Notícias
Curso de Terapia Ocupacional da UFPB recebe nota máxima em avaliação do MEC
O curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), oferecido há sete anos no campus I, em João Pessoa, recebeu nota máxima (Conceito 5) em avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.
Esse reconhecimento foi obtido após visita técnica realizada por integrantes do órgão, nos dias 23 e 24 de abril, acompanhados pela professora Ângela Cristina Dornelas, coordenadora do curso. Nesse período, foram avaliados a organização didático-pedagógica, as instalações físicas e o corpo docente e técnico-administrativo da graduação.
De acordo com o técnico em assuntos educacionais Jociano Coelho, que integra a equipe de coordenação do curso, o bom resultado alcançado é a concretização e o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido desde a implantação da graduação. “A avaliação positiva da Capes fortalece o curso, legitima a formação que oferecemos perante o mercado de trabalho e comprova a seriedade e o compromisso da instituição no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Isso nos estimula a manter essa excelência e a perfeiçoar cada vez mais o serviço prestado”, atesta o servidor.
Segundo Coelho, nos últimos anos, houve avanços no processo de formação continuada dos professores, no acervo da biblioteca, no acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem, a implantação de autoavaliação interna e mais incentivo à pesquisa e à extensão, entre outras melhorias.
O curso
O curso de Terapia Ocupacional da UFPB, criado através da Resolução Consepe nº 45/2009 e reconhecido pela Portaria n° 346, de 3 de junho de 2014, do Ministério da Educação, tem carga horária total de 3.450 horas e integralização mínima em oito semestres e máxima em doze.
Operacionalizado nos turnos da manhã e da tarde, oferece 30 vagas por semestre e possui, hoje, 167 alunos matriculados. Desde o ingresso até a conclusão, cada discente tem orientação acadêmica de um professor-tutor, conforme previsto em regulamentação da UFPB e por determinação específica do colegiado do curso.
Anteriormente, o curso tinha Conceito 4 pela Capes, resultado de avaliação realizada em fevereiro de 2014 pelo MEC.