Alexandre Magno e Silva Ferreira
Alexandre Magno é Doutor em Trombone Performance and Pedagogy pela University of Kentucky School of Music em Lexington, KY, USA, Mestre em Bass Trombone Perfomance pela University of Iowa em Iowa City, Iowa, USA concluído em 1999 e Bacharel em Trombone Baixo pela Universidade Federal da Paraíba concluído em 1992.
Durante sua graduação foi orientado pelos professor Mestre, Sandoval Moreno de Oliveira e posteriormente Dr. Radegundis Feitosa Nunes, no mestrado pelo Dr. David Gier e no Doutorado por Dr. Skip Gray.
Como instrumentista tem atuado em recitais em Recife, Goiânia, Londrina, Rio de Janeiro, Natal, Manaus, Mato Grosso e Estados Unidos e experiência em Big Bands. Fundou, dirigiu e foi trombonista baixo da “Banda Pequi,” durante os anos de 2000 até Junho de 2008. De Agosto de 2008 a 2011 Alexandre foi trombonista baixo da University of Kentucky Jazz Ensemble onde acompanhou vários solistas como o Trompetista Vinci DiMartino, Trombonista Michael Davis, Pianista Ellen Howen, gravou CD com o saxofonista Bob Mintzer. Além de concertos locais, a UKJE, realizou turnê na Europa para tocar nos festivais de Montreaux, Beaujaulais, e North Sea Festival em 2011. Alexandre foi membro do “LexFour Quartet” um quarteto de trombones formado por professores da University of Eastern Kentucky (Ken Hadix), Georgia State University (William Man) and University of Kentucky (Brad Kerns). Atualmente, Alexandre é membro do Sexteto BRASSI'l um quinteto de metais e percussão com mais de 35 anos de atuação nacional e internacional e Camerata Shofar um Sexteto de trombones além de diretor musical da Rubacão Jazz a big band da UFPB.
Como professor, trabalhou em regime temporário no Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife de 1995 a 1996. Foi professor do XXI Festival de Inverno de Londrina, PR em 2001, ministrou seminários sobre performance no “GET” Grupo de Estudos em Trombone de Recife, PE (2007, 2008 e 2009), tem sido coordenador pedagógico dos VI e VII “Dia T” encontro Internacional de Trombones do Recife. Em Abril de 2014, ministrou palestras sobre performance para instrumentos de metal na Universidade da Grande Dourados (UFGD) e tem sido coordenador pedagógico das oficinas do Festival de Dourados. Foi professor de trombone da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás entre os anos de 2000 a 2008 e durante os anos de 2008 a 2010, ensinou a classe entitulada “Trombone Methods” e para alunos do curso superior em trombone da Escola de Música da University of Kentucky nos Estados Unidos. Atualmente, Alexandre é professor de trombone do departamento de música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e diretor musical da Rubacão Jazz, a Big Band da UFPB.
Durante seu doutorado Alexandre pesquisou sobre Distonia Focal de Tarefa Específica de Embocadura, uma desordem neurológica de movimento que afeta músicos de metais no Brasil. Desde 2012 quando retornou ao Brasil, participa de palestras explicativas sobre este problema em cidades como João Pessoa, Natal, Recife, e Manaus e promove retreinamento pedagógico (baseado em seus próprias experiências, dois retreinamentos nos EUA ocorridos entre 2008 e 2011 e experiências adquiridas com a leitura de artigos, teses, dissertações e experiências de músicos que passaram pelo mesmo problema) a músicos diagnosticados com esta desordem na tentativa de amenizar e fazer o músico retornar as suas atividades profissionais. Alexandre é coordenador do grupo de pesquisa em performance e pedagogia de trombones.
E-mail: amfe223@g.uky.edu basstrombone@uol.com.br