Notícias
A arte de ser sempre um/a novo/a-outro/a professor/a!
Dia 15 de outubro – Dia do/a professor/a
Na docência trabalhamos com a humanidade dos outros, [...], e nunca seremos capazes de o fazer se não nos dedicarmos também a cultivar a nossa própria humanidade. Nós somos como ensinamos e ensinamos aquilo que somos.
Antônio Nóvoa, 2021.
Celebrar o dia do/a professor/a é sempre bom e importante, mas só é verdadeiramente fecundo se for expressão Viva do ato de cuidar da humanidade dos outros e cultivar a nossa própria humanidade, cuja essência foi bem delineada por Nóvoa (2021).
Hoje, dia 15 de outubro, queremos manifestar a nossa gratidão a todos os/as professores/as, atuais e ex-professores/as do DED, e, ao mesmo tempo, a nossa solicitude por uma educação cada vez mais à serviço das necessidades da humanidade de modo a tornar à docência cada vez mais humana. Por isso é tão importante que essa data, assim como todos os dias, seja sempre um processo de re-nascimento, autodescoberta/autoconstrução pessoal e profissional.
Que esta data, 15 de outubro, ajude-nos a refletir sobre a importância da docência na construção de uma nova página na história da humanidade. Mas não há possibilidades de tempos novos sem esse processo de re-nascimento, autodescoberta/autoconstrução pessoal e profissional (docente). Assim, sejamos sempre novos/outros/as professores/as!
Parabéns!
Referências:
NÓVOA, António. Conversas pedagógicas: formar (-se) para a docência nas licenciaturas. In: ARAÚJO, O. H. A.; MEDEIROS, E. A. de; FORTUNATO, I. (org.). Nossa Arte é a DOCÊNCIA. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2021. p. 89-91.