Programa EFOPLI anuncia a 9ª edição do EPPI – Encontro Paraibano de Professores de Inglês

quinta-feira, 4 de julho de 2024
Categorias: 9th EPPIEPPI

O programa de extensão EFOPLI (Espaços para a Formação de Professores de Língua Inglesa), em parceria com o InELC (Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais) e a ACI (Agência UFPB de Cooperação Internacional), promove a nona edição do EPPI – Encontro Paraibano de Professores de Inglês, nos dias 16 e 17 de agosto de 2024, no Campus I da UFPB, em João Pessoa.

O EPPI é um evento anual que sempre contou com dois diferenciais significativos em relação a outros eventos acadêmicos: o fato de ser gratuito para todos seus participantes e o fato da programação incluir palestrantes de todos os setores da educação, sejam escolas públicas, particulares, cursos livres, assim como instituições de ensino superior, todos voltados a debater o fazer docente em sala de aula, privilegiando interações sobre aspectos que integram teoria e prática, fomentando a articulação entre a universidade e a escola.

Neste ano, o EPPI será vinculado à 4ª Conferência de Professores de Inglês do Município de João Pessoa, realizada em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa. Os eventos contam ainda com o apoio da Rede Andifes – Idiomas sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Educação e do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (PRIMA) do Governo do Estado da Paraíba.

Esses eventos visam criar espaços qualificados de interlocução entre professores de Língua Inglesa do estado da Paraíba, oportunizando o protagonismo docente na construção de desenvolvimento profissional e na busca por alternativas viáveis e significativas de educação linguística, em Língua Inglesa, junto a discentes da rede básica de educação do estado da Paraíba.

Na programação estão previstas duas Plenárias e uma Mesa Redonda. A plenária de abertura, que acontece no dia 16 de agosto, a partir das 19h, será conduzida pela Prof. Dra. Elaine Maria Santos (UFS) e discutirá a relação entre internacionalização e educação básica. Já a Plenária Final, que acontecerá no dia 17 de agosto a partir das 15h30m, tematizará a interculturalidade crítica nos livros didáticos em contexto brasileiro e será conduzida pela Prof. Dra. Carla Richter (IFPE). A Mesa Redonda, por sua vez, debaterá experiências a partir de diferentes contextos educacionais com as diversidades e contará com a participação das professoras Maria Ellem Maciel (PMJP / UCoimbra), Beatriz Albuquerque (IFPB / UFPB) e Daniela Nóbrega (UEPB).

Além disso, o evento apresenta um conjunto de oficinas, ministradas por professores convidados que atuam em diferentes contextos, cujas temáticas se relacionam com ferramentas digitais, design gráfico em contexto educacional, ensino de inglês para crianças, teoria das forças de caráter na educação, preparação de material didático e literatura decolonial, sempre tendo as práticas didático-metodológicas como pano de fundo das atividades.

Uma novidade na programação deste ano é a promoção de Teachers’ Rooms, que se caracterizam por ambientes acolhedores mediados por professores especialistas e com ampla experiência em formação docente. Nesses momentos, os participantes serão guiados a estabelecerem discussões construtivas de partilha de experiências e de construção de possibilidades para o trabalho docente.

A programação completa, bem como informações sobre inscrições, que estão abertas até o dia 07 de agosto, pode ser conferida no site www.eppi.com.br.

Maiores informações podem ser obtidas nas redes sociais do projeto, como Instagram (@efopliufpb) e Facebook (/efopli).

Notícias Relacionadas

Imagem decorativa do site
Pular para o conteúdo