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Perfil Profissional

por DE publicado 28/08/2019 22h55, última modificação 28/08/2019 22h55

Perfil Profissional

O curso de Graduação em Estatística tem a finalidade de formar profissionais que sejam aptos a atuar com eficiência no mercado de trabalho visando atender a demanda por conhecimento estatístico em diversos órgãos públicos e empresas privadas, agindo no sentido de atender as necessidades do mercado em trabalhos de estatística aplicada, em pesquisa científica na área de estatística, bem como no ensino de disciplinas de estatística para graduação, pós-graduação e no ensino fundamental e médio.

Atualmente, a exploração de bases de dados requer um profissional capaz de extrair informações através do uso de técnicas estatísticas. As Diretrizes (MEC/SESu/CEEMAE, 1999) reconhecem a existência de três perfis de para o profissional de estatística:

Estatístico-Pesquisador:
que se ocupará das atividades de pesquisa em estatística em universidades e centros de pesquisa. Sua formação só se completará com cursos de pós-graduação para os quais deve estar preparado ao fim da graduação.
Estatístico-Educador:
dedicar-se-á à disseminação do conhecimento estatístico em diferentes organizações sociais, mas de forma especial nas escolas de ensino médio. Capacidade de produção de literatura instrucional. Sua formação guardará semelhanças com as diferentes licenciaturas, em particular com a de Matemática.
Estatístico Aplicado:
profissional capacitado a formular e resolver problemas que envolvem a coleta, e sistematização e análise de dados. Este perfil abriga uma grande variedade de formações possíveis.

 

As responsabilidades e atribuições do estatístico estão redigidas pela Lei no 4.739, de 15 de julho de 1965, que criou a profissão, e pelo Decreto no 62.497, que regulamentou o seu exercício profissional. A formação acadêmica do estatístico está fundamentada em conhecimentos de Matemática, Cálculo e Teoria das Probabilidades, Computação, Métodos e Técnicas de Análise Estatística, permitindo que o mesmo desenvolva aptidões para solucionar problemas através da busca de evidências quantitativas sobre determinados fenômenos. Para isso é preciso:

  • Construir uma sólida base de conhecimentos em matemática;
  • Incorporar habilidades computacionais;
  • Desenvolver uma boa comunicação oral e escrita;
  • Estar aberto ao aprendizado de novas técnicas e métodos de trabalho;
  • Aprender a trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento.