.
O Aeroporto Presidente Castro Pinto está localizado na região metropolitana de João Pessoa, a 25 km das praias (região turística) e a 15 Km da área central. O acesso do aeroporto até o Centro da cidade e a zona turística é todo feito em moderna via com toda infra-estrutura de postos de combustível, lojas de conveniências, Polícia Rodoviária Federal, telefones públicos, serviços de guincho, etc. A GOL e a TAM têm voos regulares chegando de todos os pontos do país.
O Terminal Rodoviário Severino Camelo está localizado na região central da cidade, a aproximadamente 13 Km da orla e recebe diariamente ônibus das demais capitais e principais cidades de todas as regiões brasileiras.
A cidade de João Pessoa possui uma gastronomia rica e diversificada, cujos pratos à base de peixes, crustáceos e frutos do mar, são o destaque. A carne de sol, servida com macaxeira frita ou cozida, a paçoca, tapioca e o pirão de queijo, assim como a buchada e o bode assado, são encontrados em diversos restaurantes típicos e regionais da cidade. A casquinha ou o ensopado de caranguejo e o próprio crustáceo cozinhado ao molho de coco com muita verdura e servido com pirão, são a grande pedida dos restaurantes e bares da orla da cidae de João Pessoa, além daqueles localizados na área metropolitana como as praias de Intermares, Poço, Camboinha e Areia Dourada, no município de Cabedelo.
João Pessoa dispõe de grandes centros convencionais de compras como Manaíra Shopping com mais de 260 lojas e uma diversificada praça de alimentação, Tambiá Shopping com mais de 100 lojas, MAG Shopping com mais de 40 lojas, além dos Shoppings Sul e SEBRAE com lojas de fábricas e o Mercado de Artesenato com produtos típicos regionais manufaturados na própria região.