Iniciação Científica
FINALIDADE:
A Iniciação Científica (IC) permite que estudantes de graduação do ensino superior tenham os primeiros contatos com atividades científica desenvolvidas em laboratórios de pesquisa, orientados por pesquisadores qualificados. O principal objetivo da IC é despertar a vocação científica e incentivar jovens talentos. O Programa de Iniciação Científica vem contribuindo de forma significativo com a formação de recursos humanos altamente qualificados em diferentes linhas de pesquisa desenvolvidas no Departamento de Química da UFPB (DQ-UFPB).
Os estudantes dos curso de Licenciatura em Química (Lic.) e Bacharelado em Química (Bach.) podem participar de uma das diferentes modalidades do Programa Institucional de Iniciação Científica da UFPB: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO - PIBITI/CNPq/UFPB,
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO – PIVITI/UFPB, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC/CNPq/UFPB, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS AÇÕES AFIRMATIVAS -PIBIC-AF/CNPq ou PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIVIC/UFPB. Nos programas PIVIC e PIVITI os estudantes participam como voluntários e, portanto, não há pagamento de bolsa, porém possuem direitos e deveres iguais aos estudantes bolsistas, incluindo o financiamento para participação em eventos científicos nacionais. Atualmente, o Departamento de Química é um dos que apresentam maior número de docentes contemplados com vagas para Programas de Iniciação Científica, sendo mais de 100 quotas disponíveis.
PROCESSO SELETIVO E DURAÇÃO:
No processo seletivo, aberto por meio de edital específico, o docente/pesquisador submeterá projetos de pesquisa para um ou mais Programas de Iniciação supracitados. Após a aprovação dos projetos, o pesquisador selecionará, por critérios próprios, estudantes para desenvolverem os projetos. Os estudantes selecionados devem preencher os requisitos mínimos estabelecidos no edital. Atualmente, o prazo para desenvolvimento dos projeto é de 12 meses.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Acompanhar editais, resultados e outras notícias em: INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PROPESQ.