Programas de Disciplinas ("Ementas")
O Departamento de Estatística fornece, para simples consulta ou para seus devidos fins de direito, os programas das disciplinas, por ele ofertadas, a alunos ativos e egressos, tanto do curso de graduação em Estatística, como dos mais diversos cursos de graduação que têm conteúdos programáticos de Estatística em sua grade curricular. Os programas, também conhecidos como "ementas", podem ser solicitados por meio da Secretaria de Departamento, no horário de atendimento ao público, presencial e remotamente.
Todavia, considerando as recentes normativas associadas à Lei nº 13.709/2019, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), e ao Decreto nº 10.278/2020, que define regras para garantir que a documentação digital tenha o mesmo valor do seu correspondente em papel, a Secretaria do Departamento vem buscando instruir os discentes a proteger suas informações escolares e a agilizar o acesso e a confecção de seus próprios documentos digitais, confiáveis e autenticados eletronicamente diretamente pelo SIGAA.
O SIGAA exige, desde então, em conformidade com o Art. 30, §5º, da Resolução nº 29/2020 regulamentadora da Graduação da UFPB, que o docente lance o programa da disciplina no sistema, de modo a que ele seja apresentado aos alunos matriculados já no(s) primeiro(s) dia(s) do semestre letivo, assim como também o "Plano de Curso" de cada turma da disciplina ofertada.
Para esses casos, em vigor desde meados de 2019-2020, o passo-a-passo recomendado para obter os programas é o seguinte. Dê preferência ao uso de um navegador web no modo "Para computador":
1) Acesse o SIGAA com as suas credenciais (login e senha)
2) Se houver, ou houve, mais de um vínculo com a UFPB, selecione o vínculo desejado (no qual cursou a disciplina)
Figura 1 — Tela inicial de vínculos encontrados no SIGAA versão 23.8.8 - UFPB (2023)
2.1) Se o vínculo estiver inativo, ele estará listado à parte, na opção "+ Vínculos Inativos" (Fig. 1), ou no menu superior, através do botão "Trocar vínculo" (Fig. 2)
Figura 2 — Tela do módulo principal do Portal do Discente no SIGAA versão 23.8.8 - UFPB (2023)
3) Na tela central, onde costumam ficar localizadas as turmas atuais, clicar em "Ver turmas anteriores" (Fig. 2)
4) Clicar na seta azul correspondente à turma desejada e "Acessar Turma Virtual" (Fig. 3)
Figura 3 — Tela do submenu "Todas as Turmas" do Portal do Discente do SIGAA versão 23.8.8 - UFPB (2023)
5) No menu lateral esquerdo "Menu Turma Virtual", ir ao submenu "Turma" > "Plano de Curso" (Fig. 4)
6) Deverá surgir na tela central o Plano de Curso com a seguinte mensagem: "Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma."
7) Arraste para baixo e clique em "Versão para impressão" (Fig. 4)
Figura 4 — Tela de visualização de Plano Curso da disciplina "Cálculo das Probabilidades e Estatística I" em uma Turma Virtual do SIGAA versão 23.8.8 - UFPB (2023)
8) Pronto! Esta versão para impressão já constará autenticada eletronicamente pelo próprio SIGAA. Arraste para baixo e clique em "Imprimir"
9) Escolha sua impressora, mas dê preferência a salvar o arquivo em PDF, de modo a reduzir o consumo de papel. Ao fazê-lo, guarde o arquivo em uma pasta segura
10) O documento digital gerado é único, pessoal e intransferível e pode ter sua autenticidade verificada. Caso precise de uma nova via, resgate o arquivo salvo ou refaça as etapas acima.
Os programas de disciplinas podem sofrer modificações de acordo com cada turma ou com cada docente a ela designado e, portanto, para evitar equívocos nos dados gerados ou falhas processuais, advertimos o uso deste tutorial com zelo e cautela.
O SIGAA, por se tratar de um sistema que conta com uma versão pública dos Componentes Curriculares, em paralelo à versão interna de usuário, disponibiliza os dados gerais da ementa, do conteúdo programático e das bibliografias de quase todos os outros Planos de Curso de turmas. Entretanto, nem todos eles são autenticáveis. É somente com as turmas cujo usuário tenha se matriculado e consolidado sua carga horária, que a versão autenticada eletronicamente pode ser corretamente emitida. Para evitar transtornos nos eventuais processos aos quais seja anexada qualquer documentação digitalizada, alertamos que não façam upload de documentos que possuam informações ilegíveis e que inviabilizem a conferência da originalidade da autenticação eletrônica.
Para os casos em que o discente precise de outro tipo de autenticação (mecânica, notarial ou internacional), tenha sido aluno de uma turma antiga, ou perceba alguma inconsistência de dados do sistema, o procedimento segue o padrão de atendimento convencional, por meio da Secretaria.
A Secretaria do Departamento fica à disposição para sanar quaisquer dúvidas relativas a esse e outros assuntos. Para ajustes, sugestões e reclamações, sintam-se à vontade para entrar em contato conosco.
Perguntas frequentes (FAQ)
- Qual ementa eu ainda preciso pedir à Secretaria do Departamento?
R: A "ementa" ou o programa da disciplina para as turmas consolidadas recentemente, sobretudo as de 2019-2020 para cá, não precisa mais ser pedida à Secretaria, pois já deve constar disponível no SIGAA individual de cada usuário. Apenas os casos omissos ou referentes a situações anteriores e específicas continuarão sendo tratados junto à Secretaria, preferencialmente através de solicitação via e-mail.
- E se na minha disciplina conste o código e o docente corretos, mas não tenha o Plano de Curso com o conteúdo programático completamente preenchido?
R: Nesse caso, será necessário entrar em contato com a Secretaria do Departamento por e-mail, descrevendo a situação e enviando em anexo o histórico acadêmico do curso no qual a disciplina foi cursada, isto é, histórico em que conste originalmente a nota e o status de "APROVADO".
- O programa de disciplina tem validade?
R: O documento digitalizado do programa não tem uma validade em si, podendo servir a seus devidos fins de direito por quanto tempo lhe seja de interesse do portador. Contudo, para os casos em que ele vá ser usado para aproveitamento de disciplina dentro da UFPB, a nova Resolução da Graduação só reconhece os que tenham sido cursados nos último 8 (oito) anos. Para saber mais sobre a validade do documento em outras IES, procure orientações com as suas respectivas Coordenações de Curso.
- Já terminei meu curso há um certo tempo, ainda consigo acessar?
R: Os alunos egressos, mesmo com apenas vínculo(s) inativo(s), possuem login e senha de acesso ao SIGAA para consultar e emitir os Planos de Curso, em que constam os programas das disciplinas de suas turmas consolidadas. Embora a versão digital completa se trate de uma exigência institucional do SIGAA desde meados de 2019-2020, é muito provável que o programa integral não tenha sido lançado pelo docente da turma de muito tempo atrás, nem seja emitido a contento para turmas anteriores a esse período de 2019-2020. Assim, é possível acessar, mas a versão autenticada eletronicamente pode não estar completa.
- Sou egresso e não lembro mais o login e a senha para entrar no SIGAA. Como faço?
R: Para recuperar o acesso, consulte o suporte técnico de Recuperação de Cadastro de Usuários, diretamente pelo portal do SIGAA.
- Recuperei meu acesso antigo, mas mesmo assim não consigo finalizar as etapas do tutorial. Como devo proceder?
R: Sua situação pode se enquadrar como específica ou como caso omisso. Entre em contato com a Secretaria do Departamento por e-mail, descrevendo sua necessidade, informando eventuais mensagens de erro e apresentando sua solicitação específica.