O EFOPLI, através do projeto ‘Saber Conectado: promovendo o letramento do professor de língua inglesa’, tem trabalhado o letramento digital docente a partir da oferta de várias ações. Entre elas, estão os cursos híbridos (que têm encontros presenciais e a distância), que oferecem a oportunidade aos professores atendidos e aos colaboradores (alunos de Letras) do EFOPLI de desenvolverem atividades e gerenciarem processos de aprendizagem online.
Em junho, a equipe EFOPLI teve a oportunidade de participar de uma oficina ministrada pela professora Rafaela Sousa, na qual foram apresentadas as funcionalidades da plataforma atualmente utilizada na oferta de atividades a distância. A professora, que coordena o projeto ‘Saber Conectado’, explica que plataformas de gerenciamento de aprendizagem (Learning Management Platforms), tais como o Google Classroom ou Edmodo, podem ser utilizadas em aulas a distância ou em conjunto com aulas presenciais, facilitando o compartilhamento de material, a comunicação e a colaboração entre colegas de turma e o professor.
O aluno de Letras – Inglês, Heitor Teixeira, relatou que “em nossa última oficina, vimos a eficiência que o meio digital pode ter para a nossa metodologia profissional; comunicação eficaz foi o termo chave do nosso encontro”. Ruth Teixeira, também aluna de Letras – Inglês, complementou que “a oficina foi bem esclarecedora e vimos quão fácil é utilizar tais ferramentas”.
O EFOPLI, além do uso de plataforma online, tem mantido vários canais de comunicação com os professores, por meio das redes sociais como Instagram e Facebook, com a finalidade de divulgar oportunidades, informações e material com um grupo cada vez maior de professores da Paraíba.