Sobre o Projeto
A ideia do projeto “Educação Financeira para toda a Vida” começou a se configurar a partir de um curso de especialização em Finanças Empresariais em 2008, onde foi observado em vários momentos, junto aos alunos, o total despreparo para controlar suas despesas.
Ao longo dos anos, o Professor Dr. Wenner Glaucio Lopes Lucena, sentiu vontade de criar um projeto que contribuísse com a sociedade e fizesse com que as pessoas conhecessem, um pouco mais, como administrar seu próprio dinheiro. Surgindo assim a necessidade de escrever um artigo na área e principalmente porque este curso de especialização culminava no final com uma monografia. Com isso, foi conhecida a Teoria dos Prospectos, que trata das finanças comportamentais, ou seja, o comportamento psicológico das pessoas influi no processo de decisão financeira dos seres humanos.
Em seu âmbito familiar o Professor Dr. Wenner Glaucio Lopes Lucena teve a necessidade de incentivar e preparar suas filhas para que elas aprendessem em casa a ter uma Educação Financeira. Então, em meados de 2011, o mesmo teve a ideia de criar um cofrinho com caixa de leite longa vida no intuito de “entreter” suas filhas nas férias. A mais velha já poupava para que sempre no dia das crianças pudesse comprar seu presente. Parecia que as coisas se encaminhavam para criar o projeto.
Foram desenvolvidas pesquisas na internet e foi descoberto um programa desenvolvido pelo governo que trata de uma Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) em que está sendo implantado nas escolas públicas do Brasil. Após visitas em alguns sítios, leituras de dissertações e artigos, o projeto foi elaborado.
Em 30 de março de 2012 o projeto foi submetido ao Programa de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Cabe ressaltar que, antes da submissão, foi obtido o aval da Coordenação e do Departamento do curso de Ciências Contábeis.
Como o projeto é aplicado à educação financeira infantil, uma visita foi feita a Escola de Educação Básica (antiga Creche) da UFPB e eles aceitaram a ideia. Então, no ano de 2012, foi desenvolvido este projeto com as crianças do 1º ano ao 5º ano.